Aprenda 5 formas de montar um estoque

Por Miriam Barros

Não é de hoje que ter um bom gerenciamento de estoque é fundamental para o sucesso de um negócio. No entanto, até hoje, esse fator é deixado de lado pelas empresas. Muitas das vezes, o motivo é a falta de conhecimento ou administração do negócio.

A falta de gestão nesta área pode comprometer todo processo de venda e faturamento do negócio, ainda mais quando se trata de um e-commerce, comércio ou de uma empresa do ramo industrial, como as que fabricam seringa de insulina, entre outros negócios em que a venda de produtos é fundamental.

O gerenciamento de estoque é um dos pilares que sustentam as vendas e o desenvolvimento sustentável de uma empresa, gerando eficiência e reduzindo os custos de perdas.

A ideia inicial para ter uma boa gestão de estoque é monitorar e calcular os produtos que são armazenados, para garantir que todas as demandas da empresa sejam atendidas, e os produtos sejam entregues com qualidade, rapidez e segurança.

Além disso, o primeiro passo para ter um bom gerenciamento de estoque é aprendendo as formas de montá-lo com eficiência.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar quais são as principais maneiras de montar um estoque e ter sucesso nos seus processos de vendas. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

New call-to-action

1- Estoque de antecipação ou sazonal

O estoque de antecipação ou sazonal é uma forma de estoque que prevê uma futura demanda nos produtos.

Normalmente, empresas que atuam em datas comemorativas trabalham com essa forma de estoque para suprir a entrega de itens nos determinados períodos.

Um exemplo é a Cacau Show na época de páscoa, ou a marca Bauducco, no natal. Ou seja, esses negócios calculam e armazenam um grande volume de estoque com base em previsões de compras nas datas sazonais.

2- Estoque consignado

Outra forma de montar um estoque otimizado é por meio do estoque consignado. Nesse modelo, os produtos são armazenados por terceiros, como distribuidores e até mesmo clientes.

A guarda dos produtos é mantida por meio do acordo entre a própria empresa e sua cadeia de stakeholders. No entanto, a propriedade desses produtos sempre é do fabricante do produto final.

3- Estoque de contingência

Basicamente, quando uma empresa vai montar um estoque, é importante ela ter outro modelo de estoque apenas para garantir e cobrir possíveis situações de falhas operacionais.

Planilhas

4- Estoque regulador

No modelo de estoque regulador, os produtos ficam armazenados por uma das filiais de uma matriz, com o intuito de suprir as necessidades das outras filiais.

Muitas empresas no ramo industrial, como as que fabricam chapa de acrílico, por exemplo, possuem esse modelo de estoque para ter mais praticidade na entrega e distribuição dos itens.

5- Dropshipping

O dropshipping é mais utilizado como forma de montar um estoque para e-commerces e lojistas de marketplaces.

Nele, os pedidos de vendas de uma loja são encaminhadas ao fornecedor, que por sua vez mantém o produto armazenado e encaminha diretamente ao cliente em nome da loja.

O dropshipping é uma alternativa prática e que a loja não precisa manipular ou ter acesso ao produto, pois ela apenas fará a intermediação.

Além disso, também é importante ressaltarmos que o dropshipping pode ser realizado por meio da intermediação de serviços, como no caso de locação de tendas, entre outros.

Agora que você já conhece as principais formas de montar um estoque e ter um gerenciamento eficiente, o que você acha de aplicar algum deles em seu próprio negócio e se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!
Nova call to action

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.