5 estratégias para gerar mais tráfego e visitas para o seu site

Por Miriam Barros

A fila de pessoas na porta das lojas esperando, principalmente em época de promoções, se traduz na internet com o que chamamos de tráfego, um grande fluxo de visitas no site.

Enquanto nas lojas físicas estes o crescimento do público depende, sobretudo, de publicidade tradicional, no comércio eletrônico, temos uma nova dinâmica.

Existem diferentes tipos de fontes de tráfego e estratégias de marketing digital que podem atrair mais consumidores para o site da sua loja.

Entretanto, vale ressaltar que se o tráfego não gerar conversões e vendas, é preciso analisar e aplicar outros planos para melhorar a experiência do visitante.

Sendo assim, o tráfego, juntamente com outras métricas, te ajudam a entender melhor seus consumidores, e quais ações estão funcionando ou falhando.

Sob este viés, neste artigo te explicamos um pouco mais sobre o que é tráfego e estratégias que você pode usar para aumentar o número de visitas na sua página.

Panorama do e-commerce no Brasil

Em um cenário competitivo, no qual o e-commerce apresenta números robustos de crescimento, é importante investir em estratégias para impactar e atrair consumidores.

Para termos uma ideia, de janeiro a março deste ano, por exemplo, o comércio eletrônico teve um faturamento de R$ 25,2 bilhões em vendas, batendo recordes de expansão.

Já em 2020, o comércio digital tinha  crescido 43%.

Esses números mostram que mais consumidores estão dispostos a comprar pela internet enquanto mais lojas migram ou já nascem no ambiente digital. 

O público tem aumentado, mas também a concorrência. Por isso, para sua loja se destacar, diversas ações podem ser adotadas para ampliar o tráfego de um site.

E tudo isso com foco na experiência do usuário! 

Quanto mais rápido seu site carregar e mais intuitivo estiver, maiores serão as chances de manter o visitante e levá-lo a completar uma compra.

Quando seu marketing digital está bem alinhado, a geração de tráfego é uma consequência natural. 

Para começar, é preciso entender como os diferentes tipos de fontes de tráfego operam e que estratégias de marketing digital utilizar para o seu site.

O que é e quais são os tipos de tráfego? 

Tráfego na  internet, basicamente, é a movimentação dos usuários em um site, podendo ser computada pelo número de visitantes (mensurado uma vez) e visitas totais.

Essa métrica analisa o desempenho de uma página, afinal, nenhum lojista virtual quer sua loja vazia. Com estes dados, o analista consegue tomar decisões estratégicas.

Para um site, o tráfego pode ser o número de visitantes periódicos. Já para redes sociais, os indicadores podem ser: 

  • Acesso ao perfil; 
  • Visualização de postagens; 
  • Número de seguidores, etc.

Diante disso, faz-se necessário compreender a dinâmica de cada plataforma. Para ser encontrado no Google, por exemplo, é preciso seguir uma série de critérios de SEO.

Dominar as práticas de SEO é indispensável. Lembre-se: não basta atuar no ambiente online, é preciso que sua loja seja encontrada na internet.

Veja agora quais são os tipos de tráfego que podem levar visitantes para o seu site.

 

Tráfego orgânico

SEO é uma sigla em inglês do termo “Search Engine Optimization”. Em português, podemos traduzir como otimização para mecanismos de busca.

Google, Bing e Yahoo são alguns exemplos de buscadores que entregam listas de sites e mídias a partir de pesquisas por palavras-chave.

Estes buscadores possuem algoritmos que criam critérios para definir quais páginas vão ser mostradas primeiro nas pesquisas feitas de forma orgânica - sem promoções pagas.

Ser um dos primeiros na lista é o desejo de todos que possuem sites e blogs na internet. E o mesmo vale para uma loja online que investe em SEO.

Afinal de contas, estar bem posicionado nos mecanismos de busca aumenta as chances de tráfego e, por consequência, de conversões em vendas.

 

Tráfego pago

O SEO faz referência ao rankeamento orgânico, ou seja, sem impulsionamento por anúncios.

Já o SEM (Search Engine Marketing), ou Marketing de Busca, diz respeito à estratégia de usar buscadores para anunciar sites, deste modo, são os primeiros links que aparecem.

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago necessita ser pago para que os leads sejam atraídos para o seu site.

Esse é o caso dos links patrocinados, por exemplo, que são anúncios utilizados para atrair potenciais clientes.

Um dos diferenciais do tráfego pago é que ele tem potencial para gerar resultados mais imediatos.. 

Para os empreendedores que contam com capital para investir em marketing, o tráfego pago pode ser uma boa alternativa.

E lembre-se: havendo recursos, o ideal é investir nas duas fontes de tráfego (orgânica e paga) para o seu site. 

5 formas para gerar mais visitas e aumentar o tráfego do seu site

Após entender o que é tráfego e sua importância para possuir um bom fluxo de vendas, partimos para boas práticas que podem garantir um bom ranqueamento.

A seguir, apresentamos cinco formas que você pode utilizar no site da sua loja virtual para gerar mais tráfego, e por consequência, mais vendas.

 

Utilize o Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta gratuita que permite aos donos de e-commerce exibirem seus produtos logo abaixo do buscador da plataforma.

