18 planilhas de gestão grátis para sua loja!

Por Miriam Barros

A administração de uma empresa precisa de processos consistentes e eficientes, que facilitem o trabalho, e mitiguem erros. Nessa seara, as planilhas são excelentes suportes para gerenciar sua loja. Para lhe apoiar, separamos algumas opções grátis!

A divisão de uma empresa por departamentos lhe ajudará a ter uma visão panorâmica do negócio e de cada ponto focal.

Entretanto, nem toda loja dispõe de tecnologias, equipes ou expertise suficiente para realizar estas tarefas, o que pode até ser um motivo para a falência precoce.

Ciente deste gargalo, neste artigo, disponibilizamos 18 planilhas gratuitas para te auxiliar na gestão do seu negócio e possibilitando uma melhor organização dos dados.

Continue lendo e veja como as planilhas vão deixar sua rotina mais produtiva ao ajudar a gerenciar sua loja.

 

Planilhas gratuitas: a importância de uma gestão organizada

As planilhas são excelentes ferramentas para os gestores. Por meio de seus cálculos programados, as chances de erros são menores.

Além disso, nenhuma informação de venda, de produção, de transações com fornecedores, de fluxo de caixa e de controle de estoque serão perdidas.

Para longo prazo, estes dados podem ser utilizados para criar estratégias e aumentar o sucesso do negócio.

As planilhas apresentadas a seguir foram desenvolvidas pela Confere Shop. Para acessá-las, basta preencher o formulário que você receberá pelo e-mail.

Assim, veja 18 planilhas de gestão inteiramente gratuitas que podem impactar positivamente na rotina da sua empresa.

 

  • Planilha de Gestão de Loja Online

A planilha de gestão de loja online dispõe de funcionalidades práticas para os lojistas gerenciarem por completo seus empreendimentos.

Nesta planilha, você acompanha:

  • Resultados do mês: acompanhe números de novos visitantes, tráfego, pedidos, faturamento e ticket médio da sua loja online;
  • Análise geral: visualize em gráficos dinâmicos os resultados da sua loja online para gerar insights para novas ações;
  • Planos de ação: mapeie todos os pontos necessários para criar novas ações estratégicas para implementar em sua loja;
  • Cronograma de ações: calendário anual para você acompanhar a implementação de cada ação realizada.

 

  • Planilha para Fechamento Mensal

Com a planilha para fechamento mensal, você vai conseguir realizar seu fechamento de caixa todos os meses e acompanhar tranquilamente o rendimento do seu negócio.

Para comerciantes que vendem pelo Mercado Livre e outros Marketplaces, basta inserir seus dados e calcular seu ticket médio nestas plataformas também.

O que você vai encontrar na Planilha para Fechamento Mensal:

  • Introdução: nessa aba você vai encontrar instruções de uso e descobrir como pode criar uma loja virtual gratuita e com mensalidade ZERO;
  • Vendas: insira valores de suas vendas em loja virtual e marketplaces;
  • Custo em mídia paga: acompanhe seus gastos de investimento em tráfego pago no Facebook, Instagram, Google Ads e mais;
  • Gráfico: visualize melhor o rendimento da sua empresa e saiba onde pode investir e onde deve cortar custos.

 

  • Planilha de Planejamento de Conteúdo

Com a planilha de planejamento de conteúdo, você vai organizar seu calendário de publicações, orçamentos de campanha, cronograma e documentar personas. 

Dentre as planilhas de gestão gratuitas aqui apresentadas, essa é fundamental para o marketing!

Dessa forma, suas campanhas serão mais assertivas e estratégicas, e a jornada do seu consumidor pelos conteúdos de cada etapa do funil de conversões será fluida.

O que você vai encontrar na planilha:

  • Buyer Persona: entenda quem é o seu cliente ideal e trace suas principais características e personalidade;
  • Insight de conteúdos: crie um acervo de ideias para conteúdos com tema, etapa de jornada, objetivos, persona, formato, fontes/referências e mais;
  • Cronograma: acompanhe suas publicações e resultados com um cronograma bem organizado;
  • Budget: calcule e controle orçamentos de suas campanhas.

