11 frases de marketing que vão te ajudar a vender mais

Por Miriam Barros

Vários fatores são levados em conta no momento de decisão de uma compra, e por isso, é preciso ter expertise e desenhar estratégias de marketing para convencer seus clientes e vender mais. Uma delas envolve o uso de frases que podem despertar o interesse do consumidor. 

Um dos objetivos das áreas comerciais e de marketing é, justamente, guiar o cliente em seu processo de compra. 

Para isso, é preciso identificar as necessidades das pessoas e, também, classificar como a empresa consegue colaborar para a resolução de problemas. 

Nesse processo de atração, é possível motivar os clientes de diferentes formas. Com frases de marketing, por exemplo, você pode despertar um interesse imediato.

Com isso, você tem um primeiro momento para construir uma jornada e reforçar seus diferenciais diante da concorrência.

Neste sentido, cabe ao profissional de marketing conhecer seu público-alvo, para entender qual melhor estratégia utilizar e onde em seu site ou canal dispor frases que servirão com gatilho para novas vendas.

Apresentaremos a seguir frases de marketing que você pode utilizar na sua loja - seja ela virtual ou física -, para vender mais e conquistar seus clientes.

Acompanhe a leitura!

A importância das frases de marketing para suas vendas

Basicamente, frases de marketing são termos e conceitos curtos que ajudarão a persuadir o cliente no processo de tomada de decisão sobre uma compra.

Consumidores passam pela sua vitrine “dando só uma olhadinha”, mas para o vendedor ou profissional de marketing, esse é o momento perfeito para dar aquele "empurrãozinho" que o cliente precisa.

Às vezes, tudo que é necessário é que haja uma conexão maior com a loja, para ele ficar seguro e finalizar a compra.

Entretanto, nunca será suficiente juntar palavras aleatórias sem um planejamento estratégico por trás.

Por isso, é preciso estar seguro com a identidade da marca, sua voz, posicionamento e conhecer bem os produtos de seu catálogo e estoque.

E lembre-se: o processo de compra não envolve somente a venda de um produto. 

Para o consumidor, este pode ser um momento de autorrealização, de alcançar um desejo e objetivo. 

Dito isso, já podemos imaginar a importância de se criar e adotar boas frases para sua loja começar a vender mais.

O que é um gatilho mental?

Os gatilhos mentais podem ser a porta de entrada para novas vendas no seu negócio. 

Pode ser que a venda não aconteça imediatamente, mas uma boa frase de marketing, no fundo, é um gatilho mental para despertar a atração do cliente. 

Os gatilhos mentais estimulam o emocional das pessoas, mas também podem fazê-las pensar sobre suas necessidades, o que precisam comprar e como usar uma mercadoria.

Quando uma situação de incerteza sobre alguma coisa que está à venda se instala, outras informações e opiniões contam muito. 

E explorar isso com gatilhos pode ser uma dica interessante. Para construir gatilhos mentais, você pode usar estratégias que reforçam sentimentos de:

  • Reciprocidade;
  • Racionalidade;
  • Coerência;
  • Exclusividade/Escassez;
  • Fortaleçam sua prova social;
  • Gerem afeição;
  • Passem autoridade e segurança;
  • Respondam a alguma demanda do mercado.

Os cases de sucesso também podem ser um bom gatilho para gerar outras vendas.

Os clientes que estão mais satisfeitos com compras em sua loja, por exemplo, vão falar bem e possivelmente indicar para outros clientes. 

Escolha depoimentos destes consumidores satisfeitos e coloque-os no site.

Como criar uma frase de marketing para vender mais?

Caso você queira criar frases com a sua própria identidade e criatividade, daremos pequenas dicas que podem te ajudar neste processo.

No primeiro momento, já podemos destacar que adjetivos muito gerais podem não funcionar muito bem. 

Não adianta dizer, por exemplo, dizer “O melhor celular”, sem apontar o que de fato o faz ser o melhor.

Por isso, evite adjetivos muito amplos, pois o efeito pode até ser reverso. 

O que mais vemos são esses tipos de frase, que no final, não passam muita credibilidade para uma marca ou negócio.

Antes de colocar no papel suas ideias, é necessário ter bem descrito o perfil de seus clientes, e quais são suas principais dores e necessidades.

Entendendo o que seu público precisa, em seguida, você deve analisar o produto e como ele pode atender essa dor. 

Ao unir estas informações, pensando também nos gatilhos mentais, você conseguirá alcançar seus clientes e convencê-los que comprar em sua loja é uma boa decisão.

Para isso, você pode também gerar expectativa e buscar surpreender de modo positivo. Faça perguntas provocativas, e por fim, personalize. 

As melhores frases para sua estratégia de marketing

Agora que você já viu a importância de uma boa frase dentro de uma ação de marketing, separamos aqui algumas dicas e exemplos para te inspirar.

Você pode inclusive utilizar os exemplos, desde que faça sentido para o seu negócio

Então pegue papel, caneta e anote as melhores frases para adotar na sua estratégia.

  • “Essa é a melhor compra que você poderia fazer.”

Essa é uma boa frase, pois diz que reforça o poder de escolha e decisão do cliente. Você pode, inclusive, adaptá-la ao seu negócio.

Se for uma loja de acessórios, poderia dizer: “Tenho certeza de que esse chapéu estará com você em vários momentos”, por exemplo.

O “vários momentos” traz a ideia de diversidade nas suas funções, e você poderia até descrever quais seriam em um catálogo ou folder.

