Guia: 8 passos para sua loja virtual vender mais no Natal e Ano Novo!

Por Miriam Barros

O Natal e Ano Novo estão chegando, e abrem a temporada que mais movimenta o varejo brasileiro físico e digital. Por isso, se você tem uma loja virtual, é hora de se preparar!

Diferente de outras datas comemorativas, como o dia das crianças e das mães, o fim de ano não possui segmentação específica, atendendo, assim, todo o tipo de público.

Além disso, em um cenário de forte expansão do e-commerce, é de se esperar grandes oportunidades de novas vendas neste período.

Para termos uma ideia, em 2020, as datas sazonais foram responsáveis por 34% de todo o faturamento do comércio digital, segundo o relatório Webshoppers da Nielsen.

Neste cenário promissor, elaborar estratégias de vendas para uma loja virtual é uma maneira inteligente de explorar o potencial do e-commerce junto às datas festivas.

Assim sendo, neste artigo, separamos dicas e estratégias para você aproveitar o Natal e Ano Novo para vender mais.

Então, se você quer otimizar seu crescimento no ambiente digital, não deixe de acompanhar a leitura!

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Por que se preparar para o Natal e Ano Novo?

Mais do que encerrar o calendário e também o ciclo comercial do ano, as festas natalinas e de réveillon tem muitos significados para a população.  

Assim, é preciso entender as diferentes motivações de compra dos consumidores, principalmente em um cenário no qual o comércio eletrônico cresce em ritmo acelerado e gera oportunidades para uma loja virtual que deseja fortalecer suas vendas no Natal e Ano Novo. 

Em 2020, o e-commerce teve uma expansão de 75%. E o natal foi um dos grandes responsáveis por esse crescimento. 

O relatório da Webshoppers citado anteriormente mostra que a venda diária no período de 10 a 24 de dezembro foi de R$ 250 milhões, com um ticket médio de R$ 462.

Em relação a 2019, a temporada natalina cresceu 45%, fechando um faturamento de R$ 3.7 bilhões em 2020.

Já no primeiro trimestre deste ano, o comércio virtual faturou R$ 25,2 bilhões em vendas.

E essa tendência de crescimento não está restrita ao período pandêmico

Especialistas projetam uma mudança permanente nos modelos de consumo, com forte concentração no comércio digital.

Dicas para aumentar as vendas no Natal e Ano Novo

Os números acima provam a relevância de se preparar para as datas de Natal e Ano Novo, afinal, ninguém quer perder vendas em sua loja virtual, certo?

O potencial da temporada é grande, mas é preciso estar preparado, e investir nas melhores estratégias para sua loja se destacar.

Lembre-se, serão muitas ofertas e, sem diferenciais competitivos, dificilmente sua loja virtual será lembrada. 

Além disso, é preciso pensar além do final de ano e criar um planejamento estruturado para o crescimento do seu e-commerce

Ou seja: para aumentar seu faturamento – no Natal e Ano Novo, mas também fora das datas sazonais – veja as dicas que preparamos para sua loja virtual vender mais.

 

#1. Invista em uma plataforma confiável e fácil de navegar

Existem diversas maneiras de vender pela internet. É possível ofertar produtos utilizando um Marketplace, Instagram e Facebook.

Outro caminho é contar com sua própria loja online. As vantagens vão desde mais autonomia de personalização a ferramentas exclusivas de gestão nativas.

Com a Confere SHOP, por exemplo, você pode criar uma loja virtual responsiva em apenas 3 minutos, sem pagar nada e ainda contar com uma série de recursos para crescer no e-commerce

Além da navegação fluida para os clientes, oferecemos um aplicativo que possibilita que toda a gestão de sua loja virtual seja feita pelo celular.

Confira outros benefícios que a Confere SHOP oferece para você:

 

#2. Traga novidades em seu catálogo

O aumento das compras no Natal e Ano Novo vem acompanhado do aumento da competitividade do mercado que demanda estratégias específicas para sua loja virtual.

Por isso, para não passar batido entre tantos outros, busque oferecer produtos diferentes, expandindo seu catálogo e ficando atento às tendências do momento.

Faça uma busca para entender quais são os produtos mais procurados, e as novidades do momento.

O Google Trends é uma boa forma de ver as tendências pelas palavras mais procuradas. Além disso, faça pesquisas nas redes sociais e com as pessoas ao seu redor.

Sua loja pode aproveitar essa onda para testar novos produtos e até precificações.

Isso pode despertar interesse de seu público-alvo, levá-lo a conhecer mais a sua loja, e quem sabe, alguns deles não se tornam clientes fiéis?

Para as lojas virtuais que possuem um público-alvo mais amplo, faça pesquisas segmentadas que melhorarão a experiência dos clientes.

Mas a expansão de catálogo exige também um planejamento de investimentos em mercadorias e estoque. Por isso, leve em conta a realidade do seu negócio na hora de desenhar sua estratégia de fim de ano. 

 

#3. Crie uma vitrine virtual atrativa

Sabemos que no período próximo ao fim de ano começarão as buscas por presentes, e para uma loja virtual, é importante criar estratégias para atrair o público.

Dentre essas procuras, haverá pessoas que já sabem o que comprar; enquanto, outras estão dando “só uma olhadinha”.

