7 passos eficazes para fazer a gestão financeira do seu negócio

Por Miriam Barros

Fazer uma boa gestão de seus negócios, seja ele um escritório de advocacia ou uma empresa de engrenagem planetária, será fundamental para a saúde financeira de sua marca.

Pense sempre que, com todas as modificações do dia a dia, os clientes estão gastando mais, mas com critérios. Mudanças econômicas profundas ocorreram e os negócios nunca mais serão os mesmos.

Os empreendedores devem fazer as coisas de maneira diferente para sobreviver. Todos devem mudar, especialmente os proprietários de pequenas empresas. Dito isso, aqui estão algumas dicas que ajudarão a garantir que seu negócio seja um sucesso:

1. Tenha um plano por escrito

Um sonho sem um plano, é apenas algo longevo de ser realizado. Por isso, coloque-o no papel.

Não precisa ser um livro, ou seja, escreva algumas páginas falando das estratégias, financiamento e marketing.

Foque também no quanto de dinheiro você precisa para fazer as coisas. Escrever tudo é um primeiro passo crucial.

2. Não se case com seu plano

Todo grande empreendedor sabe que, mesmo aquele plano infalível, às vezes, precisa ser jogado no descarte de lixo eletrônico quando as coisas não dão tão certo. Ajuste, confronte e conquiste.

3. Ouça os outros

Você precisa de pessoas para trocar ideias, inspecionar o que você está fazendo e impulsioná-lo para realizações maiores. Mas, também, irá se responsabilizar se algo der errado.

Sempre cumpra com sua palavra e seus compromissos, mesmo quando for difícil e desafiador. Isso não é sobre você, é sobre o negócio. Não leve as coisas para o lado pessoal e tente se afastar das emoções.

4. Acompanhe os números

Crie ou invista em sistemas para tudo. Isso lhe trará benefícios futuros.

É assim que você treina seus funcionários e mantém a consistência. Conheça os seus números e verifique-os diariamente ou semanalmente. 

Um dos cálculos mais importantes é o fluxo de caixa. Portanto, determine quanto de dinheiro precisa para fazer o negócio e não comece com um caixa zerado.

Isso será tão ruim quanto ter um compressor parafuso de última geração e não poder usá-lo.

5. Delegue as tarefas às pessoas certas 

O trabalho de um gerente é delegar e, em seguida, inspecionar o progresso. Se fizer isso com eficácia, obterá o resultado esperado.

Tenha um plano de treinamento escrito real, para que seus funcionários saibam o que é exigido deles. 

Use um sistema de recompensas baseado em incentivos e mantenha uma atitude positiva, mesmo se os problemas surgirem.

6. Use a Internet

Você sabe o quanto a internet é poderosa e eficiente. Mas requer tempo e um pouco de habilidade. Use as redes de mídia social como Facebook, YouTube, Twitter e blogs para construir relacionamento com seu mercado. 

7. Reinvente seu negócio

É no lucro líquido, não na receita bruta, que precisa se concentrar. Crie uma nova vantagem competitiva, por mais complexo que isso seja. Ser um empreendedor é sua escolha, então faça funcionar. 

Todos nós podemos sobreviver, emergir e termos sucesso nesta economia. É só seguir o caminho certo! 

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.