Atendimento: faça o seu cliente feliz

Por Miriam Barros

Os avanços da internet trouxeram inúmeros benefícios: facilidade em fazer a informação circular, melhorou a comunicação e interligando tudo isso, propôs às pessoas uma nova forma de enxergar o consumo.

Antigamente, para uma empresa fechar negócio, bastava uma boa ação de marketing com a promessa de que o produto ou serviço ofertado era incrível e pronto: alguém se interessava e a venda acontecia.

Já hoje, o público busca ter um relacionamento com as empresas a fim de descobrir o que elas podem oferecer além do produto. 

Mas o que isso significa?

Deixar os clientes satisfeitos, está além de oferecê-los algo que atenda às suas expectativas de compra, mesmo que ainda seja um ponto determinante.

Atualmente o desafio é encantá-los e torná-los fiéis, mas esse feito não será possível somente com produtos e logo dois fatores provam a sua importância: o atendimento e o relacionamento.

Atendimento é como uma relação em seu começo, e lembra daquele ditado famosíssimo: ‘’a primeira impressão é a que fica’’? Pois bem, aqui ele é seguido à risca.

Atender não significa tratar bem os clientes com a finalidade de direcioná-los a uma compra futuramente, na realidade é o pontapé inicial do que pode ser uma relação bem sucedida e precisa ser pensada a curto, médio e longo prazo.

Diante disso, como realizar o atendimento perfeito e deixar os clientes felizes? Descubra algumas maneiras agora!

Nova call to action

Eduque o seu público

No sentido mais puro da palavra, educar não diz respeito à manipulação ou algo do tipo e sim a mantê-lo informado sobre tudo o que interessa a ele: informações sobre a empresa, mercado, produtos, serviços e por aí vai.

Para isso, é indispensável conhecer muito bem os consumidores (o relacionamento permitirá que isso ocorra), e então entregar a eles conteúdos que estejam combinados com seus interesses, utilizando de: blog, vídeos, podcasts, posts nas mídias sociais, dentre outros.

Personalize o atendimento

Aquela linguagem impositiva e padronizada, cheia de frases de efeito como: compre, você precisa, dê uma olhada nisso, já não cabem mais e tampouco surtem efeito.

Os clientes desejam se sentir importantes (e eles são), por esse motivo, eles devem ser tratados como únicos.

A melhor forma de fazer isso é realmente entender suas dores, necessidades, desejos e assim adaptar seu atendimento e serviços a eles, criando uma experiência única.

Canais que permitem uma comunicação direta como as mídias sociais, chats e até o famigerado telefone, são excelentes formas para atender de maneira customizada e tratar cada caso como único. 

Cuide do reclame aqui

Os reclame aqui são ‘mal vistos’ pelas empresas, porém podem ser muito positivos e devem receber atenção privilegiada.

O motivo é até óbvio: quem vai ao reclame aqui dar um feedback já faz parte da carteira de clientes e por mais negativo que seja o comentário, merece ser respondido e, principalmente, resolvido!

A jornada de compra atual tem influência fortíssima da internet e, consequentemente, um possível comprador confere o reclame aqui da empresa em que ele está interessado no serviço.

Ou seja: o reclame aqui coloca em jogo a reputação da empresa em relação ao mercado.

Um bom exemplo de como esse canal pode ser útil é o Doutores da web reclame aqui, da empresa de marketing digital Doutores da Web.

Em 13 anos de história e cerca de 2 mil clientes que aplicaram o MPI em seus negócios, o Doutores da Web reclame aqui possui apenas uma reclamação, resolvida pela Doutores da Web.

À empresa, o Doutores da Web reclame aqui serve como um espaço aberto para obter retornos de seus clientes e assim conseguir aprimorar a estratégia, visando também ter uma boa imagem.

Em resumo, essa é a importância de canais parecidos com o Doutores da Web reclame aqui, garantir que o cliente esteja satisfeito e a empresa seja bem vista.

 

Parceria Confere

Não esqueça do pós venda

Vender e esperar o cliente retornar com um problema ou abandoná-lo até ele retornar para uma nova compra está totalmente ultrapassado. Não cometa esse erro!

O atendimento eficiente está baseado em criar encantamento, ou seja: garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a sua aquisição.

Manter contato com frequência e ainda proporcionar algumas exclusividades como: cupons de desconto, informações, conteúdos e atualizações de um produto são formas competentes de exercer o pós venda. Seus benefícios são:

 

  • Fidelizar os clientes;
  • Conquistar novos;
  • Ganhar fãs e defensores da marca;
  • Ter uma boa imagem no mercado.

Dispor de um atendimento diferenciado, seja em pós venda, com base em proatividade, ou abrir espaço ao público como o Doutores da web reclame aqui, o cliente deve ser tratado como a maior das prioridades. Afinal, sem ele, um negócio é incapaz de funcionar. 

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays 

Planilha Controle de cartões