3 passos para criar a cultura de uma empresa

Por Miriam Barros

Muito se fala sobre criar uma cultura de uma empresa, especialmente agora que o mercado está cada vez mais acirrado e competitivo.

Afinal, com uma cultura sólida e estabelecida, uma empresa consegue manter um melhor desempenho e posicionamento diante do mercado e da concorrência. Por essa razão, a construção desse fator é fundamental.

No entanto, apesar de que muitas empresas encaram a construção de uma cultura organizacional como algo simples, esse processo na verdade é cheio de desafios.

Basta olharmos para grandes empresas com culturas organizacionais solidificadas, como o próprio Google, e percebemos a complexidade para elaborar uma cultura forte.

Já a falta de elaboração de uma cultura pode desmotivar colaboradores, prejudicar negativamente o clima organizacional e até mesmo impedir que a empresa se desenvolva com eficácia no mercado.

Por essa razão, neste post nós iremos explicar como é possível criar uma cultura organizacional que seja sólida e siga os princípios do seu negócio de maneira eficiente. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando neste post!

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1- Comece pelos objetivos

Antes de qualquer coisa, ter metas e objetivos claros e definidos será a base para a construção de uma cultura de alta performance.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma empresa de caldeiraria industrial: o que a sua empresa deseja alcançar? Quais serão os recursos para o cumprimento das metas? Quais as competências mais prezadas para a realização das metas?

Especialmente se o seu ramo de atuação é muito competitivo, ter metas e objetivos bem definidos pode ser o fator-chave para se destacar!

2- Fortaleça a liderança

De nada adianta tentar desenvolver uma cultura organizacional, se não há as pessoas para inspirar e ser o reflexo dos princípios do negócio, certo?

Sendo assim, o próximo passo para criar uma cultura fortalecida é desenvolvendo uma liderança forte entre os líderes da empresa, para que os mesmos consigam atuar de forma sincronizada e engajar os colaboradores da melhor maneira.

E para isso, é extremamente necessário ter um treinamento eficiente que os capacitem a assumir essa responsabilidade e aperfeiçoem a sua tomada de decisão.

Além disso, se sua empresa atua no ramo de cadeira elevador, também é importante que os líderes saibam sobre todos os processos internos e externos ao segmento.

3- Encoraje a comunicação

A comunicação será um dos principais aspectos para estabelecer uma boa cultura dentro da empresa.

Por meio de uma comunicação otimizada, é possível realizar feedbacks constantes, diminuir ruídos de informações, alinhar as expectativas, desenvolver pessoas, compartilhar ideias, e muito mais.

E nos dias de hoje, os programas que otimizam a comunicação não faltam. Se sua empresa fabrica produtos como lavadora de piso, por exemplo, é possível achar uma gama de sistemas no mercado, como o CRM, Google Hangouts, Zoom, ERP, dentre outros.

Agora que você já sabe como é possível criar uma cultura de sucesso dentro da sua empresa, o que acha de seguir esses passos agora mesmo? 

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.