Branding para loja virtual: como desenhar sua estratégia

Por Miriam Barros

Uma boa estratégia de branding para loja virtual pode ser determinante para o sucesso do seu e-commerce.

Branding é o termo em inglês que pode ser interpretado como “gestão de marca”. Ele incorpora tudo aquilo que representa a sua marca, que tem relação direta com ela e que direciona a sua identidade. 

Com a estratégia de branding bem definida, sua loja irá se destacar dos demais concorrentes e se tornar uma das primeiras opções para o consumidor.

Neste conteúdo, vamos explicar como definir uma estratégia de branding para loja virtual. Descubra também tudo sobre o conceito de marca e a importância de cuidar de perto disso. Vamos lá!

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O que é branding?

Como dito anteriormente, branding é uma palavra que pode ser traduzida como “gestão de marca”. A marca, por sua vez, é tudo aquilo que se refere a sua empresa. 

Aqui falamos de comunicação visual – logotipo, logomarca, cores escolhidas etc. – e de todos os outros tipos de comunicação, como tom de voz, perfis nas redes sociais, comunicação textual e tudo mais. 

Basicamente, uma estratégia de branding para loja virtual pretende destacar o seu negócio na internet de forma coesa e visualmente interessante. Afinal, lidar com a concorrência nesse ambiente tão competitivo é realmente difícil!

Mas, com branding você consegue identificar os pontos fortes da marca e consegue gerar essa ligação com o público, fazendo com que o seu negócio se destaque e se torne uma referência de qualidade. 

 

A importância do branding para loja virtual

O branding para loja virtual ocupa um lugar de extrema importância para elevar o sucesso e fazer com que a marca se torne mais conhecida e mais valorizada em seu nicho de atuação.

Se você está acostumado a fazer compras pela internet, com certeza tem aquelas lojas que são suas queridinhas. Já parou para pensar por que é que elas te cativam mais do que a concorrência?

Provavelmente essas marcas apostam em branding e tem uma comunicação atrativa e que conversa muito com você. Assim fica fácil cativar a audiência e ganhar mais destaque, não é mesmo?

E como sua loja virtual pode aproveitar essa estratégia? Vamos ao tópico abaixo! 

Como traçar uma estratégia de branding para loja virtual?

Traçar uma estratégia de branding para loja virtual requer um bom planejamento. Mas, erroneamente, muitas marcas acabam fazendo isso de forma tardia. 

É comum que os gestores considerem a estratégia de branding um “gasto” quando não há uma receita suficientemente alta. 

Mas, a verdade é que quanto antes você começar a trabalhar a sua marca de maneira mais minuciosa, mais rapidamente obterá bons resultados. Por isso, entenda sempre o branding como um importante investimento. 

Agora, vamos ao passo a passo para traçar a sua estratégia de branding para loja virtual. 

 

Identidade visual sólida

Ter uma identidade visual sólida e marcante é essencial. A identidade visual acaba determinando aquele primeiro contato e a primeira impressão do cliente a respeito de sua marca. 

Existem 3 pontos em especial que precisam ser pensados para a criação da sua identidade visual. São eles:

  • Logotipo: o símbolo que representa a sua marca. Ele precisa ser inédito e fazer alguma alusão ao seu nicho de atuação. 
  • Cores: escolher bem as cores que representam a sua marca é algo essencial. As cores são grandes responsáveis por despertar emoções diversas e podem gerar identificação com a marca.
  • Tipografia: a tipografia é a fonte utilizada pela sua marca. Ela também tem papel essencial para trazer uma identidade visual sólida e atraente. 

A identidade visual precisa comunicar algo. A escolha de cada um desses fatores ajuda a criar um conjunto imagético que desperta a atenção da clientela. 

Por exemplo, é o que faz você identificar rapidamente o McDonald´s pelas cores vermelho e amarelo ou a Coca-Cola pela simples silhueta de sua garrafa clássica. 

 

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca dentro de uma estratégia de branding para loja virtual atribui personalidade ao seu empreendimento. Nesse momento, você deve definir os valores de sua marca. Alguns exemplos são:

Missão, visão e valores: Esses são três tópicos que devem ser pensados, desenvolvidos e escritos de maneira clara e objetiva. Na missão, visão e valores a marca expõe quais são os valores que a tornam diferente das demais. 

 

Linguagem e tom de voz

Linguagem e tom de voz se referem a forma como a sua empresa se dirige ao público. Isso vai desde a escolha das palavras até o tom propriamente dito. 

Ele pode ser mais coloquial, jovial e até engraçado – como fazem marcas como Netflix e Toddy – ou mais sério e formal, como muitos bancos e empresas financeiras. O que define o tom de voz é o público-alvo. 

