7 cursos gratuitos de e-commerce para começar a vender na internet

Por Miriam Barros

A hiperconexão gerou uma era de novas oportunidades. A internet se tornou essencial para todos e um dos principais propulsores do ambiente de consumo atual por meio do e-commerce. Neste sentido, investir nesse mercado é uma excelente oportunidade e muitos empreendedores buscam cursos para iniciar uma jornada no segmento. 

Vale salientar que as compras pela internet têm se tornado um dos meios mais utilizados pelos consumidores, principalmente após a pandemia.

Consequentemente, o e-commerce tem ganhado cada vez mais força e novos negócios surgem no setor a todo momento.

Não por acaso, o estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco) mostrou que, só em 2020, o faturamento do comércio virtual cresceu 41%.

Porém, a abertura de uma loja online carrega também grandes desafios, incluindo a necessidade de atenção para a experiência do consumidor. 

Sem esse cuidado, a desistência de compra gera os famosos carrinhos abandonados em uma loja, que podem chegar a quase 70% globalmente, segundo pesquisa recente.  

Para vencer cenários como esse, o atendimento e outras questões relacionadas à gestão assumem um papel decisivo.

Um bom atendimento, por exemplo, pode contribuir para evitar prejudicar a imagem de sua marca. 

Já outros serviços que estão na linha de frente do e-commerce, como a logística e a gestão financeira, são determinantes para garantir a satisfação dos consumidores e o equilíbrio financeiro do seu negócio. 

Para tanto, investir em cursos pode ser um caminho interessante para quem deseja conquistar o sucesso no e-commerce de modo inteligente e estratégico.

Hoje você vai entender como os cursos de e-commerce podem te ajudar a fortalecer sua jornada no comércio virtual e a superar desafios que fazem parte do dia a dia de qualquer negócio. 

Afinal, um bom empreendedor deve estar disposto a oferecer aprender, sempre visando a entrega da melhor experiência de compra a seus consumidores.

Entenda também os principais pontos sobre as vendas online e conheça 7 cursos de e-commerce gratuitos e completos. 

Vamos nessa?

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Como vender na internet pode aumentar sua renda?

Antes de falarmos dos cursos de e-commerce, é interessante explorarmos uma dúvida muito comum dos empreendedores: é possível mesmo ganhar dinheiro na internet? 

E a resposta objetiva é sim. Se você pretende aumentar a sua renda, a abertura de uma loja virtual pode ser a opção certa.

Além de ser um investimento de baixo custo, o bom desempenho de um e-commerce pode gerar um excelente retorno financeiro.

Para que isso aconteça, é importante, no entanto, que exista um planejamento prévio e um estudo sobre o seu público-alvo.

O fato é que, independentemente do segmento de mercado que uma empresa atue, para gerar resultados é indispensável a aplicação de estratégias para este fim.

O primeiro passo está na estruturação das etapas que auxiliarão na construção de seu comércio eletrônico.

Pensar no fluxo de caixa, por exemplo, é uma excelente maneira de criar uma projeção financeira das entradas e saídas. 

Além disso, uma gestão financeira organizada lhe auxiliará a manter o equilíbrio em seu faturamento.

Após a abertura de sua loja online, um ponto muito importante é conquistar novos clientes e a fidelidade dos consumidores. 

Para tanto, conforme reforçado no início, você deve oferecer uma ótima experiência ao consumidor para que ele volte a comprar na sua loja online.

Dito isso, uma das maiores vantagens da internet é a viabilidade de estar próximo de seu público-alvo. 

Disponibilize e acompanhe canais de atendimento, trabalhe o marketing nas redes sociais e esteja disponível para seus consumidores por meio de um posicionamento multicanal

Seguindo estes princípios e investindo em cursos de e-commerce, suas chances de aumentar sua renda e conquistar independência financeira com as vendas online serão significativas. 

Como funcionam as vendas online

Mas como funciona o e-commerce? Podemos dizer que vendas online se caracterizam como qualquer transação feita no ambiente virtual.

Isso significa que todo o ciclo de vendas é mediado por plataformas digitais e sem necessidade da interação física entre o vendedor e o consumidor.

Vender pela internet é também uma ótima forma de dar o startup em um negócio sem gastar muito, uma vez que o e-commerce reduz custos com aluguéis e você pode contar com muitas ferramentas gratuitas para gerir sua empresa. 

Para termos uma ideia, em 2020, o comércio online cresceu 41% em 2020 e teve sua maior alta nos últimos 13 anos. 

E o ritmo de crescimento continua intenso: o primeiro trimestre de 2021, por exemplo, superou o faturamento do mesmo período do ano passado em 57,4%.

As vendas para que você possa ganhar dinheiro online podem ser feitas por diferentes canais, incluindo: 

Com isso, basta definir o que será vendido e promover os produtos ou serviços para atingir seu público-alvo e ter mais chances de ganhar dinheiro online.

Algumas dicas do que vender na internet

Com o aumento da abertura de negócios online, o mercado digital tem se mantido cada vez mais aquecido.

Segundo o Sebrae, o varejo online conta com mais de 50 nichos que podem ser explorados. Com tantas opções, uma dúvida muito frequente é “o que vender na internet?”

