8 dicas essenciais para promover sua loja no Instagram

Por Miriam Barros

Investir em promoções no Instagram se tornou uma prática comum para lojas que buscam acelerar seu crescimento. Entretanto, não basta promover anúncios sem uma visão estratégica.

O Instagram é um ótimo canal de comunicação e interação com clientes, e por meio de anúncios isso é ampliando, atingindo um público muito mais expressivo.

Contudo, diferente de outras plataformas, como outdoors ou revistas, uma ação na rede tem pouco tempo para chamar a atenção do usuário.

Isso é ainda mais desafiador no terreno das mídias pagas, afinal, este é um investimento que sai do caixa da sua loja.

O Instagram, vale reforçar, é uma rede social que figura entre as mais utilizadas no Brasil e conta com funcionalidades eficientes de marketing e vendas.

Além de ser um canal de interação com o público, o Instagram também serve de portfólio e como uma vitrine das lojas nativas digitais ou das híbridas, presentes em espaços físicos e virtuais.

Dado a potencialidade do Instagram, tanto para tráfego quanto para conversões, listamos 8 dicas para que você possa promover sua loja com sucesso na rede.

Redes sociais e e-commerce

As redes sociais são grandes aliadas do e-commerce. É possível utilizá-las como apoio para divulgação e interação com clientes ou como próprio local de venda.

A empresa que hoje não se empenha em presença digital nas plataformas, está perdendo muitas oportunidades.

Um estudo do CETIC.BR, apontou que 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online.

Por sua vez, o Instagram se destaca ao liderar o comércio dentro do âmbito das mídias sociais.

Conforme dados divulgados pela própria plataforma, 70% dos consumidores dizem procurar compras na rede, enquanto 52% já compraram a partir de descobertas no Instagram.

Outra pesquisa recente constatou que 54% dos consumidores seguem perfis das marcas preferidas e 21% buscam essas páginas antes de comprar.

Com o surgimento do Instagram Shopping, claramente, estamos falando da principal rede social para quem tem uma loja virtual.

Percebemos, portanto, que o Instagram se tornou uma grande aliada de quem quer promover sua marca de forma inteligente e no contexto do mercado digital. 

Frente a este cenário, uma campanha paga consegue dar mais visibilidade a uma marca, alcançar novos públicos e até convertê-los em clientes.

Feito este panorama, veja como criar promoções no Instagram e consiga promover de modo bem-sucedido a sua loja.

8 dicas para ter bons resultados ao promover sua loja no Instagram

Criar anúncios e impulsionar publicações no Instagram é uma forma de acelerar resultados, aumentar engajamento e vendas.

Mas essa não deve ser uma prática aleatória. Sem planejamento, o investimento em campanhas pagas pode se transformar em um prejuízo.

Pensando nisso, separamos dicas para você potencializar os resultados das promoções no Instagram de uma loja e alcance seu público ao promover produtos na rede.

 

  • Visão Estratégica da promoção

Toda ação de publicidade online precisa de uma visão alinhada de marketing, clara o suficiente para guiar todas as etapas de maneira objetiva.

Mesmo que sua loja virtual possua investimento de sobra para propagandas no Instagram, ou Facebook, a fonte vai secar se o objetivo não estiver definido.

Neste sentido, pense primeiro qual é o intuito de criar aquela promoção: aumentar as vendas, expandir a marca, criar presença digital, conectar-se com novas audiências?

Responder a essas perguntas é fundamental posto que, para cada estratégia, há uma gama diferente de indicadores e KPIs a serem analisados.

Com o foco em mente, o próximo passo consiste em planejar a implementação do plano de marketing que, dentre outros pontos, deve incluir:

  • Tempo de circulação da campanha;
  • Segmentação do público;
  • Formato do conteúdo;
  • Formato do anúncio;
  • Valor que será investido;
  • Como serão analisados os dados da promoção;
  • O que se espera de retorno ao promover sua loja no Instagram.