 

  • Planilha de Controle de Vendas

Na planilha de controle de vendas, você vai conseguir controlar todas as vendas – incluindo dados de vendas em cartão à vista e parceladas – e fazer um controle mensal.

Nela, é possível cadastrar vendas realizadas no seu negócio com número de pedido, quantidade, produto, preço unitário, data de venda e data de entrega.

Veja o que mais você vai encontrar:

  • Instruções: passo a passo de como alimentar e tirar grande proveito da sua planilha de controle de vendas.
  • Tabela de cadastro de vendas: cadastre cada venda realizada com todos os dados necessários para realizar o melhor controle possível.
  • Tabela de financeiro: cadastrar todas as vendas feitas em cartão e incluir dados de cada parcela.
  • Abas com todos os meses do ano: mantenha um controle de vendas centralizado do ano inteiro.

 

  • Planilha de Precificação de produtos

A planilha de precificação de produtos dispõe de recursos para mapear a produção da empresa.

Com o detalhando matéria prima, calcular o rateio dos custos fixo e totais para definir o preço de venda de cada item.

Poderá também destrinchar os materiais e tempo necessários para a produção de cada um deles, calculando a capacidade de produção da sua empresa.

Veja o que mais há na planilha:

  • Introdução: nesta aba você vai encontrar algumas instruções de uso sobre como aproveitar a sua planilha de precificação;
  • Empresa: sessão para cadastrar os produtos feitos na empresa e calcular os custos fixos;
  • Capacidade de produção: calcule a sua capacidade de produção para saber quanto tempo disponível a sua empresa tem e qual o saldo desse tempo;
  • Custos e preço: a partir dos custos fixos, você vai calcular o custo total de sua produção e, por último, preencher a tabela da aba preço para chegar ao seus valores finais.

 

  • Planilha de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Com a planilha de DRE Confere, você vai realizar sua demonstração do resultado do exercício. Além de conseguir cadastrar os impostos necessários.

Na planilha há:

  • Impostos: espaço para cadastrar os impostos necessários para o DRE;
  • DRE: demonstrativo consolidado do DRE da sua empresa, com visualização fácil de todos os meses do ano;

 

  • Planilha de Entrada de Documentos

Com a planilha de Entrada de Documentos, você terá um checklist para controlar a entrada dos documentos mensais de todos os seus clientes.

Essa é outra ótima opção em nossa lista de planilhas gratuitas para trazer mais eficiência e organização na gestão de seu negócio.

Como código, CNPJ, Razão Social, endereço completo, senha do INSS, Certificado digital e muito mais.

O que você vai encontrar na Planilha de Entrada de Documentos:

  • Informações do cliente: você vai poder preencher uma ficha cadastral para cada cliente com suas principais informações;
  • Checklist dos principais documentos: tabela com os principais documentos mensais a serem enviados pelos seus clientes;
  • Controle de entradas de documentos mensal: tabela com todos os meses do ano para que o controle de entrada de documentos seja organizado e constante;
  • Espaço para novos documentos: está faltando algum documento na tabela? Fique à vontade para inserir quantos quiser.

 

  • Planilha de Modelo de Folha de Pagamento

Com a planilha de Modelo de Folha de Pagamento, é possível cadastrar todos os funcionários da empresa em departamentos, salário bruto, vale transporte, INSS, IRPF.

Pode-se também calcular o total de descontos, salário líquido, 13º mais férias e IRPF (13º + Férias). 

O que você vai encontrar na Planilha de Modelo de Folha de Pagamento:

  • Instruções: todas as instruções para utilizar da melhor forma a sua planilha de modelo de folha de pagamento gratuita;
  • IRPF e INSS: espaço para cadastrar o INSS (mínimo, máximo e alíquota) e o IRPF (mínimo, máximo, alíquota e parcela a deduzir);
  • Cadastro de departamentos: espaço para cadastrar todos os departamentos da sua empresa;
  • Modelo final: tabela que reúne o cálculo de pagamento de todos os funcionários, incluindo 13º e férias.

 

  • Planilha de Contas a Pagar

Com a planilha de Contas a Pagar, você vai discriminar os pagamentos com vencimento no dia, pagamentos a vencer e vencidos. 

