3 passos que você precisa seguir para uma boa gestão financeira

Por Miriam Barros

O dia a dia de um pequeno negócio pode ser extremamente estressante. Afinal de contas, um empreendedor precisa lidar com diversos obstáculos em seu dia a dia, tudo isso além de dedicarem os seus esforços em diversos departamentos, incluindo o setor financeiro.

Especialmente para os novos empreendedores, a gestão financeira é processo mais complexo para ser administrado.

No entanto, ela não deixa de ser essencial, uma vez que permite que a empresa possa desenvolver-se de maneira sustentável e crescer no mercado.

Sendo assim, é fundamental ter a atenção nas finanças redobrada e garantir que seu patrimônio e investimentos estejam sempre disponíveis para ter as melhores tomadas de decisão e direcionar as estratégias.

Mas como fazer isso? Se você deseja ter uma boa gestão financeira, então nós preparamos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Fluxo de Caixa Grátis

1- Utilize softwares de gestão financeira

Uma dica essencial e que pode salvar muitos empreendedores são os softwares de gestão financeira. Por sua vez, eles possuem o objetivo de controlar suas finanças de forma mais otimizada e sem burocracias.

Com os softwares de gestão financeira, é possível analisar quais foram todas as movimentações ocorridas em um determinado período e ainda saber quais os investimentos e despesas que demandam mais gastos. Veja alguns exemplos de softwares importantes abaixo:

 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que acompanha e gerencia as entradas e saídas (despesas, custos, investimentos, receitas, etc) do seu negócio.

Por exemplo: se o seu negócio atua com modernização de elevadores, é possível verificar quais foram os custos com mão-de-obra em determinado período, linhas de produção, manutenção dos equipamentos, entre outros.

 

Capital de giro

Outra ferramenta de gestão financeira muito útil é o capital de giro. Ele se trata de uma reserva de capital que fica armazenada, para que o negócio consiga desenvolver suas atividades.

Se você atua com cabeamento estruturado, entre outros, há uma diversidades de investimentos necessários para que a empresa consiga funcionar com rapidez e agilidade. Por isso, o capital de giro é essencial.

New call-to-action

2- Se auxilie com um profissional contábil

Não podemos deixar de falar que os profissionais contábeis são indispensáveis se você deseja alcançar o sucesso em sua gestão financeira.

Além disso, algumas tarefas financeiras podem ser otimizadas por um contador, como, por exemplo, o cálculo do imposto de renda (IRPJ), o gerenciamento de dados da escrituração contábil, entre outros.

Ou seja, se sua empresa trabalha com a venda de porca gaiola, por exemplo, o profissional contábil pode ser um grande auxílio para o sucesso do seu negócio.

3- Faça uma gestão adequada dos fornecedores

Por fim, verifique também sua lista de fornecedores. Essa costuma ser uma das principais razões pelo qual os empreendedores gastam do que o necessário.

Procure sempre se manter atualizado sobre os melhores fornecedores do seu ramo. Uma dica é sempre buscar indicações e recomendações. Assim, você consegue economizar e ter matérias-primas com maior qualidade e custo-benefício.

Agora que você já sabe como é possível ter uma boa gestão financeira, o que acha de aplicar essas dicas e ter sucesso em seu negócio?

Planilhas

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.