4 passos para começar a empreender

Por Miriam Barros

O calendário de final de ano de muitos brasileiros é marcado por sonhos, metas e objetivos a serem alcançados no ano seguinte.

Com isso, o empreendedorismo é visado como uma alternativa para conquistar a liberdade profissional e eliminar o fantasma do desemprego. 

Por essa razão, o Brasil é conhecido como o país do ‘’empreendedorismo por necessidade’’, no qual a grande parte dos profissionais buscam abrir um negócio durante o período de desemprego ou até mesmo para sustentar suas famílias. 

No entanto, antes de abrir um negócio, é fundamental elaborar um bom planejamento e avaliar quais são as reais necessidades do mercado.

Afinal, trata-se de uma atividade complexa, portanto, qualquer erro pode prejudicar o futuro do seu empreendimento. 

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar sobre alguns passos simples e práticos que você pode aplicar para ter sucesso ao empreender!

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1. Estude o seu mercado

Que o mercado é extremamente dinâmico e competitivo não é uma novidade, certo? Por isso, é fundamental acompanhar as principais mudanças mercadológicas e os elementos inseridos no seu nicho de mercado. 

Com isso, estude sua concorrência, os hábitos de consumo do seu público-alvo, como o seu produto se comporta perante os demais, o que a sua marca pode oferecer de diferente, entre outros.

Isso vale para qualquer nicho, até mesmo os mais específicos, como a fabricação de etiqueta código de barras, entre outros.

Para isso, faça uma pesquisa profunda para realmente se tornar um especialista e uma referência no assunto.

Não fique chateado ou até mesmo desmotivado caso o mercado mostre uma alta competitividade. Esse é o momento ideal de tornar isso uma vantagem. 

2. Tenha um objetivo 

Outro ponto importante para abrir um negócio do zero é ter um objetivo. Afinal, estamos falando de uma empresa que deve - e pode - gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Mas, para isso, é necessário saber onde se quer chegar. 

Dessa forma, alguns empreendedores estipulam metas a cada 6 meses. Mas lembre-se que, se você quer criar uma empresa de adesivos para parede, entre outros segmentos, é fundamental ter um objetivo maior, ou seja, o que realmente deve ser alcançado. 

As metas, por sua vez, podem servir como degraus para definir o caminho que deve ser percorrido pelo seu negócio.

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3. Crie produtos e serviços interessantes 

Para ofertar produtos e serviços é necessário que haja uma demanda qualificada. Ou seja, o mercado deve apresentar pessoas que realmente consomem determinados produtos ou serviços. 

Com isso, você, empreendedor, deve criar algo que atenda a essa demanda da sociedade. Para isso, construa uma boa relação com o público-alvo da sua marca e avalie quais são suas principais necessidades.

Depois, ofereça algo que resolva esses problemas, como uma empresa de tratamento de água, por exemplo!

4. Crie sua lista de e-mails

Por fim, vale ressaltar ainda que o relacionamento com o cliente é a base do sucesso de qualquer negócio.

Inclusive, uma lista de mailing é uma das estratégias mais valiosas para fazer com que sua marca cresça de forma sustentável. 

Portanto, após criar um site para o seu negócio, comece a captar os dados de contato dos usuários que acessaram a sua página. Assim, é possível enviar promoções, conteúdos interessantes, descontos, entre outras possibilidades. 

Agora que você já sabe sobre os passos para começar a empreender com sucesso, o que acha de segui-los e se destacar?

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.