Em outras palavras: é o carrossel de produtos que aparecem quando pesquisamos alguma palavra referente a um item disponível em uma loja virtual.

Semelhante a outros canais digitais como o Buscapé, o Google Shopping oferece também um comparador de preços que melhora a experiência dos consumidores no e-commerce.

Para um consumidor fazer uma pesquisa no Google Shopping, basta inserir a busca de um determinado bem de consumo.

Automaticamente, ele terá acesso a uma lista de preços e diferentes itens relacionados a busca advindos de diferentes canais, como:

 Além disso, por meio do Google Shopping, é possível:

  • Organizar itens de acordo com a proximidade do consumidor;
  • Por faixas de preço (na ordem crescente ou decrescente 
  • Pela marca do produto;
  • Pela condição da mercadoria (itens novos ou usados);
  • Pela avaliação do produto;
  • Por vendedores.

Assim, investir no Google Shopping pode ser determinante para aumentar o tráfego do seu site. 

 

Adote estratégias de marketing de conteúdo

Produzir conteúdos relevantes para atrair consumidores é uma boa estratégia para chamar atenção diante de tantos outros links.

Estes conteúdos podem esclarecer uma dúvida, mostrar diferenciais do produtos, entre outros temas que geram interesse do público-alvo.

Outro diferencial da produção de conteúdo é a inserção de palavras-chaves, afinal de contas, é por meio delas que os usuários fazem pesquisa.

Ou seja: o SEO, no marketing digital, também é determinante.

Além disso, o Google – e outros mecanismos de busca – também usam palavras-chave como critério para achar sua página e indicar aos usuários.

Deste modo, um blog dentro de um site ajuda em muito seu posicionamento. Isso porque, os artigos postados criam mais oportunidades de usos de palavras-chave e, consequentemente, de geração de tráfego para o seu site.

Você pode também convidar parceiros e clientes para movimentar as visualizações de seu site e criar parcerias de link building. 

Link building é uma estratégia para gerar mais autoridade e relevância para o site de uma loja virtual, potencializando o SEO e o posicionamento no mercado online.

 

Tenha presença digital

Estar presente nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok, faz toda diferença para gerar tráfego para o seu site.

Outra rede interessante é o Pinterest. 85% dos usuários da plataforma visitam o site antes de iniciar novos projetos.

O Google Meu Negócio também é essencial dentro da estratégia.

Em suma: uma estratégia de marketing multicanal pode ser a base para um posicionamento eficiente no ambiente online.

Tenha em mente que as redes sociais são amplamente utilizadas e possuem um alto poder de gerar expansão de marca.

Vale ressaltar que é importante conhecer o canal de comunicação e estar atento à qualidade do conteúdo ali disposto.

Sendo assim, crie estratégias de marketing multicanal, sempre com foco em gerar tráfego para o site da sua loja virtual e aumentar sua autoridade online.

 

Procure aliados

Buscar parcerias pode ser um caminho bem interessante para quem deseja ganhar mais visibilidade. 

Estas parcerias rompem bolhas, e trazem públicos distintos, que até então não conheciam seu canal.

Neste sentido, procure aliados para promover ações de marketing digital, podendo até mesmo ser outras lojas dispostas a fazer parcerias.

Outra opção é o trabalho com produtores de conteúdo que conquistaram um espaço considerável dentro da publicidade.

Por serem influenciadores, eles conseguem alcançar muitas pessoas e promover um produto com bastante eficiência no meio digital.

Dependendo da maturidade e potencial de investimentos da sua loja, buscar parceria com algum produtor de conteúdo pode ser uma boa estratégia para aumentar o tráfego do seu site.

 

Invista em e-mail marketing

Por fim, o tráfego de e-mail marketing é uma modalidade que nasce por meio de mensagens que chegam à caixa de entrada dos visitantes.

Uma de suas principais vantagens, é que, com apenas um click, você consegue atingir vários consumidores ao mesmo tempo.

Quando utilizado da maneira correta, pode ser uma forma segura de aumentar a taxa de conversão do e-commerce ou loja física.

Para isso, é preciso criar uma lista de possíveis clientes. Caso não tenha, busque formas de obter os e-mails de forma legal.

Sendo assim, monte uma estratégia de captação de e-mails, com “iscas digitais”, pop-ups atrativos, formulários no blog e até com o cadastro de sua loja (caso possua também um negócio físico).

Os e-mails, por fim, são uma ótima forma de também alavancar o tráfego do seu site e impulsionar uma jornada e vender!

Conclusão

Neste artigo, vimos formas e estratégias para gerar tráfego para o site de um e-commerce.

Vale ressaltar que este é um processo que não irá se concretizar do dia para a noite: ele se dá com a implementação de um plano bem consistente e contínuo.

A continuidade é o fator chave para qualquer estratégia de marketing efetiva e, no caso dos mecanismos de busca e redes sociais, esse é um dos critérios que geram mais alcance.

Além disso, vale ficar de olho nas políticas dos mecanismos de busca, pois eles constantemente alteram suas dinâmicas.

E fica a recomendação: fortaleça suas práticas para a geração de tráfego, caso queira fortalecer o seu site dentro de um ambiente de negócios digital cada vez mais competitivo!

Este texto foi escrito por João Barros