Também vai poder preencher os dados de fornecedor, descrição de item, valor da parcela a ser paga no mês atual.

Veja o que mais há na planilha:

  • Impressão: tabela para ser impressa com controle de contas a pagar do mês vigente;
  • Instruções: aba com todas as instruções de uso da sua planilha de contas a pagar;
  • Tabela por mês: a mesma tabela distribuída por todos os meses do ano;
  • Dados dos pagamentos: espaço para inserir dados de fornecedor, descrição de item, valor da parcela a ser paga no mês atual, data do vencimento da parcela do mês atual, data efetiva de pagamento da parcela em questão.

 

  •  Planilha de Planejamento Estratégico

Com a planilha de Planejamento Estratégico você poderá analisar o cenário da sua empresa, traçando seus objetivos, estratégias, e um plano de ação por área.

O que você vai encontrar na planilha:

  • Cenário: análise SWOT: suas principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças serão o norte para as próximas etapas do planejamento.
  • Objetivos: espaço para traçar objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • Estratégias e Plano de Ação: a partir dos objetivos, você vai definir as estratégias e bolar um plano de ação para fazer acontecer.
  • Atribuição por área: espaço para atribuir a cada área da empresa tarefas com objetivos específicos.

É fundamental incluir essa ferramenta em sua lista de planilhas gratuitas de gestão para trazer uma visão mais estratégica para o negócio.

 

  •  Planilha Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)

Aqui, você vai conseguir alimentar uma planilha com dados de funcionários ou fornecedores e incluir os rendimentos tributáveis, isentos e pagos no exterior em cada mês do ano.

O que você vai encontrar na Planilha DIRF:

  • Instruções: na aba voltada para você saber como utilizar a sua planilha da melhor forma;
  • Planilha DIRF para pequenas empresas: cadastre funcionários e fornecedores com seus respectivos CPF ou CNPJ e expanda a planilha com os rendimentos tributáveis, isentos e pagos no exterior em cada mês para visualizar o total.

 

  •  Planilha de Capital de Giro

Com a planilha de Capital de Giro, você cria uma estimativa de estoque inicial e de caixa mínimo considerando as saídas.

Além disso, poderá calcular a necessidade líquida de capital de giro da empresa e fazer o controle de contas a pagar, com a porcentagem, número de dias e média ponderada em dias.

Na planilha você vai poder conferir:

  • Instruções: dicas para que você possa alimentar a sua planilha de capital de giro e aproveitá-la ao máximo;
  • Estimativa de Estoque Inicial: cálculo de estoque inicial a partir de dados como item, descrição, quantidade, preço de compra e valor total.

 

  • Planilha de Fluxo de Caixa

Essa é uma das planilhas de nossa lista ideais para organizar as finanças da empresa, pois você pode cadastrar recebimentos, fazer a gestão de pagamentos e acompanhar o fluxo de caixa periodicamente.

Na Planilha de Fluxo de Caixa você terá:

  • Instruções: todos os pontos para você explorar ao máximo a sua planilha gratuita de Fluxo de Caixa;
  • Recebimentos e pagamentos: tabela para cadastrar todas as entradas e saídas do seu negócio com data, histórico, conta, receita, despesa e status;
  • Diário e Mensal: visualização do caixa com os valores previstos e realizados por dia (no caso do diário) e por semana (no caso do mensal);
  • 1º e 2º semestre: total em caixa dos dois semestres do ano, com total de entradas e saídas, saldo anterior, saldo acumulado, empréstimos e saldo final.

 

  •  Planilha de Controle de Férias

Ao cadastrar seus funcionários e o lançamento de férias, automaticamente, essa planilha fará o cálculo do valor de férias líquido de cada colaborador.

Na planilha, você vai poder fazer o:

  • Cadastro de funcionários: cadastre seus funcionários com nome, data de contratação, saldo de férias e pendências de férias.
  • Lançamento de férias: controle o lançamento das férias de cada funcionário com nome, saldo de férias, data de início e término da licença, quantidade de dias de férias e novo saldo de férias.
  • Cálculo de férias: com base nos fatores que influenciam as férias, visualize o valor líquido das férias de cada funcionário com cálculos do valor total de férias, 1/3 das férias, abono pecuniário, 1/3 do abono pecuniário e INSS.

