10 tipos de promoções para aumentar as vendas da sua loja de roupas!

Por Miriam Barros

Todo varejista deseja que seu estabelecimento cresça. Crescer, em outras palavras, muitas vezes significa vender mais, expandir a loja e tornar seu negócio mais competitivo, inclusive no mercado de roupas, um segmento bem desafiador.

Ao otimizar o fluxo de vendas, crescerá também o capital da empresa, que, consequentemente, abre espaço para investimentos que vão fazê-la evoluir cada vez mais.

Porém, é fato: existem milhares de varejistas apostando suas fichas em seus negócios no país e se destacar entre eles é um trabalho árduo, contínuo e dinâmico.

A concorrência é grande e o seu crescimento é constante. Por isso, nada de se assustar com a quantidade de "rivais'' ao seu redor. Pois, para um bom varejista, esse é um problema contornável.

Isso porque o empreendedor sabe que para se destacar diante desse mar comercial, repleto de concorrentes, o trabalho tem que partir de dentro da sua empresa, até mesmo antes de começarem as vendas.

Assim, a equipe comercial possuirá um norte para o sucesso, metas estabelecidas e indicadores para avaliar as estratégias implementadas.

Dito isso, é preciso trabalhar e construir a imagem do negócio, processo este ininterrupto, caso contrário, seu negócio falhará em garantir a melhor experiência para aquele que você mais deseja satisfazer: o seu cliente!

E pode ter certeza: cliente contente compra mais e volta no dia seguinte para levar o que esqueceu no dia anterior, além de se tornar um grande propagador da marca.

Vale pontuar que o processo de venda é complexo, envolve muitas variáveis: época do ano, público-alvo, crise econômica, mudanças no hábito de consumo e por aí vai.

Por isso, uma loja de roupas precisa ter cartas na manga para lidar com as situações já previstas e gerenciar as que aparecem de surpresa.

Além disso, além do lucro, é preciso pensar em outra série de fatores para a sua loja de roupas. 

Um exemplo: talvez suas vendas estejam indo de vento em popa e você queira investir em sua presença digital, para ocupar outro espaço e crescer ainda mais.

Talvez você queira fidelizar clientes, para que o retorno deles seja mais frequente, ou eventualmente, você queira queimar estoque que está parado desde a estação anterior.

São muitas vertentes que você pode querer seguir, e para cada uma delas existem ações ideais.

Nesta publicação, vamos focar em estratégias de vendas para sua loja de roupas. Siga a leitura para ter mais chances de ser bem-sucedido no comércio virtual!

Panorama do mercado de roupas no e-commerce

Antes de começarmos a pensar nas ações, é interessante observar que o e-commerce de moda (roupas e acessórios) passa por um momento de expansão, e, com certeza, você pode aproveitar esse momento para crescer mais.

De antemão, esse foi um dos nichos que mais cresceu dentro do recente boom do e-commerce, alcançando a marca de sétimo lugar nas vendas online.

Um relatório recente mostra que, até o começo de 2021, as lojas virtuais de moda, acessórios e vestuário tiveram os seguintes resultados:

  • 1,51 bilhão de novos acessos nas lojas virtuais do segmento;
  • Crescimento de 52% em relação a 2020;
  • Projeção de crescimento de 36,6% para os índices de 2021.

Entre julho de 2020 e julho de 2021, tivemos o surgimento de mais de 288 mil novas lojas no país.

Esses números reforçam a oportunidade mercadológica de se investir em uma loja online de roupas, mas também aponta a necessidade de diferenciação para o crescimento, por meio, por exemplo, de ações criativas e promoções. 

Afinal de contas, o e-commerce atrai mais e mais novos empreendedores a cada dia, o que o torna um mercado extremamente competitivo.

Promoções no calendário comercial

Sem dúvidas, as datas sazonais estão entre os momentos mais esperados pelos comerciantes, visto que esses períodos abrem a temporada de compras que movimentam o varejo brasileiro. 

Em 2020, as datas festivas foram responsáveis por 34% de todo o faturamento do comércio eletrônico, segundo o relatório Webshoppers da Nielsen.

Somente o segmento de lojas infantis, no período do dia das crianças em 2020, por exemplo, teve um faturamento de R$ 2,4 bilhões.

Só no plano das vendas diárias, o índice chegou a impressionantes R$ 162 milhões em transações dentro do período.

Já o Natal foi um grande impulsionador da expansão do e-commerce no ano de 2020.

O relatório da Webshoppers citado anteriormente mostra que a venda diária em dezembro foi de R$ 250 milhões, com um ticket médio de R$ 462,00.

