Como uma boa gestão pode diferenciar o seu negócio

Por Miriam Barros

Gestão empresarial se refere a diversas ações estratégicas que visam a condução da empresa para que alcance os melhores resultados, evitando falhas e corrigindo possíveis erros na medida do possível.

Essas ações envolvem processos que dizem respeito à administração das finanças, organização e distribuição dos recursos, gestão das pessoas e todos os pontos necessários para a manutenção dos recursos da empresa.

No Brasil, a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar dois anos no mercado, segundo relatório liberado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018.

Esse problema é causado principalmente por problemas relacionados à dívidas, administração errada de recursos e planejamento e execução das ações de marketing equivocadas.

Considerando isso preparamos este conteúdo para entendermos a importância de uma boa gestão, para que sua empresa se saia bem no mercado competitivo. Confira!

Nova call to action

Por que dar atenção à gestão empresarial? 

Na prática, o conceito de gestão está diretamente ligado à organização dos processos internos da empresa. Esse procedimento está diretamente ligado à compra e venda de materiais, contratações, demissões e qualquer outra ação que faça parte da empresa.

Todas essas áreas dependem de uma análise específica. Isso é o que uma boa gestão faz! Cuida separadamente da administração de cada área, atribuindo as responsabilidades aos colaboradores mais competentes e aumentando assim as possibilidades de negócios. 

Para exemplificar, o marketing é a área de uma empresa responsável por impulsionar a imagem dela, atraindo novos clientes e consequentemente aumentando as vendas, correto?

Porém, além de um bom marketing, é necessário adotar uma postura de alinhamento entre todas as áreas. Pois aumentar o fluxo de trabalho da produção sem que ela esteja preparada é uma falha grave de gestão.

Pense que você trabalha com aluguel de máquinas para a indústria, e começa a fechar diversos contratos. Inicialmente, o trabalho de divulgação foi efetivo, no entanto, se você alugar uma máquina de solda ou uma máquina de corte a laser além da disponibilidade, haverá um problema com o cumprimento dos prazos, não é mesmo?

Para isso serve a gestão empresarial! Além de preparar a empresa como um todo para os crescimentos específicos de cada setor, impede que seu negócio encare problemas inesperados, além de se preparar contra futuras crises.

Como ter uma gestão empresarial eficiente? 

Bom, até então entendemos a importância de uma boa gestão para o avanço da empresa. Agora, é hora de falarmos sobre as formas de mudar completamente a gestão.

Os pontos afetados são: o monitoramento dos processos, engajamento da sua equipe, corte de custos e a utilização de um sistema de gestão. Contextualizando cada tópico, podemos descrevê-los da seguinte forma: 

 

Monitoramento de processos

Como vimos no tópico anterior, uma das partes mais importantes de uma boa gestão empresarial é planejar as ações do seu negócio.

No entanto, além de planejar, é indispensável acompanhar o que está acontecendo. Isso significa que monitorar os processos permite entender a evolução para que seja possível realizar melhorias ou modificações nos processos.

 

Engajamento da equipe

Esse tópico reflete diretamente a importância de valorizar os colaboradores. Engajar a equipe significa envolver os funcionários nos projetos e deixar todos cientes do que acontece.

Além disso, a valorização profissional também é importante. Com salários compatíveis com o mercado, um ambiente de trabalho de qualidade e o envolvimento dos funcionários em atividades corporativas é possível manter os colaboradores motivados e obter um fluxo de trabalho constante e de acordo com a sua estratégia. 

 

Corte de custos

Ao monitorar os resultados conseguidos por meio das estratégias da sua empresa, é possível identificar alguns gastos desnecessários. 

Essa economia pode envolver os custos com transporte, fornecedores, aluguel, locais não utilizados ou qualquer gasto que possa ser reduzido ou descartado.

Utilização de um sistema de gestão

Por fim, utilizar a tecnologia a seu favor é uma boa maneira de guardar e organizar informações. Um software de gestão empresarial facilita essa administração e otimiza o tempo.

Com ele, é possível analisar dados, como valor gasto com mercadorias compradas, produtos guardados no estoque, gastos com o salário de funcionários e etc.

Nova call to action

Melhore a gestão da sua empresa

Como vimos ao longo deste conteúdo, a gestão empresarial é parte importante para todos os processos, tanto internos quanto externos.É também é uma forma de medir os resultados e prevenir sua empresa para futuras mudanças. 

Fora isso, para melhorar sua gestão é importante se atentar aos seguintes pontos: o monitoramento de resultados, engajamento da equipe, corte nos custos e a utilização de um sistema de gestão empresarial.

Com uma boa gestão é possível melhorar os processos internos, aumentando gradualmente o fluxo de trabalho e resultando em uma estrutura sólida para que sua empresa cresça cada vez mais, aumentando os lucros e o tamanho da seu negócio.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Produtor de Conteúdo do Soluções Industriais.