Boa gestão: sem ela sua empresa não sai do zero

Por Miriam Barros

A rotina de uma empresa é na maioria das vezes um turbilhão com prazos, horários, imprevistos, reuniões, metas, erros, acertos e em meio a tudo isso há um fator chave: gestão.

A gestão existe para equilibrar todas as pontas de uma empresa, estruturar planejamentos e processos, estimular colaboradores e a partir disso, alcançar os resultados definidos no plano inicial.

Gerir e administrar são palavras comumente usadas no dia a dia para o mesmo significado, entretanto, a gestão vai além.

O foco da administração é planejar, dirigir recursos humanos, materiais e financeiros com a intenção de guiar a empresa ao seu objetivo, tendo o seu capital como base.

Já a gestão, tem como fundamento incentivar a autonomia e a responsabilidade dos colaboradores da empresa, desempenhando uma função ‘político- administrativa’, ou seja, gere pessoas além de finanças.

Ter uma gestão eficiente e que consiga pôr em prática o que foi pensado no planejamento, permite à empresa inúmeros benefícios, fazendo com que ela evolua em todos os âmbitos e consequentemente alcance seus propósitos.

Mas o que uma boa gestão traz de importante à organização?

Nova call to action

Visão e controle da empresa

A gestão tem a missão de equilibrar e garantir o perfeito funcionamento do negócio. Sendo assim, quando executada corretamente, é o melhor caminho para se informar de tudo o que acontece nos ambientes interno e externo. 

Ter ciência do que envolve a empresa é fundamental para analisar qual rumo ela está tomando e se esse é o esperado.

Caso seja, as ações atuais devem permanecer. Se não, é um indicativo de que o planejamento precisa ser adaptado a fim de equilibrar a empresa e dar sequência ao seu crescimento.

Mensuração de resultados

Para a gestão ter êxito, mensurar os resultados de suas implantações é algo que deve ser feito!

Os resultados qualitativos e quantitativos funcionam como medidores de desempenho e analisá-los com frequência é útil para ter conhecimento sobre a produtividade de cada setor da empresa e se ela está seguindo conforme o planejado. 

‘’E o papel da gestão aqui?’’

Neste momento cabe aos gestores a transparência, fazendo com que as informações fiquem claras a todos. 

Na prática, tornar os dados visíveis a cada área (sejam eles positivos ou não) e adotar medidas estratégicas para mantê-los ou melhorá-los é a função da gestão.

Oportunidades

A análise SWOT é o básico do planejamento em qualquer empresa. Para saber onde se quer chegar e como ir até lá, é necessário saber quais são as:

  • Forças;
  • Oportunidades;
  • Fraquezas;
  • Ameaças.

Neste caso em específico, a gestão quando eficiente, não deixa uma oportunidade sequer passar, mesmo que ela pareça adversidade em um primeiro momento.

Englobando fator interno e externo, a gestão busca sempre evoluir e para tal, é preciso saber o que merece atenção.

Algumas providência simples podem ser tomadas para manter o crescimento, como os canais reclame aqui, por exemplo.

Existem empresas como a Doutores da Web, que possui o canal ‘’Doutores da Web reclame aqui’’, com o intuito de receber feedbacks de seus clientes e desta forma analisar o que pode ser feito, visando melhorias.

A Doutores da Web é uma empresa de marketing digital criadora do MPI e seu canal Doutores da Web reclame aqui é utilizado para se comunicar diretamente com as pessoas que aplicaram a metodologia em seus negócios.

O Doutores da Web reclame aqui é um recurso para atender e entender a opinião do público.

Diante disso, o Doutores da Web reclame aqui é usado para a resolução de problemas e potencializar o relacionamento com o cliente.

Outro ponto importante: canais parecidos com o Doutores da Web Reclame aqui são bons para a reputação das empresas, pois hoje os consumidores e concorrentes os conferem para saber como funciona o serviço e atendimento oferecidos por elas.

Mais detalhes sobre o ‘case’ citado Doutores da Web reclame aqui.

Maquininhas Demo

Lucratividade e sustentabilidade

A gestão moderna não somente estuda as melhores ações das pessoas, isto é, de cada setor, como também compreende a parte técnica administrativa.

Isso significa ter pleno domínio sobre as condições internas como processos, estruturação, planejamento, ações e também externas, como concorrentes, clientes e possíveis investimentos.

Todas as empresas precisam de lucro para continuarem exercendo suas funções a partir de suas missões e valores, buscando atingir o que acreditam. Entretanto, somente uma excelente gestão pode garantir que essa meta se torne realidade.

Em outras palavras, gestão é o pilar para uma empresa ter sucesso em sua área.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays