A hiperconexão gerou uma era de novas oportunidades. A internet se tornou essencial para todos e um dos principais propulsores do ambiente de consumo atual por meio do e-commerce. Neste sentido, investir nesse mercado é uma excelente oportunidade e muitos empreendedores buscam cursos para iniciar uma jornada no segmento.
Vale salientar que as compras pela internet têm se tornado um dos meios mais utilizados pelos consumidores, principalmente após a pandemia.
Consequentemente, o e-commerce tem ganhado cada vez mais força e novos negócios surgem no setor a todo momento.
Não por acaso, o estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco) mostrou que, só em 2020, o faturamento do comércio virtual cresceu 41%.
Porém, a abertura de uma loja online carrega também grandes desafios, incluindo a necessidade de atenção para a experiência do consumidor.
Sem esse cuidado, a desistência de compra gera os famosos carrinhos abandonados em uma loja, que podem chegar a quase 70% globalmente, segundo pesquisa recente.
Para vencer cenários como esse, o atendimento e outras questões relacionadas à gestão assumem um papel decisivo.
Um bom atendimento, por exemplo, pode contribuir para evitar prejudicar a imagem de sua marca.
Já outros serviços que estão na linha de frente do e-commerce, como a logística e a gestão financeira, são determinantes para garantir a satisfação dos consumidores e o equilíbrio financeiro do seu negócio.
Para tanto, investir em cursos pode ser um caminho interessante para quem deseja conquistar o sucesso no e-commerce de modo inteligente e estratégico.
Hoje você vai entender como os cursos de e-commerce podem te ajudar a fortalecer sua jornada no comércio virtual e a superar desafios que fazem parte do dia a dia de qualquer negócio.
Afinal, um bom empreendedor deve estar disposto a oferecer aprender, sempre visando a entrega da melhor experiência de compra a seus consumidores.
Entenda também os principais pontos sobre as vendas online e conheça 7 cursos de e-commerce gratuitos e completos.
Vamos nessa?
Como vender na internet pode aumentar sua renda?
Antes de falarmos dos cursos de e-commerce, é interessante explorarmos uma dúvida muito comum dos empreendedores: é possível mesmo ganhar dinheiro na internet?
E a resposta objetiva é sim. Se você pretende aumentar a sua renda, a abertura de uma loja virtual pode ser a opção certa.
Além de ser um investimento de baixo custo, o bom desempenho de um e-commerce pode gerar um excelente retorno financeiro.
Para que isso aconteça, é importante, no entanto, que exista um planejamento prévio e um estudo sobre o seu público-alvo.
O fato é que, independentemente do segmento de mercado que uma empresa atue, para gerar resultados é indispensável a aplicação de estratégias para este fim.
O primeiro passo está na estruturação das etapas que auxiliarão na construção de seu comércio eletrônico.
Pensar no fluxo de caixa, por exemplo, é uma excelente maneira de criar uma projeção financeira das entradas e saídas.
Além disso, uma gestão financeira organizada lhe auxiliará a manter o equilíbrio em seu faturamento.
Após a abertura de sua loja online, um ponto muito importante é conquistar novos clientes e a fidelidade dos consumidores.
Para tanto, conforme reforçado no início, você deve oferecer uma ótima experiência ao consumidor para que ele volte a comprar na sua loja online.
Dito isso, uma das maiores vantagens da internet é a viabilidade de estar próximo de seu público-alvo.
Disponibilize e acompanhe canais de atendimento, trabalhe o marketing nas redes sociais e esteja disponível para seus consumidores por meio de um posicionamento multicanal.
Seguindo estes princípios e investindo em cursos de e-commerce, suas chances de aumentar sua renda e conquistar independência financeira com as vendas online serão significativas.
Como funcionam as vendas online
Mas como funciona o e-commerce? Podemos dizer que vendas online se caracterizam como qualquer transação feita no ambiente virtual.
Isso significa que todo o ciclo de vendas é mediado por plataformas digitais e sem necessidade da interação física entre o vendedor e o consumidor.
Vender pela internet é também uma ótima forma de dar o startup em um negócio sem gastar muito, uma vez que o e-commerce reduz custos com aluguéis e você pode contar com muitas ferramentas gratuitas para gerir sua empresa.
Para termos uma ideia, em 2020, o comércio online cresceu 41% em 2020 e teve sua maior alta nos últimos 13 anos.
E o ritmo de crescimento continua intenso: o primeiro trimestre de 2021, por exemplo, superou o faturamento do mesmo período do ano passado em 57,4%.
As vendas para que você possa ganhar dinheiro online podem ser feitas por diferentes canais, incluindo:
- Uma loja virtual;
- Pelas redes sociais como Facebook e Instagram, grupos de WhatsApp e canais digitais;
- Via marketplaces.
Com isso, basta definir o que será vendido e promover os produtos ou serviços para atingir seu público-alvo e ter mais chances de ganhar dinheiro online.
Algumas dicas do que vender na internet
Com o aumento da abertura de negócios online, o mercado digital tem se mantido cada vez mais aquecido.
Segundo o Sebrae, o varejo online conta com mais de 50 nichos que podem ser explorados. Com tantas opções, uma dúvida muito frequente é “o que vender na internet?”
