10 livros essenciais para empreendedores de sucesso!

Por Miriam Barros

Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, ficam inseguros e têm dúvidas para dar os primeiros passos de seu negócio. Para superar esse desafio, vale muito a pena buscar livros que possam auxiliar os empresários a desenhar estratégias de sucesso e se inspirar. 

Seja para começar um negócio ou otimizar a gestão, buscar conhecimento nunca é demais e a leitura é sempre uma fonte rica de informação. 

Apesar da internet ter se consolidado como uma ferramenta essencial, os livros podem trazer mais profundidade e hoje, inclusive, é possível ter ótimas experiências de leitura em dispositivos móveis. 

Assim sendo, neste artigo, apresentaremos uma lista com os principais livros para empreendedores

Nesta curadoria, trouxemos livros diversos, abordando temas que vão da inovação até mudanças comportamentais que serão importantes para o seu sucesso. 

Então se você busca adquirir conhecimentos para empreender e iniciar seu negócio esse artigo é perfeito para você. Continue a leitura!

Por que empreender?

Começar o próprio negócio faz parte do sonho de muitas pessoas pelo mundo. Um estudo global mostra que 74% dos entrevistados almejam empreender.

Já no Brasil, uma pesquisa do Sebrae aponta que 37% de pessoas querem abrir um negócio próprio, enquanto 46% da população acredita que esta é uma boa oportunidade.

A pandemia foi um grande gatilho para muitos destes sonhadores. Durante o isolamento, 327.360 viraram Microempreendedores Individuais (MEI).

Os empreendimentos surgem por diversos motivos: oportunidade, necessidade e pela busca de novos objetivos profissionais.

No entanto, os futuros empreendedores precisam ter em mente que estamos falando de um passo que exige preparo para o sucesso, daí a importância de se atualizar com bons livros. 

Conheça os 10 melhores livros para empreendedores

Para você que deseja iniciar essa jornada, atente-se, pois, um bom empreendedor deve sempre estar buscando novos conhecimentos.

Pensando nisso, separamos dicas de livros para você ter insights, se inspirar com empreendedores de diferentes áreas e trilhar seu caminho no mundo dos negócios.

 

#1. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O autor, Charles Duhigg, explora em seu livro um ponto-chave para o mundo dos negócios: entender como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los.

Partindo de estudos de neurologistas, psicólogos, sociólogos e publicitários, o repórter investigativo do New York Times tenta entender as dificuldades e facilidades da mudança de mindset, movimento essencial para qualquer empreendedor. 

Ao longo do livro, são analisados como os hábitos causam impacto na saúde, produtividade, estabilidade financeira, felicidade, e principalmente, nos negócios.

O livro é dividido em três partes. Primeiro explora os hábitos e rotinas; seguindo para sua influência nas empresas e grandes organizações e finalizando com os hábitos sociais.

Para empreendedores que buscam mudar rotinas para serem mais eficientes, sem dúvidas, O Poder do Hábito é um dos livros mais recomendados.

 

#2. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios

Compreender, projetar, retrabalhar e implementar novos modelos de negócios não são tarefas fáceis, principalmente no contexto de mercado atual.

O livro Business Model Generation aborda tais questões, explorando ferramentas e estratégias para corporações e empreendedores que desejam inovar. 

Contando com a colaboração de diversos empreendedores, o livro foi escrito por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, que estão entre os mais influentes pensadores do mercado atual. 

 

#3. A Estratégia do Oceano Azul

A metáfora “oceanos azuis” faz referência aos novos espaços de mercado que vão se construindo em um ambiente de negócios em transformação. 

Na nossa curadoria de livros, essa é uma ótima indicação para empreendedores que buscam ferramentas para se posicionarem diante de um segmento com forte concorrência.

Os autores do livro são professores de estratégia do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) e diretores do Instituto de Estratégia de Oceano Azul.

A Estratégia do Oceano Azul possui uma linguagem simples e didática, com informações baseadas em uma pesquisa com 150 modelos estratégicos de 30 setores distintos.

 

#4. O líder autêntico

O livro de Bill George se propõe a ser uma bússola para tornar empreendedores, líderes autênticos, analisando histórias pessoais de sucesso.

Na obra, o ex-CEO da Medtronic, compartilha insights e entrevistas com executivos de diferentes mercados. 

Partindo de diferentes estratégias, "O líder autêntico" aborda também jornadas de lideranças e aspectos fundamentais para que um empreendedor seja bem-sucedido no  mercado. 

 

#5. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade

Philip Klotler é considerado um dos papas do marketing, e neste livro, o autor analisa a conexão desta área com a inovação. 

Kotler oferece também recomendações e exemplos práticos, ensinando como integrar os novos valores sociais às práticas do marketing em consonância com as novas tecnologias.

