10 ferramentas gratuitas essenciais para seu e-commerce

Por Miriam Barros

A tecnologia é um fator decisivo para se diferenciar no competitivo mercado do e-commerce. Pensando nisso, preparamos uma lista exclusiva com 10 ferramentas gratuitas essenciais para impulsionar os resultados de sua loja virtual

Com estas soluções, você poderá aumentar suas vendas, engajar clientes e facilitar a gestão operacional de sua loja

Tudo isso, sem precisar investir valores altos que, sobretudo no início de uma jornada empreendedora, podem comprometer sua sustentabilidade financeira.

Dentro deste contexto, vale observar que o e-commerce vive um momento de franco crescimento no país. 

Segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), por exemplo, o comércio virtual no país cresceu 68% e movimentou R$ 126,3 bilhões em 2020. 

Neste sentido, para alcançar bons resultados dentro de um ambiente de negócios mais competitivo, é importante contar com o apoio da inovação.

Para apoiá-lo, acompanhe nossa lista completa de soluções gratuitas essenciais para sua loja virtual. Veja também como otimizar o uso dessas ferramentas e se posicionar no e-commerce de modo estratégico!

Além disso, separamos para você instruções de como criar uma loja no mundo digital e dicas para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

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Aprenda a criar uma loja virtual de forma gratuita

Mas antes de tudo, para quem está pensando em investir no e-commerce, a boa notícia é que hoje, já é possível contar com plataformas robustas e inteiramente gratuitas.

O mercado digital abre diversas oportunidades e ter o apoio de uma plataforma com suporte e funcionalidades eficientes, é o primeiro passo para ser bem-sucedido.

A Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todos os recursos para que você possa vender pela internet e gerar faturamento para o seu negócio.

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país com frete competitivo;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancárias.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

Quais as ferramentas essenciais para um e-commerce?

Além de uma plataforma completa que oferece recursos e suporte para sua loja online como a Confere SHOP, outras ferramentas são essenciais para o crescimento do seu e-commerce.

Você precisará, dentre outros pontos:

 

  • Captar e-mails e formas de contato com o cliente; 
  • Nutrir a base de leads (consumidores em potencial de sua loja virtual); 
  • Criar artes e templates para divulgação dos produtos em redes sociais;
  • Organizar seus processos internos;
  • Se comunicar de modo otimizado com seus funcionários.

E estes são apenas alguns dos processos que podem ser automatizados e facilitados por meio da tecnologia. 

Veja as 10 ferramentas gratuitas e essenciais que te ajudarão com a gestão do seu e-commerce, que separamos para você:

 

#1. Trello

Gestão de projetos, supervisão, relatório e controle de tarefas são atividades básicas de uma empresa, seja ela virtual ou física.

O Trello é uma ferramenta que agiliza o trabalho e ajuda a aumentar a produtividade. 

Entre suas funcionalidades, temos a possibilidade da criação de listas e cartões que podem ser atribuídos para os membros de um projeto ou tarefa. 

A equipe teria acesso, então, a comentários, anexos, checklist, etiquetas personalizadas e praz4os.

Assim, a liderança e o time conseguem ficar alinhados e por dentro dos processos e etapas de de uma área. 

Basta cadastrar, convidar as pessoas que você deseja e aproveitar a versão gratuita, disponível tanto para desktops, quanto para dispositivos móveis. 

A plataforma também dispõe de uma versão premium que dá ao usuário mais opções de personalização. 

 

#2. Ebit | Nielsen

A opinião dos consumidores é um fator decisivo para o sucesso do negócio. A Ebit | Nielsen te ajuda a ficar de olho no mercado por meio de suas pesquisas.

Além de trazer mais credibilidade para sua loja, a plataforma levanta dados do mercado brasileiro de e-commerce considerando experiência e satisfação no momento de compra.

Seu método consiste em analisar respostas de pesquisas, porcentagem relativas às entregas e prazos, e a possibilidade de fidelização do cliente.

Além de oferecer aos comerciantes informações úteis para tomada de decisão estratégica, a plataforma também ajuda os consumidores a classificar os varejistas cadastrados.

Para ter acesso às pesquisas, o lojista virtual pode fazer o cadastro gratuito na plataforma. Após ter o cadastro aprovado, você terá acesso grátis aos relatórios da empresa

 

#3. Canva

O Canva é uma plataforma de design intuitiva e simples. Com ela, é possível criar banners, templates para redes sociais, apresentações e até sua logomarca.

Além disso, há opção de editar vídeos e fotos, e fazer upload de arquivos que você gostaria de adicionar ao seu projeto.

Essa plataforma é uma boa alternativa para pessoas que não dominam ou não podem investir no licenciamento de ferramentas mais complexas como Photoshop e Illustrator.

O Canva tem sua versão web e aplicativo. E os projetos podem ser feitos em colaboração com uma equipe, na opção compartilhamento.

Sua parte premium inclui o acesso a imagens, ícones, entre outras funções mais específicas. No entanto, de forma gratuita já é possível fazer um ótimo trabalho para seu e-commerce.

 

#4. Linktr.ee

Dentre as ferramentas essenciais no seu e-commerce, é muito importante pensar em recursos que impulsionem seu posicionamento nas redes sociais.

No Instagram, por exemplo, há um grande desafio com a questão do compartilhamento de links que poderiam levar os usuários da rede a sua loja virtual.

Isso porque o Instagram permite um único link na bio. Isso é uma limitação para lojas disponibilizarem seu site, WhatsApp e outros canais de contato.

Para te ajudar com isso, o Linktr.ee é uma excelente opção. 

