13 dicas de fotos para e-commerce para arrasar na produção!

Por Miriam Barros

Se você pretende fazer vendas pela internet, precisa ter atenção a muitos detalhes. As fotos para e-commerce, por exemplo, são essenciais para atrair a atenção dos clientes e efetivar vendas.

Afinal, já dizia a frase: a primeira impressão é a que fica!

Mas, muitas pessoas ainda negligenciam isso. Postar fotos ruins ou publicar o produto sem imagem pode afastar os visitantes da sua loja. Afinal, quem compra pela internet quer ver o produto com detalhes antes de adquirir.

Muitas pessoas ainda têm medo de fazer compras em lojas virtuais por medo de estar comprando um produto que pode não corresponder à realidade.

Por isso, dê uma olhada nessas 13 dicas de fotos para e-commerce e descubra como potencializar as suas vendas atraindo os clientes já à primeira vista. Confira!

Confere Shop loja online grátis

Por que é tão importante ter boas fotos?

Antes de partirmos efetivamente para as dicas, é importante entender porque as fotos para e-commerce são tão importantes. 

Você com certeza já ouviu o ditado de que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Quando falamos em venda, essa regra também vale – e muito! Veja alguns motivos.

 

Ausência do vendedor

Quem vende pela internet não tem um representante a postos para abordar e argumentar com o cliente. Portanto, todos os truques são válidos para tornar a venda mais fácil. 

As fotos cumprem esse papel importante, ajudando o cliente a se apaixonar mais pelo produto e sair daquela zona de dúvida sobre a compra. 

 

Aumenta a sua credibilidade

As fotos passam credibilidade. Basicamente, se você não tem uma imagem deixa o cliente na dúvida. Ele pode pensar: será que esse produto realmente “existe”? 

Sem fotos para e-commerce a sensação de insegurança por parte do internauta é muito maior. Isso naturalmente prejudica o processo de negociação. 

 

Tira dúvidas simples

Às vezes o cliente tem receio de comprar porque tem alguma dúvida sobre o aspecto do produto. Ele quer ver a estampa daquela camisa importada ou conferir a beleza daquele acessório. 

Com a foto você consegue facilitar isso, mostrando a ele como é o produto que está sendo vendido.  

13 dicas de fotos para e-commerce

Agora que você entendeu alguns motivos pelos quais as fotos para e-commerce são tão importantes, é hora de partirmos efetivamente para as dicas. 

Com elas você fará fotos incríveis para o seu negócio. Luz, câmera, ação!

 

Tire fotos com resolução máxima

A foto precisa ser boa. Isso quer dizer que ela não deve ser desfocada, pixelada e com aquela cara de que foi roubada da internet. Por isso, invista em um celular de boa resolução. Algumas opções interessantes são:

  • Smartphone Xiaomi Mi 11
  • Smartphone Asus Zenfone 7
  • Smartphone Samsung Galaxy A51
  • Smartphone Apple iPhone 12 Pro Max

Alguns possuem valor elevado, mas são excelentes investimentos. 

Além disso, você pode apostar em câmeras semiprofissionais ou as chamadas “MirrorLess”, que são compactas e perfeitas para fotos de qualidade. 

 

As fotos devem ser fiéis aos produtos

Um grande erro é produzir fotos que não condizem com a realidade. As fotos para e-commerce devem mostrar ao internauta o que ele está adquirindo.

Por isso, seja extremamente fiel ao seu produto. Se ele possui algum defeito, fotografe isso e mostre, especificando do que se trata. 

Mostre detalhes das peças para que o cliente conheça antes da compra. Nada de corrigir alguns defeitinhos dos produtos ou tentar disfarçar. Quanto mais real, melhor.

 

Cuidado com flash

O flash pode salvar vidas. Ele evita que a sua foto saia escura demais e pode equilibrar bastante a luz. Mas, ele também pode arruinar completamente a sua imagem se não for bem utilizado. 

O flash pode estourar, causando aquele clarão na imagem e tornando algumas partes impossíveis de serem identificadas. 

Produtos eletrônicos, por exemplo, não devem ser fotografados com flash direto – aquele que está sendo apontado diretamente para o objeto. 

Afinal, a tela reflete a luz e vai justamente causar esse borrão branco. Na dúvida, prefira fotografar com a luz natural. Escolha um ponto bem iluminado por uma janela e aproveite a luz do sol para fazer as melhores fotos para e-commerce

 

Utilize um tripé

O tripé pode se tornar o seu braço direito na hora de produzir uma boa foto. Ele evita que a câmera ou o celular trema demais, garantindo um foco mais pontual. 

Além disso, com um tripé você fica livre para “brincar” com a imagem. Inclusive, pode produzir auto retratos utilizando o produto que você vende. 

Para isso, prepare o ângulo antes, colocando a câmera no tripé e o posicionando no local exato em que consiga fazer o recorte que você quer da foto. 

Quanto mais a sua foto estiver certinha na hora do clique, menos tempo você vai perder na pós-produção. Em alguns casos pode ser que nem precise editar depois de clicar. Por isso, pense bem na imagem antes de executá-la. 