Se você também se pergunta, vale a pena conferir algumas tendências de produtos/serviços que costumam conquistar os consumidores:
- Equipamentos eletrônicos;
- Moda e vestuário;
- Cursos online;
- Itens de decoração e artesanato;
- Produtos esportivos.
Guia com 7 cursos de e-commerce gratuitos para começar a vender na internet
Muitas instituições oferecem cursos de e-commerce sobre temas, que envolvem, por exemplo:
- Como construir uma loja virtual;
- Tópicos de logística;
- Marketing digital.
E muitos outros temas que auxiliam o empreendedor em sua jornada no e-commerce por meio de cursos estratégicos.
Tais modalidades de ensino a distância oferecem uma bagagem completa sobre diversos assuntos e muitos deles disponibilizam um certificado após a conclusão das aulas.
E a boa notícia: muitos cursos que apoiam os empreendedores no universo do e-commerce são gratuitos e de extrema qualidade.
Antes de escolher qual o curso ideal para as suas necessidades, é importante que você se atente a tudo o que será trabalhado durante as aulas.
Além disso, avaliar se a opção oferece aulas práticas. Ler opiniões de pessoas que já fizeram cursos de e-commerce também facilitará sua escolha.
Dito isso, vamos conhecer algumas opções interessantes de cursos voltados para o e-commerce e gestão de negócios?
#1. Como construir uma loja virtual
O curso do Sebrae oferece capacitação para compreender a evolução do uso da Internet e utilizar recursos para impulsionar os resultados de seu e-commerce.
Duração: 2 horas
#2. Automação de Marketing para e-commerce
- O que é automação de marketing para e-commerce?
- Quais são os benefícios de investir na automação de marketing?
- Como implementar estratégias de automação voltadas para uma loja virtual?
Essas e outras perguntas são respondidas neste curso gratuito da ESPM que pode contribuir para os resultados de sua estratégia de marketing digital.
Duração: 2 horas
#3. Comércio e Marketing Eletrônico
Nesse curso da Learncafe você aprenderá estratégias e fundamentos do marketing voltados para uma loja virtual.
Duração: 9 horas
#4. Curso E-commerce para Iniciantes Grátis
Tenha uma visão geral sobre os principais aspectos para começar a vender pela internet neste curso exclusivo da Mirago.
Duração: 6 horas
#5. Como vender mais e melhor
Veja como vender mais é consequência de práticas estratégicas em mais um dos cursos do Sebrae gratuitos que podem ser aplicados no e-commerce.
Aprenda, dentre outros pontos, a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio.
Duração: 8 horas
#6. Marketing digital para o empreendedor
Descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio neste curso do Sebrae.
Duração: 2 horas
#7. Curso de Noções de Logística
Com este módulo gratuito da Prime Cursos, o aluno aprenderá:
- O que é a logística e sua história no Brasil;
- As principais atividades e funções da logística;
- Noções sobre distribuição de produtos, seus principais tipos e canais;
- o que são intermediários, atacadistas e varejistas, e muito mais tópicos importantes para tanto para uma loja física quanto para um e-commerce.
Duração: 30 horas
Bônus: 3 dicas para impulsionar suas vendas no e-commerce
Além dos cursos de e-commerce que mencionamos acima, existem várias dicas que podem te ajudar a impulsionar seus resultados no universo digital.
Confira três pontos importantes:
Invista em uma plataforma de loja online gratuita
Uma das vantagens do e-commerce é a possibilidade de dar tração para um negócio a partir de um baixo investimento inicial.
Para tanto, uma das alternativas consiste em investir em uma plataforma de loja virtual gratuita!
A Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce.
Confira os benefícios que a Confere oferece para você:
- Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
- Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
- Contar com os principais meios de pagamento;
- Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
- Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.
Invista na identidade visual de seu e-commerce
A identidade visual é sempre o primeiro contato do consumidor com o seu produto/serviço. Por isso, é muito importante que esteja sempre atualizada e de acordo com a linguagem que você quer passar.
Confira algumas dicas de fotos para e-commerce que ajudarão a atrair a atenção de clientes e efetivar vendas.
Trabalhe uma estratégia de marketing digital
O marketing digital de uma empresa tem como principal objetivo atrair novos leads e fortalecer o relacionamento com clientes.
Neste sentido, um bom plano de marketing que una estratégias orgânicas e de mídia paga pode aumentar a relevância de seu negócio online e, consequentemente, fazer com que você aumente suas chances de ganhar dinheiro na internet.
Conclusão
Como vimos, o e-commerce tem sido o caminho escolhido por muitos empreendedores do país.
Com planejamento e estudo, a probabilidade de construir um negócio digital de sucesso é significativa.
Para tanto, evite cometer erros básicos na administração de sua loja, invista no controle financeiro e nas dicas que exploramos ao longo deste artigo.
Aproveite também nossa lista de cursos de e-commerce, de modo a se preparar para os desafios de um mercado em expansão.
Com exercícios práticos e teóricos, você poderá entender melhor como funciona a rotina de uma loja virtual e se atualizar sobre as tendências através de aulas que, no fim das contas, poderão garantir uma excelente experiência para o seu cliente.
E então, está pronto para iniciar sua jornada de aprendizagem com cursos estratégicos de e-commerce para o seu negócio?
Este texto foi escrito por João Barros.