Em relação a 2019, a temporada natalina cresceu 45% e fechou com um faturamento de R$ 3,7 bilhões em 2020.

10 tipos de promoções para loja de roupas

Agora que sua loja e seu time já estão preparados para implementar as ações, é hora de estudar e ver quais delas e quando serão colocadas em prática.

Vamos lá?

 

1. Cupom de desconto

Cupons de desconto são uma prática comum no varejo em geral e funcionam bem para lojas de roupas

Uma das vantagens é a de que o cupom instiga o comprador a adquirir novos produtos em sua loja.

A ideia do cupom de desconto pode ser também a de dar um presente que não necessariamente será utilizado pela pessoa que está comprando um item em sua loja.

Ao pagar por uma peça de roupa, dê de brinde um cupom de desconto para uma próxima compra.

O ideal neste momento é alinhar o discurso dos vendedores com o objetivo daquela ação: o cupom pode ser dado de presente para um amigo ou alguém próximo.

Dessa forma, além de você estar entregando um brinde (que, convenhamos, todo mundo gosta) para o cliente, as chances de este brinde atingir um novo cliente são grandes!

Por isso, treine sua equipe para compreender o valor das ações de venda da sua loja de roupas.

A partir do momento em que seus atendentes entenderem o valor destas ações, elas se tornam muito mais promissoras.

 

2. Combos definidos

Esta modalidade de desconto está relacionada a itens que são escolhidos pelo varejista ou pelos gestores responsáveis por esta ação.

Dois itens distintos podem ser combinados e gerar desconto caso sejam comprados em conjunto.

Por exemplo, uma calça jeans (R$99) e uma camisa floral (R$60) somariam um total de R$159,00. Você pode oferecer um desconto para a compra em conjunto dessas roupas por R$140,00.

Estes descontos não podem ser concedidos sem o devido cálculo de risco, pois descontos impensados muitas vezes resultam em prejuízos para a empresa.

Vale também aplicar esse tipo de ação para itens que estão parados no estoque há muito tempo e sua ideia seja movimentar o estoque.

Peças de outra estação ou de coleções passadas normalmente se encaixam bem nesta modalidade.

O cliente pode escolher levar a calça com outra camisa. Neste caso, o preço da calça volta a ser o valor original, tornando mais clara a vantagem do combo.

Caso você opte pela prática desse desconto, lembre-se de oferecer boas ofertas para os seus clientes!

 

3. "Compre 2 leve 3"

Este tipo de promoção é muito conhecido e procurado pelos clientes.

A ideia central desta modalidade é trabalhar com o impulso na hora da compra.

Muitas vezes o cliente não precisa, necessariamente, da quantidade mínima de produtos ofertada para a aplicação do desconto. Porém, é muito tentador levar um item "de graça" para casa.

Assim como a modalidade anterior, esta também é ótima para queimar itens do estoque.

É importante lembrar que deve existir um cálculo preciso da margem de lucro dessa ação, além de uma análise detalhada dos itens que estão disponíveis em estoque.

É muito frustrante, para muitos clientes, se deparar com uma promoção e descobrir que o item não está mais sendo ofertado. Por isso, atenção e cuidado!

 

4. Cupons periódicos

Você já deve ter se deparado com algumas cartelas de cupons entregues por fast-foods como Burger King, McDonalds, etc.

São cupons que são válidos por um certo período de tempo e dão descontos exclusivos em diversas compras, tanto em itens singulares como em combos.

A ideia destes panfletos é de trazer pessoas novas para conhecer os estabelecimentos, ou dar descontos tão bons que chegam a ser "imperdíveis".

Em uma loja de roupas não precisa ser diferente. Pense em descontos que seriam imperdíveis para transeuntes que vão se deparar com as suas ofertas.

Para trabalhar com esses cupons, é de extrema importância que toda a regulamentação da promoção esteja bem explicitada no panfleto. 

A disposição dos elementos e a organização estética destes materiais também precisam ser convidativas e bem trabalhadas!

 

5. Ações sociais

Este tipo de ação é benéfico de diversas formas.

Você pode incentivar seus clientes a doarem alimentos não perecíveis em troca de um percentual de desconto, ou mobilizar a doação de roupas antigas em troca de desconto em peças novas!

A partir deste tipo de ação, você estará trabalhando um posicionamento mais social para a sua loja de roupas, e isso é muito positivo!

Além de gerar simpatia pelo seu público, estas iniciativas também podem cair na boca do povo, principalmente na internet.

A divulgação destas ações nas redes sociais geram tráfego orgânico para a sua loja. Por isso, mesmo que você não venda suas peças de roupas na internet, é importante trabalhar sua presença digital através de redes sociais e de um site próprio.