O ideal é atrair os dois perfis e uma vitrine virtual bem planejada pode ser o ponto-chave para impactar, converter e expor seus melhores produtos.

A vitrine virtual permite uma linguagem visual bem mais ampla. Além disso, ela pode ser construída de diferentes formas: 

  • Como um espaço exclusivo dentro do seu site com produtos de destaque;
  • Como um catálogo online que você pode compartilhar nas redes sociais, no qual são expostos produtos de maneira estratégica;
  • Como um link de pedido que pode ser divulgado para os seus clientes no WhatsApp, visando melhorar suas experiências de compra.  

A estratégia da vitrine virtual, assim, pode ser uma importante aliada para a expansão das vendas de sua loja virtual no Natal e Ano Novo. 

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#4. Faça promoções

Comumente, já esperamos diversas promoções em datas festivas. Às vezes, o consumidor até aguarda momentos, como black friday, para comprar.

Sabemos que há a possibilidade de encontrar produtos bons e mais em conta. Mas não se engane: não é qualquer promoção que convence.

Cada vez mais o consumidor está atento às estratégias de marketing do mercado e analisa com lupa o que de fato vale a pena.

Neste sentido, pense em oferecer algo a mais, que conquistará seu cliente assim que ele ver seu produto no Google Shopping, por exemplo.

Outro ponto que pode ser pensado é o frete: uma vez que o valor do envio é um fator determinante para os consumidores, e pode influenciar nas vendas de sua loja virtual no Natal e Ano Novo.

Dados da pesquisa Webshoppers mostram que os pedidos com frete grátis aumentaram em 41% no ano passado. 

Além de oferecer um frete gratuito, outros benefícios como brindes, cupons, kits, sorteios, também são boas opções para aumentar as vendas de sua loja virtual.

 

#5. Invista em mídia paga

O Google AdWords, (Google Ads), é uma das principais ferramentas de criação de mídia paga na internet, sendo crucial para o crescimento de um e-commerce.

Pela plataforma do Ads, é possível criar anúncios na rede de pesquisa do Google, incluindo canais de grande relevância na internet, como: 

  • YouTube; 
  • Nas abas do Gmail; 
  • No Google Shopping
  • Na rede de display de afiliados; 
  • Em aplicativos mobile da Play Store.

Um estudo recente revelou que 76% dos brasileiros que acessam o Youtube, por exemplo, dizem que a plataforma os ajudam a comprar.

Além disso, 63% dos pesquisados dizem que os anúncios e conteúdos patrocinados influenciam no processo de compra.

Este é somente um exemplo da eficiência das mídias pagas. Cabe a você determinar em qual canal irá veicular a campanha.

 

#6. Engaje sua base

Entre tantas estratégias de atração, a base de clientes que te segue em redes sociais ou que já comprou em sua loja online não pode ser esquecida.

Afinal de contas, conquistar novos consumidores é importante, mas nutrir uma relação e fidelizar clientes pode gerar uma receita maior do que você imagina.

Segundo um estudo recente, a retenção de 5% da base de clientes pode gerar um lucro de 25% a 95%. 

Isso porque o custo de retenção é menor quando comparado ao de atração.

Além disso, um relatório da Edelman afirma que confiar na marca é a terceira consideração feita por brasileiros antes de realizar compras.

Portanto, engaje sua base e seja criativo com conteúdos personalizados para o perfil de público da sua loja.

 

#7. Procure aliados

Buscar parcerias pode ser um caminho bem interessante para quem deseja ganhar dinheiro na internet – e isso vale para qualquer segmento das lojas. 

As “collabs” (abreviação para colaboração em inglês) ficaram famosas com os produtores de conteúdo e influenciadores digitais.

Eles perceberam que estas parcerias rompiam bolhas, e os faziam ganhar mais visibilidade, seguidores. Para um e-commerce, a mesma lógica pode ser aplicada.

Procurar aliados para promover ações de marketing digital ou até trabalhar com modelos de estoque compartilhado, sendo elas competidoras diretas ou indiretas. 

 

#8. Pense estratégia de marketing multicanal

Finalmente, uma estratégia de marketing multicanal pode ser a base para um posicionamento eficiente no ambiente online e para impulsionar as vendas de sua loja virtual no Natal e no Ano Novo.

Cada canal de comunicação possui um nicho e dinâmicas diferentes. Sendo assim, estar presente em diversos canais de relacionamento (do Instagram Shopping ao Mercado Livre) pode atrair clientes, expandir a marca e gerar vendas.

Vale ressaltar que é importante conhecer o canal de comunicação, e estar atento à qualidade do conteúdo ali disposto.

Além disso, leve em conta a realidade da sua loja, refletindo se faz sentido e se há equipe disponível para gerir os canais.

Conclusão

O Natal e o Ano Novo é uma época determinante para o crescimento de uma loja virtual e, em suma, para qualquer empresa do varejo.

Além das dicas listadas aqui, lembre-se de ficar atento à experiência do cliente

Foque em um atendimento impecável e ofereça também métodos diversificados de pagamento.

Ao adotar estas dicas, com certeza, sua loja virtual estará preparada para atrair consumidores, vender mais e atender as demandas de experiência no período tão significativo do Natal e do Ano Novo.

Nova call to action

Este texto foi escrito por João Barros.