Como o próprio nome já indica, a plataforma cria uma “árvore de links”, que reúne os seus principais endereços na web.

Após fazer o cadastro, desfrute da opção gratuita. Ela permite a disponibilização de vários links, na qual você pode inserir o nome, imagens e ícone. 

Além disso, é possível customizar a página com cores que se comunicam com a logomarca do seu e-commerce.

Com seus links já nomeados, copie o linktr.ee e disponibilize na bio das suas redes sociais, para facilitar o contato com leads e clientes. 

Na versão paga, você poderá contar com uma aba de analytics que te ajuda a entender melhor o comportamento dos consumidores e o rankeamento de seus endereços.

 

#5. Gerador de Link para WhatsApp

Também para facilitar o contato com seus clientes, essa ferramenta cria um link que os direciona para uma conversa com você no WhatsApp.

Disponível em vários portais, basta adicionar seu número e colocar ou não uma mensagem. Quando este link for acessado, uma janela de conversa será aberta com o texto que você padronizou.

Dessa forma, para os leads entrarem em contato com você, não será mais necessário anotar o número e salvar depois no telefone. 

Esse processo é moroso, e muitos clientes desistem no meio de uma jornada de compra.

Com o link de seu contato no WhatsApp, disponibilize-o em seu Linktr.ee e o divulgue em suas redes sociais!

 

#6. Jivo Chat

Sabe aquela janela de conversa virtual que aparece no meio da navegação em um site? O Jivo Chat é uma ferramenta que permite este tipo de atendimento em tempo real.

Como o aplicativo automatiza o atendimento por meio de chatbots, não será preciso investir, em um primeiro momento, na formação de equipes com vários atendentes.

O Jivo Chat também possibilita que seus clientes entrem em contato com você por meio dos canais tradicionais de comunicação da empresa.

Além disso, seu CRM (Plataforma de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) pode ser integrado ao Facebook, Instagram, Telegram, telefone, Whatsapp e e-mail.

Por fim, trata-se de uma ferramenta importante para otimizar seu pós-venda e manter um canal de contato ativo 24 horas.

 

#7. MailChimp

Popular ferramenta para disparo de e-mails, o MailChimp é conhecido pela facilidade de uso para quem está começando no universo do marketing digital.

Com ele é possível criar e-mails marketing do zero ou partindo dos templates que a plataforma oferece gratuitamente.

Além dos envios, são disponibilizados os dados de abertura, cliques em links, entre outras métricas na parte de analytics.

A versão gratuita te permite se comunicar com uma base de 2 mil usuários cadastrados e envio de 12 mil e-mails por mês.

Para dar seus primeiros passos no marketing digital, o MailChimp é uma das ferramentas essenciais que irão contribuir com o posicionamento de mercado do seu e-commerce.

 

#8. Cacoo

Trabalhar a distância traz consigo vários desafios. Um deles é integrar toda a equipe em um mesmo projeto atuando de forma simultânea.

A Cacoo é um software projetado para desenhar diagramas. Com ela é fácil criar apresentações, fluxogramas, apresentações e cronograma de projetos, de modo mais visual.

Você tem acesso a templates pré-formatados que podem ajudar no processo e ferramentas de comunicação com a equipe por meio de chat e videochamada.

O trabalho feito na Cacoo pode ser indexado em outras plataformas. Basta copiar e colar o link dos diagramas e projetos de sua loja online. 

 

#9. Google Analytics

O Google possui vários serviços gratuitos que podem te auxiliar de ponta a ponta na sua experiência digital. O Google Analytics é um exemplo deles.

Esta ferramenta disponibiliza uma série de dados sobre o comportamento dos visitantes em seu site. 

A plataforma indica, por exemplo:

  • A quantidade de visualizações por página; 
  • Localização dos acessos, 
  • Idade e gênero, dentre outras características.

Com estes indicadores, é possível mensurar o desempenho de um site, tanto dos cliques orgânicos quanto o resultado de campanhas de mídia paga.

São dados preciosos que ajudam a criar estratégias de marketing de forma mais assertiva e consistente.

O cadastro é gratuito e os passos para sua utilização são bem intuitivos e simples.

BÔNUS: Gravamos uma super aula para ensinar lojistas a como começar a investir em anúncios no Facebook e Instagram ADS! Montamos uma campanha do zero e demos várias dicas essenciais para quem quer começar a desbravar o universo do tráfego pago. Dá o play:

 

#10. Bit.ly

O Bit.ly é uma ferramenta de personalização de URL. Ela encurta os links HTTP facilitando sua publicação e acesso.

Os links que possuem um caminho muito grande, podem ficar menores num formato aleatório ou renomeado como desejar.

Personalizar um link é outra ótima forma de se destacar nas redes sociais, isso porque a postagem fica visualmente mais legível e atraente.

Além disso, o Bit.ly também oferece estatísticas que rastreiam qual de seus links teve mais acesso. 

Conclusão: recapitulando as vantagens da tecnologia em seu e-commerce

Ao longo desta lista, apresentamos soluções capazes de contribuir com o aumento de suas vendas online, seja através de um entendimento melhor dos seus clientes com o Google Analytics ou por meio do disparo massivo de e-mails com promoções, por meio do MailChimp.

Além disso, seu posicionamento nas redes sociais será otimizado, bem como, o relacionamento e a gestão de suas equipes. 

Tenha em mente que, no mercado atual, a tecnologia é um fator indispensável para o sucesso do seu negócio e, nessa lista de ferramentas essenciais para seu e-commerce, você poderá iniciar sua jornada de transformação digital de modo gratuito e objetivo!

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Este texto foi escrito por João Barros.