3 tendências da indústria que você precisa saber

Por Miriam Barros

O ramo industrial está crescendo e se destacando cada vez mais. Mesmo diante da crise causada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, muitas tecnologias já foram desenvolvidas para que as empresas desse setor pudessem se desenvolver no mercado com mais otimização.

Ou seja, a inovação já está na porta de entrada para muitas revoluções no setor industrial. Essas tecnologias vão ser a favor para o aumento na entrega de resultados e nos processos internos da empresas.

Para você ter uma ideia, a consultoria International Data Corporation (IDC) já previu que até 2021, pelo menos 50% de todo PIB (Produto Interno Bruto) mundial será digitalizado, estimulado pela transformação dos negócios.

E grande parte dessa revolução será dado pela quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0.

Em uma indústria que fabrica cesta de natal para empresas, a indústria 4.0 poderá transformar máquinas e equipamentos em dispositivos integrados à internet.

Além disso, o uso da inteligência artificial também fará com que “robôs” façam grande parte das tarefas operacionais.

Mas vamos falar melhor sobre as principais tendências sobre a indústria ao longo do post. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando!

New call-to-action

1- Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tecnologias que vai crescer nas próximas décadas. Ela é fundamental dentro da indústria 4.0, pois irá ser o alicerce da fabricação de robôs e dispositivos automatizados.

Muitas máquinas e sistemas já operam sozinhos e sem interrupções graças a Inteligência Artificial, e no futuro, a tendência é que essa ciência intervenha em muitas tarefas operacionais e ocupe o cargo de muitos profissionais nos próximos anos, alterando a paisagem no mundo dos negócios.

2- Internet das Coisas

Outra tecnologia que chegou para ficar é a Internet das Coisas. De acordo com a Gartner, instituto de pesquisa, a previsão é que cerca de 20 bilhões de objetos serão conectados à internet.

E a ideia da Internet das Coisas é justamente essa. Imagine que uma indústria de ímã de neodímio poderá controlar as suas máquinas diretamente pela web. Incrível, né?

E esse avanço irá ampliar ainda mais os horizontes no mercado de trabalho. No futuro, muitas indústrias poderão atuar sem a necessidade de mão-de-obra.

3- Cibersegurança

Uma das principais tendências sobre a indústria será o aumento da segurança. Ao mesmo tempo em que as fábricas vão se tornando mais digitais, o risco de ataques cibernéticos e hacks diversos também aumenta.

Com a utilização da Inteligência Artificial, junto ao Big Data e outras tecnologias digitais, qualquer sistema pode estar vulnerável a ataques mal intencionados.

Indústrias de catalisador para tinta podem ter modificações nas máquinas que funcionam via internet, por exemplo.

Por essa razão, esse cenário mostra o quanto será importante o papel dos especialistas em cibersegurança!

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.