 

  •  Planilha de Controle de Estoque

Com a planilha de Controle de Estoque, é possível cadastrar itens, acompanhar o movimento e controlar as entradas e saídas dos seus produtos.

Além de ver de perto a movimentação de estoque com data, item, unidade de medida, tipo, quantidade, valor unitário, valor total e código de identificação.

Na planilha você poderá incluir:

  • Cadastro de itens: cadastrar cada item do seu estoque com sua respectiva unidade de medida.
  • Entradas e saídas: cadastrar tudo o que entrou e saiu do estoque da sua empresa.
  • Controle: dados consolidados das tabelas de cadastro de itens, entradas e saídas e movimentação de estoque.

 

  • Planilha de Antecipação de Recebíveis

Está em busca de uma planilha para controlar melhor as suas antecipações de recebíveis?

Nesta aqui, você poderá realizar análises de custos e rentabilidade a partir do valor de venda, parcelas, tarifa de transação e tarifa de antecipação.

Calcular o prazo e o valor de cada recebível e visualizar o total de recebimento, além de receber sugestão de novos valores de vendas com repasse de juros.

Nessa planilha você terá:

  • Análise de custos e rentabilidade: cálculo a partir do valor de venda, parcelas, tarifa de transação e tarifa de antecipação, com resultado em custo de antecipação total;
  • Prazo e valor de cada recebível: tabela que vai te mostrar quando e quanto você vai receber por cada parcela de sua venda, com a taxa de antecipação de recebíveis aplicada;
  • Sugestão de novo valor: sugestão de novo preço de venda para que você não prejudique o caixa da sua empresa com os custos de antecipação e repasse de juros.

Está gostando de nossas planilhas de gestão? Temos mais duas para você!

 

  •  Planilha de Conciliação de Cartões

Nesta planilha, você cadastra vendas em débito, crédito à vista e crédito parcelado, recebimentos com data prevista para parcelas futuras e separados por adquirente.

Adicione as taxas acordadas com cada operadora de cartão para cada modalidade de venda e transferência e a planilha fará o cálculo automático com base nos dados inseridos.

O que você vai encontrar na Planilha de Controle de Cartões:

  • Introdução: nesta aba você vai encontrar algumas instruções de uso sobre como aproveitar a sua planilha de controle de cartões.
  • Taxas: para cadastro de taxas para principais adquirentes. Você pode adicionar outras adquirentes nessa sessão, elas serão lidas na base de dados.
  • Base de dados: nessa seção, você vai adicionar todas as vendas realizadas com data, operadora, valor e parcelas (se houver).
  • Previsão de pagamentos: essa aba será alimentada a partir do que você insere nas outras abas e vai te mostrar os recebimentos de dois dias anteriores, o dia atual e dois dias posteriores.

 

  •  Planilha de Conciliação Bancária

A planilha de Conciliação Bancária facilita o seu controle interno com os extratos do banco e informações sobre o responsável pela conferência bancária.

Cadastrar o saldo inicial, despesas e receitas, o saldo disponível e organizar os dados para prestação de contas são alguns dos pontos que você terá acesso.

Na planilha você vai ver:

  • Introdução: nesta aba você vai encontrar algumas instruções de uso sobre como aproveitar a sua planilha de conciliação bancária.
  • Aba de conciliação: tabela com os campos necessários para a sua conciliação – banco, agência, conta corrente, saldo inicial, espaço para inserção de receitas e despesas e saldo final que será calculado automaticamente após alimentar a planilha.

Conclusão: como gerenciar sua loja com planilhas

A gestão de uma loja está longe de ser uma tarefa simples, mas ela pode ser prática e eficaz com o apoio de planilhas!

Com todas as informações organizadas, as lideranças que cuidam da gestão conseguem dar passos seguros e estratégicos com base em seu histórico e dados.

Em outras palavras: as planilhas são ótimas ferramentas e um primeiro passo para te ajudar a gerenciar sua loja e otimizar resultados. E, se estiver pronto para impulsionar a gestão de sua loja com inovação, que tal conhecer alguns dos recursos avançados da Confere? Até a próxima!