 

Brand persona

Brand persona é o termo usado para definir a “personificação da marca”. Se você fosse o fundador de uma empresa, com certeza já imaginou como seria a sua marca se ela fosse uma pessoa. 

No branding, definir esse personagem que representa os valores e a missão de sua marca é um passo importantíssimo. Afinal, todo mundo conhece a Lu do Magazine Luiza, que se tornou um ícone para a loja, principalmente na internet.

Mas você não precisa necessariamente ter um personagem virtual como sua brand persona. Essa pessoa pode ser você mesma ou alguém que trabalhe na sua loja e possui as características do seu público.

Então, escreva detalhes sobre a personalidade, pense em um nome, uma idade, interesses e todos os demais detalhes para personificar o seu negócio. 

Onde aplicar as estratégias de branding?

Definir as estratégias de branding para a loja virtual, por si só, não trará resultados. Você deve escolher bem onde elas serão aplicadas. 

As opções são muitas, já que se trata de uma estratégia dinâmica e que pode trazer bons resultados em diferentes aspectos. Mas, veja agora algumas sugestões para aplicação. 

 

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das áreas mais importantes do marketing digital. Nele, procuramos otimizar os resultados a partir da criação de conteúdo qualificado. 

Isso significa que seus textos, posts e publicações em geral precisam ter valor para o cliente, ser bem-posicionados em um ranking do Google e trazer conteúdo de qualidade. 

O branding para loja virtual pode ser usado nesses textos e publicações, fazendo com que a percepção de sua marca por parte do cliente seja ainda mais valorizada.

 

Redes sociais

É praticamente impossível falarmos em crescimento de marca sem considerar a importância das redes sociais. Hoje, elas são a principal vitrine para qualquer negócio. 

Pensando nisso, fica fácil entender porque é tão importante usá-las a seu favor para aumentar o alcance e melhorar a percepção da marca. Algumas formas de fazer isso são:

  • Proporcionando boas experiências para os internautas;
  • Fazer parcerias com influencers e personalidades da web;
  • Expressar opiniões e apoiar causas que conversem com o seu público;
  • Investir em conteúdos com potencial para viralizar, entre outras.

A principal vantagem das redes sociais é que elas são extremamente dinâmicas. Isso quer dizer que você pode surpreender com conteúdos diversos, mantendo sempre o seu público engajado e interessado.

 

Na sua loja virtual

É claro que você pode usar branding no seu e-commerce propriamente dito. Para isso, a sua loja deve estar em sintonia com as redes sociais, site e qualquer outro canal que você utilize. 

Os seus valores devem ser claros e acessíveis, de modo que os internautas identifiquem rapidamente a sua mensagem. 

O e-commerce precisa ser agradável e inspirar segurança, o que estimula o público a permanecer e consumir de forma mais frequente.

 

Marketing promocional

O marketing promocional nunca sai de moda! Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para melhorar o alcance de uma marca. 

O branding para loja virtual também deve incorporar o marketing promocional. Oferecer brindes e promoções pode gerar encantamento, atrair a clientela e chamar a atenção de um público novo. 

Não à toa essa é uma das estratégias mais utilizadas até hoje mesmo por marcas que são grandes e já possuem um público cativo, mesmo assim apostam em marketing promocional para manter essas relações estreitas.

 

Marketing interno

O branding para loja virtual aplicado ao marketing interno tem um papel muito nobre: o de reter talentos. 

A ideia aqui é criar um ambiente de trabalho que seja agradável, fazendo com que somente os melhores profissionais busquem pela sua empresa. 

É o que faz a maioria das startups, que prezam por um ambiente mais saudável e a qualidade de vida dos contratados.

 

No processo de entrega e pós-venda

O processo de entrega de sua marca é uma etapa muito importante. Afinal, ela pode colocar tudo a perder se não for feita de forma verdadeiramente qualificada. 

Para além do básico – que é entregar na data combinada sem atrasos – é preciso pensar em como surpreender ainda mais! 

Por exemplo, personalizando a embalagem, enviando brindes ou um simples recado que faça o cliente se sentir acolhido e querido. 

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Deixe o perfil do seu instagram mais bonito!

Em um ambiente cada vez mais competitivo, o branding para loja virtual se tornou não somente importante, mas essencial.

É essa a estratégia que define quais marcas se destacam no mercado, quais delas conquistam a maior fatia do público e, claro, quais se mantêm no sucesso. 

Um dos fatores essenciais do branding é ter uma identidade visual esteticamente atraente em todos os canais, principalmente no Instagram

Para isso, temos um artigo completo com dicas para deixar seu perfil bonito utilizando diversas ferramentas. Confira!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.