Se você também se pergunta, vale a pena conferir algumas tendências de produtos/serviços que costumam conquistar os consumidores:

  • Equipamentos eletrônicos;
  • Moda e vestuário;
  • Cursos online;
  • Itens de decoração e artesanato;
  • Produtos esportivos. 

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Guia com 7 cursos de e-commerce gratuitos para começar a vender na internet

Muitas instituições oferecem cursos de e-commerce sobre temas, que envolvem, por exemplo:

E muitos outros temas que auxiliam o empreendedor em sua jornada no e-commerce por meio de cursos estratégicos. 

Tais modalidades de ensino a distância oferecem uma bagagem completa sobre diversos assuntos e muitos deles disponibilizam um certificado após a conclusão das aulas.

E a boa notícia: muitos cursos que apoiam os empreendedores no universo do e-commerce são gratuitos e de extrema qualidade. 

Antes de escolher qual o curso ideal para as suas necessidades, é importante que você se atente a tudo o que será trabalhado durante as aulas.

Além disso, avaliar se a opção oferece aulas práticas. Ler opiniões de pessoas que já fizeram  cursos de e-commerce também facilitará sua escolha.

Dito isso, vamos conhecer algumas opções interessantes de cursos voltados para o e-commerce e gestão de negócios?

 

#1. Como construir uma loja virtual

O curso do Sebrae oferece capacitação para compreender a evolução do uso da Internet e utilizar recursos para impulsionar os resultados de seu e-commerce.

Duração: 2 horas

 

#2. Automação de Marketing para e-commerce

  • O que é automação de marketing para e-commerce? 
  • Quais são os benefícios de investir na automação de marketing
  • Como implementar estratégias de automação voltadas para uma loja virtual? 

Essas e outras perguntas são respondidas neste curso gratuito da ESPM que pode contribuir para os resultados de sua estratégia de marketing digital.

Duração: 2 horas

 

#3. Comércio e Marketing Eletrônico

Nesse curso da Learncafe você aprenderá estratégias e fundamentos do marketing voltados para uma loja virtual.

Duração: 9 horas

 

#4. Curso E-commerce para Iniciantes Grátis

Tenha uma visão geral sobre os principais aspectos para começar a vender pela internet neste curso exclusivo da Mirago.

Duração: 6 horas

 

#5. Como vender mais e melhor

Veja como vender mais é consequência de práticas estratégicas em mais um dos cursos do Sebrae gratuitos que podem ser aplicados no e-commerce. 

Aprenda, dentre outros pontos, a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.

Duração: 8 horas

 

#6. Marketing digital para o empreendedor

Descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio neste curso do Sebrae. 

Duração: 2 horas

 

#7. Curso de Noções de Logística

Com este módulo gratuito da Prime Cursos, o aluno aprenderá: 

  • O que é a logística e sua história no Brasil; 
  • As principais atividades e funções da logística; 
  • Noções sobre distribuição de produtos, seus principais tipos e canais; 
  • o que são intermediários, atacadistas e varejistas, e muito mais tópicos importantes para tanto para uma loja física quanto para um e-commerce.

Duração: 30 horas

Bônus: 3 dicas para impulsionar suas vendas no e-commerce

Além dos cursos de e-commerce que mencionamos acima, existem várias dicas que podem te ajudar a impulsionar seus resultados no universo digital. 

Confira três pontos importantes:

 

Invista em uma plataforma de loja online gratuita

Uma das vantagens do e-commerce é a possibilidade de dar tração para um negócio a partir de um baixo investimento inicial.

Para tanto, uma das alternativas consiste em investir em uma plataforma de loja virtual gratuita!

A Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce.

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

 

Invista na identidade visual de seu e-commerce

A identidade visual é sempre o primeiro contato do consumidor com o seu produto/serviço. Por isso, é muito importante que esteja sempre atualizada e de acordo com a linguagem que você quer passar.

Confira algumas dicas de fotos para e-commerce que ajudarão a atrair a atenção de clientes e efetivar vendas.

 

Trabalhe uma estratégia de marketing digital

O marketing digital de uma empresa tem como principal objetivo atrair novos leads e fortalecer o relacionamento com clientes.

Neste sentido, um bom plano de marketing que una estratégias orgânicas e de mídia paga pode aumentar a relevância de seu negócio online e, consequentemente, fazer com que você aumente suas chances de ganhar dinheiro na internet.

Conclusão

Como vimos, o e-commerce tem sido o caminho escolhido por muitos empreendedores do país. 

Com planejamento e estudo, a probabilidade de construir um negócio digital de sucesso é significativa. 

Para tanto, evite cometer erros básicos na administração de sua loja, invista no controle financeiro e nas dicas que exploramos ao longo deste artigo. 

Aproveite também nossa lista de cursos de e-commerce, de modo a se preparar para os desafios de um mercado em expansão. 

Com exercícios práticos e teóricos, você poderá entender melhor como funciona a rotina de uma loja virtual e se atualizar sobre as tendências através de aulas que, no fim das contas, poderão garantir uma excelente experiência para o seu cliente. 

E então, está pronto para iniciar sua jornada de aprendizagem com cursos estratégicos de e-commerce para o seu negócio?

Nova call to action

Este texto foi escrito por João Barros.