O que é e como funciona uma Assessoria Contábil

Por Miriam Barros

Toda empresa, tanto as já abertas quanto as que estão prestes a nascerem, precisam de serviços contábeis. As necessidades de cada empresa mudam de acordo com suas características, o que influencia diretamente nos formatos de serviços contábeis que elas precisam realizar.

Uma assessoria contábil é, em suma, uma empresa especializada na prestação de serviços de contabilidade para outras empresas. Estes serviços variam, como comentamos, de acordo com as necessidades de cada contratante. Os fatores que determinam essas características são diversos: tamanho da empresa, categoria tarifária, entre outros.

Ou seja, quanto maior for a empresa e quanto mais complexos forem seus processos internos, a contabilidade passa a assumir o peso de uma ferramenta de gestão, que entrega informações pertinentes e que auxiliam nos planejamentos estratégicos das empresas. Para empresas menores, os serviços de assessoria contábil podem se voltar mais para a organização do negócio para lidar com questões tributárias e trabalhistas que são impostas pela Lei.

Nova call to action

Os serviços de uma assessoria de contabilidade

Alterações de contrato

As empresas se desenvolvem e sofrem mudanças. Essas mudanças acarretam em uma série de processos burocráticos para que aconteçam as alterações contratuais. Cabe à assessoria de contabilidade cuidar desses processos.

As mudanças que ocorrem devem ser registradas junto aos órgãos competentes, como, por exemplo: novos sócios, aumento (ou redução) do capital, mudança de endereço, mudança de objeto social da empresa etc.

 

Assessoria fiscal

A administração da questão fiscal é um dos procedimentos mais complexos da empresa.
A assessoria de contabilidade auxilia para que toda essa administração seja feita corretamente. Muitas assessorias interferem, inclusive, na área de TI das empresas, já que existem diversas ferramentas que facilitam o trabalho do contador.
Existem impostos que são realmente complexos e cheios de particularidades, como no caso do ICMS que possui alíquotas que variam de acordo com cada estado, além das diversas tarifas que dependem da natureza do produto e da atividade que a empresa exerce.
É papel da assessoria de contabilidade auxiliar o cliente e orientá-lo sobre os processos de, por exemplo, emissão de notas fiscais e recolhimento de impostos.

 

Abertura e legalização de empresas

O cliente contratante da assessoria contábil reúne, junto ao contador, todas as informações necessárias que contém os dados do empreendedor, documentações e todas as características do negócio. A partir do estudo dessa documentação, é definida a categoria tributária adequada para a empresa em questão.
A assessoria de contabilidade se responsabiliza pelo registro do contrato social para, em seguida, conseguir o alvará para que a empresa funcione, além de se resposnsabilizar pelo registro da empresa junto aos órgaos federais, estaduais e municipais.
O intuito desse trabalho é fazer com que o contratante não precise se preocupar com as burocracias que envolvem esse processo de abertura da sua empresa, mas sim, com o seu negócio.

 

planilha capital de giro

 

Folha de pagamento

É extremamente importante que exista uma integração entre os registros que são feitos pelo departamento de recursos humanos e o de contabilidade. Os registros devem acontecer no mesmo sistema e no mesmo banco de dados. Essas informações vão servir para alimentar a contabilidade com informações que estão ligadas ao 13º, distribuiçao nos lucros, férias, pró-labore e tudo o que dialogue com a questão das políticas de remuneração e obrigações trabalhistas.
Com esse equilíbrio e diálogo entre as áreas relacionadas e com uma boa alimentaçao do sistema, os registros contábeis são automatizados e diminuem o tempo levado para realizar estes processos.

 

Documentos contábeis

Para que uma empresa possa colher bons frutos de investimentos, os gestores precisam conhecer sua posição. Um dos documentos que fazem parte da rotina da assessoria de contabilidade são os balancetes e balanços. O balanço é um documento anual que retrata o resultado financeiro do exercício e as variações da empresa dentro daquele período. Através do balanço, é possível realizar análises e recomendações dos próximos passos frutíferos para os gestores.
Já os balancetes, são documentos de controle para prazos menores que um ano, sendo o comum realizado trimestralmente. Esses documentos servem para gerar uma visualização sólida da empresa e apontam suas ameaças, correções e caminhos que podem ser seguidos.

Nova call to action

Conclusão

O serviço de assessoria de contabilidade é, de fato, um exercício bastante complexo. Muitos empreendedores precisam recorrer a estes serviços para poderem focar em outras problemáticas que envolvem suas empresas.
Atualmente, é possível facilitar ainda mais o serviço do contador, através de softwares de gestão que oferecem uma economia de tempo e muito mais precisão na apuração de diversos dados relacionados à área financeira da empresa.
Ao contratar serviços de assessoria contábil, o cliente recebe relatórios de questões que envolvem processos burocráticos e que levariam muito tempo para serem levantadas e organizadas pelos seus gestores. Por isso, é muito válido levar em consideração a possibilidade de contratar estes serviços caso queira ter mais facilidade na gestão dessas questões em seu negócio.