Busque ser transparente em relação ao destino de todas as arrecadações de sua ação: para onde tudo será doado? Busque ONGs que dialoguem com seus princípios e lutas e vá em frente!

 

6. Descontos progressivos

Esse tipo de desconto é muito comum em lojas de roupas: compre uma peça e ganhe 10% de desconto. 2 peças, 20%. 3 peças, 30% e por aí vai.

A lógica aqui é instigar o cliente a comprar o máximo de peças possível, dentro do seu orçamento.

É possível entregar um benefício tanto para o cliente quanto para o varejista.

Lembre-se que deve existir um limite de itens a receberem descontos, pois se você seguir a lógica progressiva, o cliente poderá levar 10 peças de graça!

 

7. Descontos imperdíveis

Itens parados em estoque costumam ser uma dor de cabeça para alguns varejistas, em diferentes épocas do ano.

Para conseguir movimentar o estoque e abrir espaço para novos produtos típicos da época, é comum nos depararmos com saldão de queima de estoque.

Para este tipo de ação, é importante que os descontos estejam sempre em destaque em sua loja, com fontes chamativas e uma comunicação visual bastante apelativa.

É importante deixar claro também o período em que a promoção estará vigente e lembrar de retirar todos os anúncios quando ela terminar, pois, é muito frustrante quando encontramos um desconto e quando vamos usufruir, ele não está mais disponível.

 

8. Descontos segmentados

Este tipo de desconto é interessante para presentear possíveis clientes que estão localizados em espaços específicos.

Por exemplo, você pode querer dar 30% de desconto na primeira compra de um novo usuário no seu e-commerce.

Ou, 10% de desconto para o cliente que seguir sua loja no Instagram ou Facebook.

O importante é segmentar o desconto para que ele seja entregue para uma fatia específica de seu público, a partir de ações específicas deles.

 

9. Ofertas diárias

Este tipo de promoção é mais comum em restaurantes e lanchonetes, mas nada impede a aplicação dela em sua loja de roupas!

A ideia é estipular peças ou seções que ganhem desconto em dias específicos. Por exemplo, segunda-feira é dia de promoção no setor de calçados. Terça, de jeans. Quarta, de roupas íntimas etc.

Seja o que for estipulado, é necessário tornar essa comunicação muito clara para a sua clientela, de forma que ela saiba quando é o melhor dia para consumir na sua loja e suprir as próprias necessidades.

É interessante manter os produtos que são lançados de fora dessas promoções e focar na queima de produtos que estão parados há mais tempo em estoque.

 

10. Horários promocionais

Esta modalidade se aplica a momentos específicos em sua loja. A ideia é estipular um horário em que "o gerente enlouqueceu"!

Escolha momentos em dias específicos para poder criar promoções em peças durante um período de tempo (1 hora, 2 horas, fica a seu critério).

O objetivo é criar uma movimentação maior em sua loja para liberar produtos que podem ser liquidados.

Como preparar sua loja virtual para promoções?

O objetivo e os tipos de promoções já foram citados acima, mas será que sua loja virtual está preparada para isso?

Seu site está pronto para cativar os novos consumidores? Sua identidade visual está passando uma boa impressão?

Essas são algumas perguntas que podemos fazer antes de colocar uma campanha no ar. Isso porque, com ações integradas, sua loja pode se beneficiar de diversas formas.

Abaixo, listamos os tópicos que você precisa ficar atento!

 

  • Diversificando seus canais de venda

Uma forma de dar credibilidade a sua campanha é possuir canais consistentes e diferenciados, nos quais você pode unir várias estratégias com foco no aumento de suas vendas. 

É possível tanto ter uma loja online própria, quanto vender via redes sociais ou mesmo unir o faturamento com os ganhos de uma loja física. 

Mas ter uma loja com domínio próprio, sem dúvidas, te trará mais autoridade dentro de uma estratégia multicanal

Haverá pessoas que preferem comprar direto pelo Instagram, e também existirá aqueles que preferem analisar o site da loja, sua pontuação no Reclame Aqui e os selos do e-commerce.

O importante é dispor de várias opções, desde formas de compra até meios de pagamentos.

E a boa notícia para quem deseja ter uma loja virtual própria é que hoje é possível contar com plataformas robustas que são inteiramente gratuitas!

Na Confere SHOP, por exemplo, você poderá criar sua loja de graça e em apenas 3 minutos, já dispondo de integração com diferentes canais digitais como a  Sacolinha do Instagram, Google Shopping e Facebook.

Além disso, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu  e-commerce, a partir de diferentes canais. 