Nova call to action

 

Aprenda algumas configurações básicas

Seja no celular ou na câmera, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados para fazer excelentes fotos para e-commerce. 

Então, é importante estudar um pouco as configurações e descobrir as possibilidades de seu aparelho. 

Especialmente nas funções manuais, entenda como funciona o ISO, velocidade e diafragma para produzir fotos mais agradáveis esteticamente.

 

Atenção à luz

Fotografia nada mais é do que “escrever com a luz”. Portanto, a luz é o elemento mais importante para que uma imagem seja verdadeiramente bonita e qualificada. 

Como dito anteriormente, a luz natural é sempre uma boa escolha. Mas, se você não tem um local bem iluminado para fotografar, providencie luzes artificiais que consigam valorizar a sua mercadoria. 

Por exemplo, usando ring lights, luminárias e outras fontes de luz que consigam dar o destaque e eliminar as sombras. E tenha atenção também com a sombra muito marcada. Aquela sobra dura que aparece no fundo deve ser evitada. 

 

Utilize elementos para composição, como luzes de Natal

Criatividade é a alma do negócio. Quanto mais criativa e bem produzida for a sua foto, mais atenção ela chama dos internautas. Assim você se destaca mesmo diante de uma concorrência assídua. 

Por isso, pense em elementos que podem enriquecer a foto. Por exemplo, as luzes de Natal que podem dar um efeito lindo para as fotos. Ou ainda velas, flores secas, bonequinhos e outros apetrechos de decoração. 

Crie um ambiente, um clima que tenha relação com o produto que você está anunciando e faça belas fotos para e-commerce. 

Não exagere para não poluir demais e tenha o cuidado de descrever muito bem o que está sendo vendido para que os clientes não se confundam com os elementos das fotos. 

 

Humanize suas fotos

Fotos humanizadas causam uma identificação imediata. São fotos em que os modelos parecem usar o produto no dia a dia. Por isso, fuja das poses muito engessadas. 

Procure ângulos criativos e imagens mais espontâneas, como um sorriso de satisfação ou um vestido ao vento para vender a vestimenta. 

 

Não use o zoom

Se você quer uma foto mais recortada, mais próxima do produto...se aproxime dele. Usar o zoom compromete muito a qualidade da imagem, por isso não é indicado se você quer fazer fotos para e-commerce realmente atraentes. 

Além disso, o zoom pode fazer parecer que o produto fotografado não é o seu, não é aquele que você está vendendo. Portanto, ele pode causar insegurança no consumidor.

 

Utilize fundo branco

O fundo branco ajuda a manter a atenção no seu produto, sem desviar o foco do internauta para outras coisas. 

Então, ele pode ajudar muito principalmente quando falamos de fotos de cosméticos e acessórios. Você pode usar os complementos de composição, mas manter um fundo neutro para deixar a foto mais profissional. 

 

Monte seu próprio mini estúdio

Montar um estúdio de fotografia pequeno para clicar os seus produtos é mais fácil e acessível do que parece. Inclusive, é possível encontrar estúdios prontos para fotos para e-commerce na internet. 

Você desembolsar uma pequena quantidade de dinheiro em um kit que será utilizado com muita frequência para potencializar as suas vendas. Com certeza vale o investimento.

Esses estúdios geralmente são compostos de uma luz e uma caixa branca e diferentes cores de fundo para dinamizar as suas produções. São chamados de estúdios portáteis.

 

Aprenda o básico de edição de foto

Você não precisa se transformar em um mago do Photoshop, mas entender um pouco sobre edição de fotos é realmente importante para produzir imagens mais profissionais. 

Se não quiser usar especificamente esse software, existem inúmeros aplicativos que permitem o tratamento da foto diretamente no celular, tornando o trabalho ainda mais fácil e ágil. 

Para aprender a usar essas ferramentas você pode encontrar inúmeros tutoriais na internet. São vídeos simples que ensinam os comandos básicos para deixar as suas fotos para e-commerce mais vistosas e elegantes. 

Pratique muito!

Não tenha medo de fotografar! Você só se sentirá mais seguro e confortável com isso conforme praticar. Por isso, comece o quanto antes! 

Aos poucos, tirar fotos de seus produtos se tornará uma atividade tão comum em sua rotina que você nem vai notar mais quando estiver fazendo. Pratique, inove e procure referências em sites como Instagram e Pinterest para ter mais ideias.

Confere Shop loja online grátis

Outros erros que você não pode cometer no seu e-commerce!

As fotos para e-commerce não são somente apenas importantes: são essenciais.

Através da imagem é que você consegue atrair a atenção do público. Afinal, disputar atenção com tantos sites e páginas não é uma tarefa simples!

Por isso, leve a sério as fotografias. Separe um dia da semana para clicar os produtos novos, faça fotos de todas as peças que estão chegando e aproveite para valorizar ainda mais o seu trabalho com as fotos para e-commerce.

Fotos mal produzidas é um dos principais erros que você pode cometer no seu e-commerce, comprometendo o sucesso dele. Confira nossa lista com outros 13 erros e evite dores de cabeça no seu negócio!

New call-to-action

Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.