 

2. “Antecipe seu pedido do próximo mês, que oferecemos um bom desconto.”

Para manter o fluxo de caixa e tentar fidelizar o cliente, nada melhor do que frases que dão este gatilho de oferta e ganhos.

As pessoas, de modo geral, gostam de descontos, promoções, por isso, não deixe de pensar no que você pode agregar.

Crie ofertas comerciais interessantes e reforce-as nas suas frases de marketing de sua loja.

 

3. “Nosso produto é exclusivo e apenas algumas unidades estão disponíveis.”

Falamos acima sobre o gatilho mental da escassez como uma ferramenta poderosa.

Trazer uma ideia de urgência, de que os pedidos são limitados pode acelerar uma venda e dar ao cliente uma sensação de pertencimento, exclusividade.  

 

4. “Este produto é uma edição limitada e não sabemos se continuará a ser fabricado.”

Seguindo a mesma linha de raciocínio da anterior, aqui também você instiga o consumidor, alertando que se ele foi atraído pelo produto, deve comprar agora.

Deste modo, além de agregar valor de exclusividade, você o instiga com o senso de urgência, motivando-o a tomar a decisão de compra mais rapidamente.

 

5. “Caso não fique satisfeito com o produto, oferecemos uma garantia de 30 dias para devolução e ressarcimento do valor pago.”

Como já falamos, realizar uma compra não é uma decisão simples. Para o consumidor, isso envolve investir dinheiro e confiança na garantia de funcionalidade.

Afinal de contas, ninguém gosta de “jogar dinheiro fora” e quer comprar um produto ou serviço que satisfaça suas necessidades.

Assim, no seu escopo de frases de marketing, vale destacar uma possibilidade de devolução, de garantia, que gere confiabilidade.

 

6. “Este produto é a solução que você precisa para resolver o problema que tem com…”

Entre todas as frases de marketing apresentadas aqui, essa tem relação direta com o conhecimento das necessidades do cliente. 

Examinar seu público é super importante para entender suas necessidades, e como seu produto ou loja pode assisti-lo. 

Este gatilho se conecta diretamente com o consumidor e o faz ter mais certeza sobre a compra.

 

7. “Não tenho essa informação no momento, mas vou descobrir agora mesmo.”

Antes de finalizar a compra, algumas dúvidas podem aparecer, e o cliente recorrer ao chatbot ou canal de atendimento da loja.

Ser sincero e mostrar boa vontade de ajudá-lo, cria uma sensação de cumplicidade, o fazendo perceber a seriedade e a forma como a empresa se relaciona com o cliente.

Por isso, frases como esta podem confortar e mostrar que sua loja está do lado dele.

 

8. “Ao adquirir este produto estará economizando X reais por ano.”

Quando falamos que poderia ser utilizado um gatilho focando na racionalidade, estávamos falando de exemplos como este.

Existem diversas empresas e marcas oferecendo o mesmo produto, e alguns clientes buscam o custo benefício na aquisição da mercadoria na sua loja.

Mostrar a economia é um ótimo argumento e estratégia de marketing para ajudá-lo no processo de tomada de decisão.

 

9. “Caso tenha algum problema para usar o produto é só entrar em contato conosco que um consultor irá te atender prontamente.”

Novamente uma frase que passa segurança no pós-venda. Isso mostra que sua loja não busca somente vender, mas também se preocupa com a satisfação do cliente.

Por isso, deixar claro que a empresa é solícita é uma boa estratégia de marketing, pois agrega valor à marca que demonstra ser solícita.

Vale ressaltar que caso utilize uma dessas frases, é importante cumpri-las conforme prometido, caso contrário, isso pode afetar a credibilidade do negócio

 

10. “Nosso produto foi desenvolvido após anos de muita pesquisa.”

Outro diferencial para um produto é a sua qualidade comprovada, especialmente em caso de pesquisas e estudos científicos.

Muitos cosméticos e produtos de beleza em geral, oferecem rejuvenescimento, a "solução" contra acnes, entre outros milagres.

Entretanto, sabemos como isso, infelizmente, pode ser só um exagero. Ao reforçar a cientificidade do seu produto, inclusive com dados, gerará mais confiança no cliente. 

 

11. “Entendo que não queira comprar o produto no momento, mas poderia me dizer a razão por ter escolhido nossa empresa?”

Por mais que buscamos entender o comportamento do consumidor, nem sempre conseguimos acertar seus motivos para comprar ou não em sua loja.

Sendo assim, nada melhor do que perguntar ao próprio consumidor o que causou sua desistência ou, em outros casos, o que mais o motivou a comprar. 

Isso mostra reciprocidade e o desejo de se desenvolver, além de mostrar que a opinião do cliente é importante. 

Com estas informações, você pode, inclusive, adequar o planejamento de marketing e ser mais assertivo em novas frases de marketing.

 

Conclusão: quais são as melhores frases de marketing?

Neste artigo, buscamos mostrar possíveis situações e estratégias para você utilizar frases impactantes de marketing, que conversem com o consumidor.

Entretanto, não existe uma fórmula mágica, e para cada caso, ou etapa do funil de vendas, haverá uma frase que mais se adeque.

Por isso, estude o comportamento do consumidor de sua loja, para entender as melhores formas de gerar gatilhos mentais. 

Além disso, seja honesto, cumpra o prometido e utilize frases objetivas. Com uma boa estratégia de marketing, seu cliente compreenderá rápido a mensagem e suas chances de vender mais serão muito maiores!

Este texto foi escrito por João Barros.