O que é um BPO financeiro e qual a sua importância para a contabilidade

Por Miriam Barros

Se tornou uma prática comum terceirizar departamentos financeiros para empresas de contabilidade.

A ideia é que as pequenas e médias empresas possam se dedicar totalmente ao seu negócio, sem ter que dispender tempo para realizar a sua gestão financeira, que fica a cargo de um escritório de contabilidade.

Assim, as atividades contábeis são feitas dentro de prazos corretos e com toda a segurança que os contadores podem entregar, enquanto a PME recebe os relatórios necessários para auxiliar nas tomadas de decisões futuras para a empresa.

Fluxo de Caixa Confere

O que é um BPO Financeiro

BPO é uma sigla que se refere a Business Process Outsourcing. Traduzindo, é a terceirização dos processos de negócio. 

Os BPOs refletem um modelo de gestão que utilizam inovações tecnológicas e diminuem os custos operacionais das empresas que contratam o serviço.

Além da redução de custos, existe um aumento de produtividade, visto que as tarefas financeiras ficam a cargo do BPO.

Este serviço é comumente contratado por empresas pequenas que estão em um ritmo acelerado de crescimento.

Isso porque muitas empresas começam com time reduzido e, de início, os proprietários são responsáveis por sua gestão financeira.

A medida que crescem, contudo, as atividades e processos internos aumentam e fica inviável para o proprietário tomar conta desse setor. É aí que entra a atuação do BPO.

Assim, torna-se necessário terceirizar atividades voltadas para recursos humanos e até mesmo gestão de pessoas.

Os serviços prestados pelo BPO incluem análise de indicadores e geração de relatórios que são de grande ajuda para que o empreendedor possa acompanhar o crescimento da sua empresa.

Um exemplo disso é o acompanhamento de prazos de pagamentos e recebimentos, que auxiliam em um controle eficaz de fluxo de caixa e permite que o proprietário enxergue a evolução dos custos e despesas do seu negócio.

Em resumo, os serviços oferecidos por um BPO são ideais para empresas que querem alcançar uma gestão mais estratégica e dentre as principais atividades exercidas, estão o BPO financeiro, BPO gestão de faturamento, BPO gestão de estoque e BPO gestão de recursos humanos.

A atuação do BPO pode favorecer a redução de riscos, garantia da conformidade legal da empresa, garantia da continuidade dos processos, um foco maior no core business por parte do empresário e, principalmente, na redução de custos operacionais.

Demonstração Confere

A importância do BPO para a contabilidade

O mercado contábil mundial conta com um faturamento anual de US$490 bilhões. É um mercado que está em constante crescimento e o Brasil é um forte candidato para se tornar referência no setor. 

Isso porque nós contamos com mais de dez milhões de empresas no país, além de termos como prática comum a cobrança por receita mensal recorrente, diferente de muitos países do mundo todo.

Empresas mundialmente famosas como Amazon e Netflix já trabalham com o formato em que o Brasil está acostumado a cobrar, o modelo por assinatura. Isso nos coloca na frente de muitos países que ainda não se adaptaram corretamente a esse modelo de cobrança.

Quando falamos de mercado contábil, podemos assumir que ele se destrincha em 3 níveis: terceirizador, que se refere à execução de tarefas que cumprem as obrigações acessórias de uma empresa; consultor, que se refere aos serviços técnicos elaborados pelo contador (planejamento tributário, precificação) e conselheiro, que auxilia empreendedores nas tomadas de decisões.

Podemos afirmar que, basicamente, todos os escritórios de contabilidade são um BPO - desde que estes utilizem tecnologia como auxílio na automação de processos e outras melhorias que tornam o BPO competitivo.

Sendo assim, a questão que paira no ar é: por que os empreendedores de contabilidade criam ofertas de BPO de contas a pagar, contas a receber ou, até mesmo, de faturamento dos seus clientes?

Primeiramente, vale salientar que estamos falando de um mercado em que existe mais demanda do que oferta, principalmente quando falamos das pequenas e médias empresas. Os preços ainda não estão abusivos devido a baixa concorrência.

Outro motivo é o custo total das operações que se torna muito menor, principalmente quando o BPO de processos financeiro está sinergicamente relacionado ao BPO de processos fiscais e contábil.

Essa sinergia resulta em dados e relatórios mais seguros e acuráveis que se refletem na maior eficiência dos processos e resultam em serviços de consultoria e aconselhamento muito mais efetivos.

A chave de sucesso para um BPO é apostar no uso da tecnologia, sem dó. Existem diversas ferramentas que são capazes de auxiliar o trabalho do BPO e torná-lo ainda mais eficaz, seguro e rápido. 

Caso o BPO seja amplo e abrace os serviços contábil, fiscal, financeiro e trabalhista, é extremamente necessário utilizar ferramentas de gestão para realizar as atividades necessárias para as pequenas e médias empresas.

Isso não significa que o profissional de contabilidade deixará de existir: estamos presenciando uma transformação da área, que deixa de ser apenas um executor de tarefas necessárias para se debruçar em relatórios concisos e completos e passa a ser um consultor.

Ferramenta GRÁTIS de Controle de Fluxo de Caixa

Se você chegou até essa publicação, provavelmente trabalha com contabilidade e quer melhorar ainda mais os seus processos para utilizar a favor dos seus clientes.

Pensando nisso, nós da Confere criamos uma ferramenta totalmente gratuita para que você possa controlar o fluxo de caixa dos seus clientes de forma segura e sem dificuldades! 

Na ferramenta, você vai ter uma visão completa das entradas e saídas do seu cliente. Você poderá visualizá-las por dia ou mês.

financeiro01

financeiro05

 

Você pode importar extrato bancário do seu cliente na plataforma. Os dados de entradas e saídas serão automaticamente carregados e você poderá categorizar cada uma delas, para saber exatamente de que se trata cada lançamento.

financeiro03

financeiro06

 

Você também pode cadastrar entradas e saídas de forma manual, ao inserir a data do recebimento, conta, categoria, título, valor do lançamento e uma breve descrição. Isso vai te ajudar a visualizar melhor o que cada movimentação indica!

financeiro02

Também é possível cadastrar suas contas bancárias na plataforma. Basta preencher os dados do banco, agência, conta, saldo inicial, data do saldo inicial e de qual estabelecimento aquela conta é. Nós não temos acesso às contas cadastradas, os dados são apenas para otimizar o seu trabalho.

financeiro04

A plataforma é totalmente gratuita e ideal para pequenas/médias empresas e contadores/assessores financeiros que desejam otimizar a sua rotina de trabalho! Para acessá-la, basta preencher o formulário dessa página e concluir o seu cadastro na ferramenta!