A vantagem consiste em poder controlar as entregas, cálculo de frete, gestão de produtos e atendimento em uma única interface.

Confira outros benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais  logísticos do país;
  • Configurar uma loja numa plataforma com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancária e de cartões.
  • Integrar e vender pelo WhatsApp Business;
  • Ter acesso a Marketplaces;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais.

Além disso, a Confere integra o mundo mobile (celulares) e dos desktops para nossos lojistas, preparando sua loja para uma excelente navegação, independentemente do dispositivo. 

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

 

Montando uma loja virtual de roupas 100% gratuita

Para o segmento de roupas, a Confere possui uma área especial que dispõe de ferramentas intuitivas e práticas para profissionais do segmento.

Na plataforma, é possível ter sua loja de roupa personalizada com a sua marca, suas cores, sem limite de produtos cadastrados e integrada nas redes sociais gratuitamente.

Veja o que a Loja de Roupas Online oferece:

  • 1. Gestão dos pedidos: acompanhe seus pedidos e controle todos os seus produtos pelo computador ou pelo celular.
  • 2. Cadastro de produtos: cadastre quantos produtos quiser com variação de cores, tamanhos, monte kits promocionais e muito mais.
  • 3. Vendas e Pagamento: venda por cartão, pix ou boleto e dê um salto no seu faturamento vendendo para todo o Brasil.
  • 4. Encomendas e formas de envio: sua loja já vem integrada automaticamente com os Correios, transportadoras e outras formas de envio próprio.
  • 5. Automação de venda: você e seus clientes acompanham todo o processo de compra com um checkout transparente e mensagens automatizadas sobre o status do pedido.
  • 6. Vendas em outros espaços: ofereça seu catálogo de peças no Google Shopping, Sacolinha do Instagram, Facebook Shopping e muito mais! Chegou a hora de alcançar mais pessoas.

 

  • Tenha uma identidade visual e de conteúdo consistentes

A identidade visual é o primeiro contato do consumidor com a sua loja, principalmente para aqueles que foram atraídos por uma promoção.

Por isso, é importante que os canais da sua loja, site, Instagram, entre outros, estejam sempre atualizados e de acordo com a linguagem, identidade visual e valores da empresa.

Os visitantes de sua página precisam saber qual o propósito e o conceito de posicionamento que seu e-commerce oferece para o mercado.

Isso só é possível com uma identidade visual e linguagem clara, descrições objetivas de sua empresa e boas fotos, incluindo a de seu perfil. 

Portanto, invista em postagens que descrevam seus produtos, em relatos de bastidores e depoimentos capazes de gerar engajamento e trazer credibilidade para sua loja online. 

O fundamental é trabalhar com elementos que possam te diferenciar da concorrência, mostrar que existem pessoas reais e dedicadas atrás da tela da loja online.

Quer saber mais? Confira esse vídeo que preparamos para você:

Como montar uma loja online profissional do ZERO - Loja Online 100% GRÁTIS! [Confere Shop]

 

  • Visão Estratégica da promoção

Toda ação de publicidade online precisa de uma visão alinhada de marketing, clara o suficiente para guiar todas as etapas de maneira objetiva.

Mesmo que sua loja virtual possua investimento de sobra para propagandas, a fonte vai secar se o objetivo não estiver definido, e você também vai perder boas oportunidades de negócio.

Neste sentido, pense primeiro qual é o intuito de criar aquela promoção: aumentar as vendas, expandir a marca, criar presença digital, conectar-se com novas audiências?

Responder a essas perguntas é fundamental posto que, para cada estratégia, há uma gama diferente de indicadores e KPIs a serem analisados.

Com o foco em mente, o próximo passo consiste em planejar a implementação do plano de marketing que, dentre outros pontos, deve incluir:

  • Tempo de circulação da campanha;
  • Segmentação do público;
  • Formato do conteúdo;
  • Formato do anúncio;
  • Valor que será investido;
  • Como serão analisados os dados da promoção;
  • O que se espera de retorno ao promover sua loja.

Para fazer isso, disponibilizamos uma planilha gratuita para analisar a promoção e acompanhar os resultados

Conclusão

Esperamos que estas 10 dicas sejam de grande utilidade para movimentar ações de desconto em sua loja de roupas!

É importante lembrar que toda ação deve ser pensada e repensada, e nunca criada sem o devido planejamento.

Por isso, calcule sua margem de risco e de lucro para saber qual é a melhor saída. 

Com tudo isso, você terá controle das suas estratégias, gerando maiores chances de sucesso para aumentar as vendas da sua loja de roupas!