5 dicas para melhorar a performance do seu e-commerce

Por Miriam Barros

O e-commerce é uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos e a tendência é que ele continue em alta.

Isso porque, a pandemia, trouxe a compra online como um recurso muitas vezes básico e comum dentro do cotidiano das pessoas. 

Diversos vendedores começaram a aderir essa ideia, já que na internet existe um grande mercado para venda de variedades, que vão desde uma bucha de nylon até canecas de cerveja especiais. 

Ou seja, grande parte dos lojistas possuem um mercado amplo para explorar. Porém, é sempre preciso ficar de olho, afinal, quanto mais pessoas entram para esse ramo, maior acaba sendo a concorrência. 

Pensando nisso, é fundamental ficar de olho em como é possível melhorar a sua performance e fazer com que seu e-commerce tenha resultados melhores, então separamos 5 dicas que podem te ajudar a se destacar dentro deste mercado. 

1. Simplifique o que pode ser complicado

Uma das grandes vantagens do e-commerce aos olhos do grande público é a sua imensa praticidade e facilidade na hora de realizar suas compras e escolher quais serão seus produtos de forma extremamente rápida. 

Então, é sempre importante dentro de um e-commerce, aderir a essa prática, quanto mais fácil for para o cliente conseguir visualizar aquilo que ele deseja e suas opções, mais será agradável aos olhos dele. 

Busque sempre trazer esse recurso fazendo com que o processo de compra se resolva em, no máximo, 3 a 4 cliques, evitando complicações e deixando tudo mais sucinto e objetivo. 

 

2. Crie um site funcional e responsivo

A segunda dica que podemos dar é que o investimento no site é quesito fundamental para qualquer e-commerce. Seu site é a sua loja, sua vitrine, então é sempre preciso que ele responda bem e tenha um designer correspondente com sua marca. 

Se você trabalha com batedeira industrial, por exemplo, procure cores e informações que sejam correspondentes a esta área. Faça artes e deixe seu ambiente pronto para atender principalmente seu público-alvo

Quanto melhor funcionar e mais bonito for sua página, mais as pessoas se sentirão atraídas pelos seus produtos, aumentando a chance de conversão. 

 

3. Capriche nas fotos e no tratamento da imagem de seus produtos

O terceiro ponto que vamos destacar é justamente a parte visual, boas fotos rendem ótimos resultados, então se você deseja chamar mais atenção e ter seus produtos no topo das avaliações, é preciso caprichar nos cliques. 

Invista em equipamentos semi ou profissionais, ou contrate alguém da área para realizar as fotos, colete ângulos diferentes e que mostrem bem aquilo que você quer vender. Lembre-se: a imagem é o ponto de atenção e muitas pessoas são convencidas através dela. 

Separe um espaço bem iluminado, faça o tratamento adequado da foto e não esqueça de caprichar bastante. 

 

4. Mantenha sua loja e seu estoque sempre atualizados

Quanto mais opções melhor, não é mesmo? As pessoas adoram uma novidade, então trate de investir nesse ponto para que elas sempre possam ter uma grande variedade e um leque para escolher seus produtos. 

Inovar faz parte do processo, e dificilmente você conseguirá se manter apenas com o básico. Então procure novos produtos, fabrique coisas diferentes ou até mesmo busque outros fornecedores. 

Quanto mais opções você der para o seu público, com um estoque ampliado, mais eles irão querer consumir seus produtos devido a grande diversidade. Se não conseguir aumentar o portfólio, faça pequenas mudanças como personalização na caixa de papelão em que o produto vai embalado para a entrega, ou uma pequena lembrancinha a cada compra.

 

5. Veja qual a melhor rede social para o seu negócio

Por fim, o investimento em redes sociais é algo básico para qualquer e-commerce, então veja qual das mídias se encaixa melhor dentro do seu negócio e utilize ela a seu favor, através de posts e de ações de marketing

Às vezes poucas informações bastam, então o Twitter pode ser a solução, ou você prefere mostrar seu conteúdo? Então, talvez o Instagram apareça como alternativa. 

Independente de qual for, veja qual melhor se encaixa e comece a utilizá-la para ganhar mais engajamento e divulgação. 

Abrir um e-commerce é algo extremamente comum e benéfico, porém, é preciso se atentar aos detalhes e saber exatamente como investir nesse processo. Fique de olho nas nossas dicas que, com certeza, irão te ajudar a melhorar sua performance dentro do mercado digital. 

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.