Black Friday: 5 dicas para impulsionar as vendas no e-commerce

Por Miriam Barros

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, afinal ela dá início às vendas do fim de ano e possui produtos com preços especiais.

Muitas pessoas espalhadas por todo o país aguardam ansiosas essa data para poder comprar aquilo que desejam há tempos.

Era comum vermos filas enormes em lojas e shoppings, com pessoas desesperadas para aproveitar as promoções. Porém, com a chegada da pandemia, esse cenário virou raro e o e-commerce ganhou força perante as vendas em lojas físicas. 

As compras online já eram tendência, porém isso se consolidou ainda mais durante o ano de 2020, e é uma metodologia que veio para ficar.

Até nichos mais específicos encontraram formas de vender seus produtos mais fáceis, como por exemplo, a venda de compressor parafuso

Contudo, é necessário ficar de olho em quais estratégias serão adotadas durante essa data. Apenas jogar algumas pequenas promoções dificilmente irá atrair a atenção do seu público e seu comércio vai ficar para trás.

Com toda essa facilidade das vendas pela internet e do crescimento do e-commerce, é necessário preparar estratégias importantes para que seu negócio ganhe destaque durante a Black Friday.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que podem te ajudar a impulsionar suas vendas durante essa data. 

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Comece a realizar uma pré-campanha

O primeiro passo é já começar a planejar uma pré-campanha antes de entrar no período de vendas. Com isso você gera aquela ansiedade em seu público que vai aguardar ansiosamente a chegada da Black Friday

Envie e-mails falando sobre suas ofertas, antecipe algumas promoções e o mais importante, venda os seus produtos com o preço em que você anunciou.

As pessoas estão interessadas nas promoções, e quanto mais você apresentar para elas, mais empolgadas elas vão ficar. 

Por isso busque se antecipar, faça um planejamento, monte uma pré-campanha, realize algumas ofertas e atraia ainda mais clientes para comprarem em seu e-commerce

Prepare seu site e suas redes sociais

A divulgação é uma das chaves para conseguir vender bem durante a Black Friday, até nichos mais específicos como luva de vaqueta, podem ganhar destaque e aumentar sua procura. 

Por isso é fundamental preparar bem suas redes sociais, interaja com o público, veja quais produtos eles querem ver em oferta, faça postagens sobre a Black Friday e traga informações daquilo que possa atrair novos clientes. 

Além disso, deixe seu site preparado para as vendas. Coloque um player de contagem regressiva e otimize seu site para que não tenha nenhum problema durante as vendas. 

Analise os preços do mercado

Para ter uma boa promoção e ganhar destaque dentro do mercado é importante também analisar como estão os preços de seus concorrentes. Como já foi dito, as pessoas buscam por promoções atraentes e que sejam vantajosas para o seu bolso.

Faça uma pesquisa de mercado, veja o quanto é possível abaixar o preço de seus produtos, busque formas de ofertar sua mercadoria por um preço vantajoso perante a concorrência. 

Muitos clientes são exigentes ainda mais em tempos de Black Friday, as pessoas investigam a fundo qual o melhor lugar para comprar seus produtos. Dito isso, sempre procure ofertas atrativas e que possam ter destaque dentro do mercado. 

Invista no atendimento

Por ser apenas um dia de vendas, o público muitas vezes trata com urgência a compra de seus produtos. Por isso, busque separar essa data para ficar de prontidão em auxiliar possíveis dúvidas e ajudar no que for necessário. 

Além de ofertar cupons e brindes, é necessário ter um laço com o seu cliente para que ele possa consumir seus produtos dentro da Black Friday. Busque agilidade para sanar todas as dúvidas e esteja disponível caso necessário. 

Dessa forma, os clientes terão mais segurança e certeza de que devem comprar seus produtos durante essa data. 

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Prepare seu estoque

Se você tem um e-commerce de aparelhos de som e planeja realizar uma boa promoção em seu principal modelo de amplificador de som, é preciso preparar seu estoque

Muitas pessoas que compram durante a Black Friday esperam meses para levar produtos que já estavam em seu carrinho de compras. Elas querem o mais rápido possível aquilo em suas mãos. 

Por causa disso, é fundamental estar com o estoque preparado para efetuar as entregas o mais rápido possível. Qualquer atraso ou demora pode prejudicar sua imagem e acabar afetando seu relacionamento com seus clientes. 

Logo, esteja preparado e planeje quais produtos devem ter mais no estoque para pronta entrega. 

A Black Friday é uma data esperada tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores, com um mar de opções, pode ser difícil ganhar destaque

Mas se o seu e-commerce realizar uma pré-campanha, preparar seu site e redes sociais, analisar a concorrência, preparar o estoque e investir no atendimento, seu negócio pode impulsionar e surpreender nas vendas desta data. 

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Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.