14 dicas para abrir um restaurante com pouco dinheiro

Por Miriam Barros

Esse título parece pegadinha, mas acredite: não é! Realmente é possível abrir um restaurante com pouco dinheiro.

Trouxemos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a realizar o seu sonho de empreendedor!

O ramo da alimentação costuma ser muito competitivo, porque sabemos que comida é um produto que sempre será procurado. Afinal, enquanto houver fome, existirá a busca por uma boa refeição.

Os nichos são diversos, principalmente se pensarmos que existem clientes com muitas particularidades alimentícias.

Hoje em dia é comum vermos espaços voltados para diversos tipos de comida: saudável, vegetariana, vegana, sobremesa, mexicana, peruana, inglesa, americana, slow food, fast food, enfim... São tantas vertentes que, mesmo sem parecer, existe espaço para todo mundo!

Porém, sabemos que os primeiros passos para criar um negócio próprio são árduos, principalmente quando pensamos no custo do investimento.

Afinal, são vários gastos envolvidos: contratação de equipe, espaço, mão de obra, estoque, logística, gestão, marketing...

Sabemos, também, que o lucro de qualquer empreendimento não acontece logo após a sua abertura, salvo pouquíssimos casos.

Leva-se tempo para construir uma marca, um público, uma reputação... E enquanto isso não acontece, as contas não param de chegar.

Por isso, muitos empreendedores iniciam seus negócios com a conta no vermelho, contando com o desenvolvimento de seu restaurante para que, em algum momento, estes gastos sejam revertidos em lucro.

Com dedicação, paciência e organização, você poderá seguir estes passos rumo ao sucesso. Vamos lá? #ConfereAi!

Nova call to action

Neste post, você vai ver...

 

1. Pense na possibilidade de começar com delivery

Atualmente, com o boom dos aplicativos voltados para entrega de refeições, é comum nos depararmos com restaurantes que não possuem "unidade física", um lugar para clientes desfruratem a refeição fora de casa.

Com um orçamento limitado, é muito mais fácil começar trabalhando apenas com delivery, pois muitos gastos são evitados neste primeiro momento: garçons, decoração de ambiente, segurança etc.

Um negócio voltado para delivery pode ser operado dentro da cozinha de sua própria casa.

Através do serviço de entrega, você pode criar um público sólido e ir crescendo com o tempo.

Isso permite que, e um futuro próximo, você possa investir em uma unidade física do seu estabelecimento.

2. Opte por um cardápio pequeno

Acredite: clientes percebem quando estão pagando por um prato com ingredientes de "segunda".

Por isso, ao invés de investir em um cardápio longo, com diversos pratos que serão executados com ingredientes de qualidade duvidosa, aposte no certo: um cardápio reduzido, com um bom aproveitamento de ingredients, pode garantir receitas saborosas e que vão marcar o paladar dos seus clientes.

Dê preferência, também, a uma quantidade menor de itens que são perecíveis, pois o gasto de armazenamento e compra recorrente destes alimentos pode ser um problema para as suas economidas no início de seu empreendimento.

3. Seja realista

Isso é um fato: se o seu orçamento é limitado, você não pode se planejar para um investimento em um restaurante de grande porte.

Pense em uma balança que deve se manter em equilíbrio: o porte do seu empreedimento deve ser proporcional à quantia de dinheiro que você tem disponível para investir.

Obviamente, temos a tendência de sempre olhar adiante, o que é extremamente positivo em casos que necessitam de uma certa perseverança do empreendedor (ou seja, SEMPRE!).

Mas, não se desespere.

Se você buscar ser realista, calculista e não dar passos maiores que as pernas, certamente vai assistir seu restaurante crescer aos poucos, a medida em que sua receita também cresce.

4. Encantar os clientes é essencial

Atrair clientes novos é um custo muito maior do que manter um cliente antigo fiel.

Isso porque, quando existe um cliente que já demonstrou uma fidelização à você, é muito mais simples acompanhá-lo do que buscar ganhar novos clientes.

Até porque, convenhamos, quantas vezes você já teve uma boa experiência em um local e quis compartilha-la com seus amigos e familiares? Uma coisa puxa a outra!

Por isso, busque ter uma carteira de clientes com dados relevantes e mantenha-se próximo deles de diversas formas: oferecendo atendimento personalizado, entregando os famigerados "mimos" (o que, atualmente, é algo que pode resultar em respostas realmente positivas, pois as pessoas adoram divulgar este tipo de ação em redes sociais, por conta própria).

Este tipo de comportamento faz com que os clientes sintam-se queridos e reconhecidos por sua marca, resultando em seu retorno, seja de forma física ou virtual, a depender do seu tipo de estabelecimento.

Planilha controle de estoque

5. Saiba em quais horários o estabelecimento deve funcionar

A cada hora que passa, mais custos são adicionados às contas a pagar do seu estabelecimento.

Restaurantes que funcionam durante à noite inteira ou em mais de um turno acabam gerando mais custos como hora extra, água, luz, adicional noturno etc.