O professor de marketing da Kellogg School – autor de diversos livros de sucesso – escreveu Marketing 5.0 no contexto de pandemia, antecipando alguns dos desafios do mercado para futuros empreendedores.

 

#6. A startup enxuta

Se você é gestor e busca compreender mais sobre inovação, este livro é indicado para você, pois explora a realidade de muitos negócios digitais. 

O modelo de startup enxuta tem sido um diferencial para diversas corporações, que almejam adaptar seus produtos, serviços e ganhar escalabilidade.

O autor, Eric Ries, criou uma obra de referência ao reunir histórias de empresas e empreendedores que consolidaram o modelo da startup enxuta. 

Ademais, são exploradas métricas que ajudam avaliar progresso, desempenho e resultados, mitigando, com isso, o desperdício de tempo e de recursos.

 

#7. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença

Escrito por Malcolm Gladwell, colunista da revista The New Yorker desde 1996, o livro explora os fenômenos sociais que fazem produtos, e até comportamento, virarem tendências.

Para o autor, o desafio para um empreendedor envolve o momento em que as tendências se consolidam ou perdem a “chama”.

Este é considerado um instante crítico, e o livro explora como os empresários podem superar tais cenários e continuarem relevantes no mercado. 

 

#8. Empreendedorismo para subversivos

Seguindo com nossa seleção de livros, nesta obra, o influente empreendedor Facundo Guerra narra sua trajetória, destacando os acertos e os erros, ao passo que oferece dicas para novos empreendedores.

O autor é engenheiro de alimentos, jornalista internacional e político, mestre e doutor em Ciência Política pela PUC-SP. 

Esse livro é indicado, principalmente, para profissionais que estão pensando em mudar de carreira e se aventurar no empreendedorismo. 

Isso porque, a partir de suas experiências, são compartilhados dicas que o autor aponta como fundamentais nesse processo.

 

#9. Negócios digitais: aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios

Alan Pakes, autor dessa dica, apresenta um modelo para empreendedores que estão numa jornada de criação de negócios com recursos limitados no mercado eletrônico.

A partir de uma metodologia com técnicas consistentes, o conteúdo ajuda empreendedores que desejam criar um negócio totalmente digital eficiente.

Dentre os pontos, o autor aborda a importância do uso de e-mails, desenho de produto, estudo de audiência, relacionamento com o público, estratégias de vendas e monitoramento de resultados. 

Os primeiros passos para vender pela internet ou abrir um negócio digital, de acordo com Pakes, envolvem, por exemplo:

  •  necessidade de mudança de mentalidade para o sucesso no universo online;
  • Como e por que construir uma lista de e-mails e estratégias para gerenciá-la;
  • Como transformar seu conhecimento em produto;
  • Como conquistar audiência pelo Google e pelo Facebook;
  • Como se relacionar com seu público;
  • Como criar um script de vendas online;
  • Como monitorar seu trabalho para saber se está no caminho certo;
  • Como fazer um ano de vendas em sete dias.

Estamos, assim, falando de um livro muito interessante para quem deseja ter sua própria loja virtual.

 

#10. Aventuras empresariais

Para ser bem-sucedido no mundo dos negócios, também é importante saber identificar erros que podem inviabilizar uma empresa com potencial de crescimento. 

Sendo assim, em nossa lista de livros, decidimos selecionar uma obra que pode ajudar muitos empreendedores a se atentar sobre os desafios de liderar uma companhia. 

"Aventuras empresariais" é um livro escrito pelo jornalista John Brooks que conta histórias de grandes empresas que, por alguma razão, tiveram insucesso no mercado.

A partir da leitura desses cenários, o futuro empreendedor consegue ter uma visão ampla das falhas que precisa evitar para conquistar seu lugar ao sol em um mercado competitivo. 

As histórias são também um bom ensinamento para empreendedores analisarem as complexidades do mundo dos negócios e os pontos fracos e fortes de diferentes lideranças.

 

Conclusão

Estar antenado às mudanças econômicas, as estratégias, histórias de sucesso e aos desafios do mercado ajudam nas tomadas de decisões e ampliam a visão do empreendedor.

Além disso, para empreender, é preciso estar disposto a correr riscos e não abrir mão de propor inovações ou abraçar novos projetos e desafios.

Para reforçar todos esses skills e demandas, nada melhor do que adquirir novos conhecimentos.

Neste sentido, explore os livros que indicamos aqui e que tem apoiado empreendedores no Brasil e no mundo a se tornarem mais resilientes, eficientes e vencedores dentro de um ambiente de negócios extremamente competitivo. Boas leituras!

Este texto foi escrito por João Barros.