Aposto que, em algum momento, você já se perguntou se é possível aumentar suas vendas usando as redes sociais. A resposta é "SIM".
Mas, assim como em qualquer ambiente que envolva o relacionamento com clientes, é preciso conhecer bem hábitos e características do seu público-alvo.
Com o 'boom' das redes sociais, as empresas enxergaram um novo e oportuno canal de contato com seus consumidores.
Estar no “mundo digital” se tornou uma poderosa forma das empresas aparecem – não apenas para vender, mas também para encantar e fidelizar clientes!
A seguir, reunimos práticas essenciais para usar as redes sociais a favor do seu negócio. Confere agora!
1. Conheça seu público e onde eles estão
Antes de "cair na rede", é preciso conhecer o público que você quer atingir e avaliar as redes sociais que funcionam para seu negócio.
Se o produto que você vende tem apelo visual, abuse das redes sociais de imagens, como por exemplo, o Instagram e Pinterest.
2. Padronize a comunicação
Se a sua loja fosse uma pessoa, como ela seria? Definir "tom" da comunicação de uma marca na produção de conteúdo nas redes sociais é essencial.
Ele pode ser divertido, engraçado, direto ou amigável, por exemplo. O tom deve estar alinhado com a imagem do seu negócio.
3. Pronto atendimento
Agora, a conversa não é mais particular.
Os consumidores aproveitam essa vitrine que as redes sociais oferecem para compartilhar problemas, críticas e experiências com os serviços e produtos.
Os usuários não se preocupam com as censuras e sabem que sua voz será ouvida – se não pela empresa, certamente pelos demais internautas. Esteja preparado para responder de forma assertiva!
4. Ofereça conteúdo de qualidade
Como diria aquele velho ditado: "a primeira impressão é a que fica". Nas redes sociais não é diferente.
Então, dedique um tempo para planejar e organizar o conteúdo dos seus canais. Compartilhe informações sobre o seu negócio e o universo que atua.
Pense em materiais que despertem interação, como uma enquete, ou quem sabe oferecer uma espiadinha no lançamento de um novo produto?
5. Relacionamento com influenciadores
Mapeie nas redes sociais as pessoas influentes no seu segmento e faça com que elas conheçam seu produto.
Acredite: estreitar o relacionamento com esses influenciadores digitais pode impulsionar suas vendas.
6. Grupos e comunidades
Grupos e comunidades online reúnem usuários com os mesmos interesses.
Nas redes sociais é possível encontrar grupos que falem sobre seu segmento ou do produto/serviço que você oferece.
São ótimos canais para se apresentar com conteúdo para um público segmentado e aumentar as oportunidades de negócio.
7. Incorpore o social commerce
O social commerce é a integração das redes sociais com o e-commerce, como por exemplo, hospedar sua loja online na página do Facebook.
Outra forma de utilizar o social commerce é disponibilizar o botão 'Curtir' do Facebook no site de vendas, assim aparecerá o número de recomendações de determinado produto.
Uma avaliação compartilhada é capaz de influenciar nas futuras tomadas de decisão de compra. Aproveite!
8. Monitore sua marca
Um bom planejamento deve estar atrelado ao monitoramento de marca nas redes sociais.
Acompanhar o que as pessoas falam sobre o seu produto pode gerar insights para o negócio e te ajudar a conhecer melhor a imagem que sua marca transmite nas redes sociais. Comece agora!
*O posicionamento nas redes sociais pode variar de acordo com o direcionamento jurídico de cada empresa.