 

  • Tenha uma identidade visual e de conteúdo consistente

A identidade visual é o primeiro contato do consumidor com a sua loja, principalmente para aqueles que foram atraídos por uma promoção.

Sendo assim, é importante que os canais da sua loja, site, Instagram, entre outros, estejam sempre atualizados e de acordo com a linguagem e valores da empresa.

Os visitantes de sua página precisam saber qual o propósito e o conceito de posicionamento que seu e-commerce oferece para o mercado.

Isso só é possível com uma identidade visual e linguagem clara, descrições objetivas de sua empresa e boas fotos, incluindo a de seu perfil. 

Portanto, invista em postagens que descrevam seus produtos, em relatos de bastidores e depoimentos capazes de gerar engajamento e trazer credibilidade para sua loja online. 

O fundamental é trabalhar com elementos que possam te diferenciar da concorrência, mostrar que existem pessoas reais e dedicadas atrás da tela da loja online.

 

  • Produza boas fotos para o Instagram

Na linha da dica anterior, mas agora focando no quesito fotos: cada anúncio deve ter uma curadoria das imagens que você irá promover nas campanhas do Instagram.

Quem vende pela internet não tem um representante a postos para abordar e argumentar com o cliente

Portanto, todas as estratégias visuais são válidas para tornar a venda mais fácil. 

As imagens cumprem esse papel, ajudando o cliente a se apaixonar mais pelo produto e sair daquela zona de dúvida sobre a compra. 

Boas fotos também geram credibilidade. Sem registros fotográficos no e-commerce, a sensação de insegurança por parte do internauta é muito maior. 

E isso naturalmente prejudica o processo de negociação. 

Além disso, às vezes o cliente tem receio de comprar porque tem alguma dúvida sobre o aspecto do produto. 

Com a foto você consegue facilitar isso, mostrando a ele como é o produto que está sendo vendido.

 

  • Pense no formato do conteúdo

Antes de clicar no botão de confirmar, vamos refletir sobre qual seria o melhor formato de conteúdo a ser circulado na promoção.

É sabido, por exemplo, que as redes sociais dão prioridade a anúncios com fotos e vídeos e, de preferência, com conteúdos originais.

Assim, quanto mais visual for uma propaganda, maiores as chances de reter atenção, levando usuários para novas etapas de uma jornada de compra. 

No entanto, não basta apenas escolher qualquer mídia, afinal, essa é sua chance de falar do seu produto, e caso você falhe, seus próximos anúncios poderão ter resultados menos expressivos.

Isso significa que as redes classificam seus anúncios os avaliando com pontuação relacionada a sua relevância, que podem ser analisadas pelo gerenciador de anúncios do Facebook, caso feito por lá.

Ou seja: quanto maior a pontuação, mais favorável o algoritmo será com o anúncio desenhado para promover sua loja no Instagram.

Dito isso, considere investir para criar um bom conteúdo, seja em vídeo, seja em fotos. Existem várias ferramentas gratuitas que podem te ajudar nisso!

Além disso, é importante seguir as diretrizes da rede, uma vez que a plataforma penaliza campanhas que fogem de suas regras.

Tudo isso você pode conferir diretamente no gerenciador de anúncios do Facebook no momento de criar a campanha ou no Instagram Ads.

 

  • Personalização e segmentação

Feitas as etapas iniciais, é hora do seu e-commerce avaliar o público que pode se interessar pela sua propaganda no Instagram. 

Para uma campanha ser efetiva ela precisa ser segmentada. Isso significa que não adianta falar para todo mundo, mas sim para seus clientes ideais.

Além do conteúdo visualmente atraente e com proposta de valor clara, ele precisa ser relevante para o público que está recebendo.

Por isso, é preciso avaliar localização, interesses e comportamento; perfil do consumidor, gênero, idade e dados demográficos.