Por isso, reflita sobre a essência de seu negócio e pense se ele deve, de fato, abrir em mais de um turno, e se isso cabe dentro de seu orçamento.

Alguns restaurantes não abrem, sequer, todos os dias.

Então, é importante calcular os custos da sua operação como um todo, e chegar a um horário de funcionamento que não vá gerar prejuízos que impeçam o restaurante de crescer.

6. Estude as possibilidades de ser um franqueado

Dependendo do que o empreendedor de fato almeja com o seu restaurante, a possibilidade de ser um franqueado pode ser interessante.

"Depende" pelo fato de que muitas pessoas sonham em abrir um estabelecimento de um jeito único e planejado, de acordo com os seus interesses próprios em relação à ambiência, cardápio etc.

Mas, se você não for tão apegado à essas ideias e quiser apenas empreender sem tanto risco de errar, franquias são uma ótima opção.

Isso porque a marca que você vai trabalhar já é conhecida no mercado, ou seja, elimina-se o trabalho de construção da marca e branding.

Ao investir em uma franquia, você recebe todo o apoio necessário da empresa para que seu negócio seja rentável e um sucesso.

Existem milhares de franquias  à disposição para investimento e muitas delas costumam ter um custo baixo para serem abertas.

Essa opção pode ser muito mais acessível para o seu bolso, no fim das contas!

7. Procure investidores

Muitas vezes a ideia e o sonho de um empreendimento estão acompanhados de uma disposição financeira abaixo do mínimo necessário para torná-los realidade.

Por isso, para situações como essa, existem algumas opções:

- Amigos e familiares: se você possui pessoas que acreditam em sua ideia e possuem recursos para torná-la realidade, considere pedir por este investimento. Pessoas próximas tendem a negociar de forma menos burocrática e isso pode ser de grande ajuda no início de sua jornada.

- Crowdfunding: não são só seus amigos e familiares que podem acreditar na sua ideia. A partir do momento em que você divulga ela e cria um crowdfunding, qualquer pessoa pode ser um doador. As quantias doadas podem ser pequenas ou exorbitantes, o que importa é que no final você pode se surpreender com quanto apoio pode encontrar em crowdfunding.

- Investidor-anjo: algumas pessoas possuem dinheiro de sobra para investir em novos negócios. Alcançar estas pessoas e fazê-las acreditar em sua ideia é o fator decisivo para conseguir um investidor-anjo. Busque pessoas que estão relacionadas com o seu ramo, monte um bom planejamento de negócio, apresente-o e veja a mágica acontecer!

8. Invista nos equipamentos ideais

Cozinhar em um restaurante, para servir uma demanda espefícica, é muito diferente do que cozinhar em casa.

Por isso, você tem que pensar em investir nos equipamentos adequados para este tipo de operação.

Eletrodomésticos utilizados em casas comuns não dão conta do que é necessário para servir um público maior do que o número de pessoas que convivem com você.

O investimento em equipamentos adequados certamente é muito mais caro, e muitas vezes os empreendedores tendem a querer economizar neste processo.

Não faça isso!

Se você quer oferecer um serviço e produto de qualidade, realmente precisa investir nos melhores equipamentos para que a operação possa fluir.

Produtos de má qualidade podem parecer baratos no ato da compra, mas eles vão quebrar com mais facilidade, requerindo manutenções constantes, ou seja, mais gastos.

Por isso, pense sempre que por mais exorbitante que o custo seja, é necessário seguir pelo caminho certo, sem buscar alternativas baratas para compensar o trabalho principal de seu estabelecimento, que é criar refeições de qualidade para seus clientes.

Planilha Controle de cartões

9. Trabalhe o seu marketing

As redes sociais se tornaram, cada vez mais, um espaço aberto para que diversas marcas possam se promover.

Com um custo reduzido, a internet se mostra o ambiente ideal para aqueles que não possuem tanto dinheiro para investir nas chamadas mídias tradicionais (televisão, rádio, jornal).

A internet também possui outras vantagens em relação à estas mídias, como a facilidade de criar uma segmentação mais elaborada para o público que você deseja atingir.

Cada rede social possui suas regras e possibilidades de direcionamento. Algumas mais complexas do que as outras, mas sempre é possível segmentar sua mensagem por localização, sexo, idade, interesses etc.

Por isso, considere criar uma página no Facebook, um perfil no Instagram, e abuse da linguagem visual: cada vez mais, os formatos de vídeo e imagem ganham mais ênfase no consumo e no dia a dia dos internautas, e você pode utilizar isso a seu favor com fotos atraentes de refeições que forem criadas em seu estabelecimento.

Também é interessante dividir com sua audiêcia um pouco do dia a dia no restaurante, mostrando a equipe, preparações de pratos e momentos descontraídos para humanizar a sua marca.

Com o tempo você vai perceber qual é o perfil de seu público e adaptar a linguagem da sua marca para estas pessoas!

