Saiba como bots podem impactar os seus negócios

Por Miriam Barros

O mundo é sempre cheio de mudanças e tudo é muito imprevisível, não é mesmo?

Isso porque, depois da quarta Revolução Industrial, a tecnologia tem ganhado grande espaço em todos os cenários possíveis.

Pois é, ela tem ficado cada vez mais inteligente e os usuários têm encontrado diversas formas de interagir e encontrar aquele produto que procura.

Eu sei que provavelmente você já deve ter lido isso em algum lugar, mas é porque a tecnologia realmente proporcionou grandes mudanças na forma de se relacionar. 

Atualmente, qualquer um pode fazer o que quiser dentro de uma plataforma online apenas com um clique no mouse.

Pois é, agora é fácil ter alguma informação, dar feedbacks ou realizar uma compra. Desde que tenha um bot para isso.

Mas você deve estar se perguntando: o que é um bot?

É muito simples, eles nada mais são que programas de computador que estão em desenvolvimento há mais de 40 anos.

Quando ainda estava surgindo, o propósito era explorar os chatbots como um sistema de comunicação com humanos usando linguagem natural e algoritmos computacionais. 

Como você acha que o Iphone consegue falar com os clientes como se fossem humanos?

E aqueles atendimentos onlines empresariais de instalação câmera de segurança?

Tudo é desenvolvido por meio dos bots, que já estão decodificados para responder conforme as dúvidas mais comuns dos usuários.

O uso de bots realmente está em ascensão.

Para você ter uma ideia disso, esse mercado deverá ultrapassar mais de 1 bilhão de dólares até 2024. Um número bem significativo, não é mesmo? 

Agora, se tratando de dias mais atuais,  os chatbots são utilizados por, pelo menos, 40% dos empreendimentos. Os dados são referentes ao ano de 2019,

Pensando nisso e na complexidade do assunto, elaboramos um artigo para que você saiba como bots podem impactar os seus negócios. Vamos nessa?

Demonstração Confere

Saiba o que os bots podem fazer para a sua empresa

Não tem como negar que as duas principais ferramentas digitais mais utilizadas atualmente são os assistentes virtuais e os chatbots.

De modo geral, eles nada mais são que aplicações de inteligência artificial que são ajustadas para ajudar e responder as visitas de usuários para melhor direcioná-los ao atendimento ao cliente da marca, à equipe de marketing ou aos vendedores.

É importante ressaltar que os bots estão conseguindo alterar a forma como as empresas e os clientes se comunicam.

Agora, a forma de comunicação é mais rápida e eficaz são por meio daquelas janelas que abrem no canto lateral da sua tela perguntando se você precisa de ajuda. 

Mas deve estar se perguntando: porque as pessoas procuram tanto os bots? É simples! Elas estão, cada vez mais, interessadas em obter informações sempre que entram em um site de negócios. 

É claro que existem diversos tipos de chatbots, cada um com um propósito em específico. Dentre todos, é possível ressaltar aqueles que são dedicados ao atendimento ao cliente.

E com os compradores cada vez mais exigentes e ansiosos por respostas, os chatbots têm um grande potencial para qualquer negócio.

Não é segredo para ninguém que atualmente os  consumidores querem mais informações e conhecimento antes de comprar qualquer tipo de produto.

Ou seja, a ideia é que eles sejam guiados pelo processo de compra.

Além de tudo o que foi citado acima, os chatbots contribuem muito ao facilitar a navegabilidade do consumidor e a eficiência dos processos e de ter suas dúvidas sanadas.

  São eles que têm o contato inicial com o cliente e tiram as principais dúvidas, orientando-os para suas decisões de compra.

A ação dos bots possibilitam que os agentes de atendimento possam focar em assuntos mais complexos e dinâmicos, normalmente quando há problemas ou reclamações.

 

Planilha Controle de cartões

Conheça as aplicações dos chatbots dentro da sua empresa

Você pode perguntar para qualquer dono de empresa que tenha adotado os bots como estratégia de fidelização de cliente, que a resposta será apenas uma: eles entregaram resultados impressionantes no atendimento ao cliente.

A verdade é que eles adotam essa estratégia, para auxiliar a distribuir informações úteis e envolver os clientes. 

Pense bem: Uma empresa de lona de caminhão,  por exemplo, utiliza um sistema que possibilita aos clientes realizarem seus pedidos usando um comando de voz.

Feito isso, o chatbot te dirá o valor gasto no final. Conheça, abaixo, algumas técnicas de como implementar os bots no seu negócio:

 

Automatizar perguntas frequentes dos clientes

Vamos ser sinceros aqui: muito dificilmente um usuário entra na aba de perguntas frequentes e lê todos os itens, não é mesmo? Você, por exemplo, já leu alguma vez? Provavelmente não.

Então, em vez de os clientes terem que procurar o espaço reservado para isso, eles podem enviar por e-mail todas suas dúvidas.

Aproveitando chatbots, as empresas podem usar documentos apropriados para responder a quaisquer questões relevantes.

A grande realidade é que qualquer empreendimento, como uma fábrica de robô industrial, pode utilizar essa estratégia.

Mas, fique atento, a grande situação é como ele será implementada e configurada, e não o produto que é vendido.

A questão aqui é você se antecipar ao cliente e já ter as respostas para as possíveis perguntas.

 

Também pode ser utilizado com Service Desk

Quando um atendente não possui a pergunta para a exata dúvida do cliente, seja ela qual for, a chance dele virar e ir embora é muito grande.

Além disso, muito provavelmente são eles quem precisam responder cada pergunta levantada, e que são feitas várias vezes.

Para evitar isso com o uso de bots, os agentes internos de atendimento ao cliente não precisarão responder a preocupações comuns.

 

É fundamental oferecer informações confiáveis

Trabalhar com os bots dos mais diversos tipos é sempre uma coisa positiva, mas quando você busca fazer algo interativo a pontuação da sua empresa pode aumentar e muito.

Além disso, pode acontecer se a pontuação estar abaixo do que você desenvolveu.

Fique tranquilo que o bot entrará em ação com um agente ativo e retornará com uma resposta mais satisfatória.

Por sua vez, o bot por meio do Machine Learning consegue responder a consultas semelhantes no futuro.

Nova call to action

Este conteúdo foi desenvolvido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.