Esta definição será feita a partir de dados que a loja online já possui sobre o seu público-alvo. Mas caso ainda não tenha, é importante fazer um teste A/B.

Esses testes fornecem informações do que está performando mais, gerando dados para estratégias mais assertivas.

Para isso, o gerenciador de anúncios do Facebook é uma plataforma excelente, visto que possui um amplo leque de opções de segmentação e testes.

Assim, seus anúncios serão personalizados e conseguirão chegar nas pessoas que precisam ou que querem o seu produto/serviço.

 

  • Faça um Instagram Shopping

O Instagram conta com uma loja virtual para que sua empresa possa vender e promover seus produtos para todos os usuários da rede. 

Também conhecido como Instagram Shopping, a funcionalidade foi uma das responsáveis por impulsionar as vendas pelas redes sociais em 2020.

E, por sua vez, o Instagram Shopping tem atraído empresas de todos os portes interessadas em ampliar seus canais comerciais no e-commerce.

 

  • Crie uma loja online

Outra forma de dar credibilidade a sua campanha é possuir canais consistentes e diferenciados.

Haverá pessoas que preferem comprar direto pelo Instagram, e também existirá aqueles que preferem analisar o site da loja, sua pontuação no Reclame Aqui e os selos do e-commerce.

O importante é dispor de várias opções, desde formas de compra até meios de pagamentos.

Como vimos, para vender e promover seus produtos no Instagram, não é preciso ter um site ou uma loja online

No entanto, geralmente se recomenda o uso de diferentes canais para maiores chances de sucesso no e-commerce, incluindo:

Sobre as plataformas do e-commerce, a vantagem consiste em poder controlar as entregas, cálculo de frete, gestão de produtos e atendimento em uma única interface. 

Na Confere SHOP, por exemplo, além de poder criar sua loja em poucos minutos, você tem acesso a todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce sem pagar nada por isso!

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais de logística do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do comércio virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancária e de cartões.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

 

  • Explore o gerenciador de anúncios do Facebook

O gerenciador de anúncios do Facebook é uma ferramenta criada para criar, gerenciar e mensurar campanhas nas redes proprietárias da atual Meta.

Neste caso, em uma mesma plataforma, é possível produzir promoções no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

Suas campanhas são extremamente segmentadas, possibilitando que as ações sejam assertivas e alcancem o resultado esperado.

Além disso, é possível gerir e criar publicações orgânicas, agendar postagens, estipular duração do anúncio, o orçamento e também dados para análise.

Para fazer uso da ferramenta, antes de tudo, é preciso ter um perfil comercial e uma página no Facebook Business.

Já para promover um produto em seus outros canais, não é necessário ter site e nem mesmo um perfil no Instagram.

As promoções podem ser feitas diretamente pelo gerenciador de anúncios do Facebook (uma vez que o grupo Meta é proprietário também do Instagram).

O painel do Facebook Business é bem intuitivo. Na barra lateral, há opções que incluem o próprio gerenciador de anúncios, além de outros itens, como:

  • Públicos;
  • Relatório de Anúncios;
  • Configurações da conta de anúncios;
  • Gerenciador de Eventos.

Cada uma destas abas abre um leque de informações a serem preenchidas. Sugerimos que explore a plataforma e a atualize o máximo possível.

E aí, anotou as dicas para suas promoções no Instagram?

Como vimos, as promoções são super bem-vindas em estratégias de vendas nas redes sociais, e principalmente no Instagram, a preferida da maioria das pessoas na hora da compra digital.

As dicas que demos serão uma base para que você não crie campanhas no escuro, desta forma, elas te dão um norte para o marketing do seu negócio.

O sucesso das suas promoções no Instagram dependerá de N fatores. Até mesmo a época do ano, dependendo do produto.

Sendo assim, pense estrategicamente em quando, como e porquê você quer promover sua loja no Instagram e com certeza você colherá bons resultados!

Este texto foi escrito por João Barros