10. Especialize-se antes de começar!

Não é necessário investir grandes quantias de dinheiro para se especializar a área do empreendedorismo e alimentação.

É interessante buscar conhecimento nestes dois ramos para que você possa ter controle e consciência dos passos que está dando em seu negócio.

Busque em sua cidade os cursos, workshops e especializações disponíveis. É neles que você vai encontrar dicas valiosas, além de trocar ideias com pessoas inseridas no mercado e que podem te auxiliar com soluções que você não havia pensado por conta própria.

Estes cursos também vão te auxiliar a lidar com problemas de finanças no futuro!

11. Afaste-se dos negócios que estão em moda

Yogurte frozen, paleterias mexicanas... São negócios que, durante um certo período de tempo, estouraram no país.

Em todo lugar que se andava, era possível encontrar diversos estabelecimentos voltados pra este tipo de produto.

O problema é que, por ser moda, a quantidade de estabelecimentos realmente foi muito grande, só que a busca durou somente enquanto a moda estava em alta.

A partir do momento em que as vendas foram caindo e os públicos se esvaindo, estes estabelecimentos desapareceram.

É possível, obviamente, lucrar muito durante o período de moda.

Mas o que é mais vantajoso? Um lucro esporádico, pontual, e que não se repete, ou um lucro consistente, balanceado e duradouro?

Lucros pontuais e efêmeros podem se transformar em prejuízo muito rápido. Por isso, se você for investir, fuja de negócios que estão na moda.

12. Não limite as formas de pagamento

Hoje em dia, muitas pessoas andam apenas com cartões no bolso.

A sensação de insegurança em andar com dinheiro vivo na carteira tem crescido cada vez mais, além da dificuldade de, muitas vezes, conseguir troco exato para o valor que está sendo gasto.

Aceitar cartões em seu estabelecimento significa garantir mais vendas. A partir do momento em que você só aceita dinheiro, muitas vendas são perdidas por limitar as opções de pagamento do cliente.

Atualmente existem diversos planos e maquininhas ideais para quem possui um negócio pequeno.

Elas são fáceis de manusear e muitas sequer cobram taxa de aluguel, tornando a maquininha uma propriedade do empreendedor.

Por isso, avalie as opções disponíveis e encontre a maquininha ideal para o seu negócio, mas não deixe de aceitar cartões!

13. Coloque a mão na massa

Faz parte dos custos de um estabelecimento o investimento em uma equipe preparada.

Se você optar por um estabelecimento comercial físico, você terá de arcar com segurança, garçom, cozinheiros, profissionais de limpeza, caixas etc.

Isso tudo custa dinheiro e muitas vezes este dinheiro não está disponível em sua conta.

Por isso, no início, é muito provável que você precise fazer parte de alguns setores do seu estabelecimento, principalmente se você optar por trabalhar apenas com delivery.

Por isso, se você não sabe cozinhar ou atender bem um cliente, está na hora de começar a treinar para se tornar expert nessas tarefas!

A sua aproximação dos processos é essencial para manter o nível de qualidade desejado.

É através de seu olhar que você poderá moldar a política de seu estabelecimento e, quando ele crescer, você terá os processos na ponta da língua, compreendendo todos os pontos dele!

14. Controle as suas vendas!

A partir do momento em que você perceber que o seu negócio está indo de vento em popa, a quantidade de vendas irá crescer notavelmente.

Isso é um ponto extremamente positivo e o ideal é continuar no ritmo para que este número cresça cada vez mais.

Porém, é igualmente importante ter consciência se estas vendas estão sendo, de fato, pagas pelas operadoras de cartão que você contratou.

Pois, não adianta vender muito e receber pouco, correto? E é isso o que acontece com muitos empreendedores que não possuem o controle ideal de suas vendas.

Para tal, é válido pensar em investir em soluções como a Confere: uma plataforma de conciliação bancária e conferência de vendas voltada para os pequenos e médios empreendedores do Brasil.

Com a Confere, além de saber se o que a operadora alegou que te pagaria realmente caiu em sua conta, você pode acompanhar as taxas cobradas por elas, sabendo se elas estão sendo de fato seguidas como foram acordadas.

Além disso, é possível ter uma visão do futuro de seu negócio, principalmente em vendas parceladas, que muitas vezes confundem o gestor por não ter controle de quanto certos pagamentos vão cair.

Essa visão do futuro auxilia o controle do seu fluxo de caixa e te permite pensar além, nos investimentos possíveis de serem feitos em seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre a Confere? Assista na prática como a nossa plataforma funciona!

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Ufa... Chegamos ao final de nossas dicas e esperamos que elas sejam de grande valor para o seu momento atual.

Lembre-se que o caminho para empreender, principalmente no Brasil, é árduo e complicado, mas se você tiver um planejamento estratégico claro e um objetivo sólido em mente, você poderá alcançar o seu sonho de empreender antes mesmo do que imagina.

Lembre-se de seguir essas dicas e mãos à obra!