Cadastro de clientes: como criar promoções segmentadas em sua loja?

Por Miriam Barros

Personalização. Poucas palavras são tão significativas para o ambiente de negócios atual quanto esse conceito. E o primeiro passo para ofertar uma jornada de compra mais individualizada passa pela criação e controle contínuo do seu cadastro de clientes.

Quer uma prova sobre esse novo contexto do mercado? 

Dados de uma pesquisa da Open Text apontam, por exemplo, que mais de 70% dos consumidores voltam a comprar de marcas que investem em personalização.

É importante destacar que essa é uma tendência global e que vale para diversos segmentos, incluindo o e-commerce e as vendas online.

Já em 2018, a Epilson destacou que 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas.

Por sua vez, 77% dos entrevistados em um levantamento da Forrester indicaram já terem comprado, indicado ou pagado a mais por marcas preocupadas com personalização.

Porém, sem um profundo conhecimento de seus clientes e um cadastro atualizado que mantenha diferentes dados disponíveis para consulta, é impossível pensar em ações personalizadas.

Pensando nisso – e levando em conta o cenário do e-commerce –, neste artigo, analisamos a importância do cadastro de clientes para a sua loja virtual.

Você poderá conferir, com mais detalhes, os seguintes tópicos:

  • A relação do cadastro com a experiência do cliente;
  • Algumas dicas para criar promoções segmentadas a partir do cadastro de clientes de sua loja;
  • Um passo a passo para criar e manter listas segmentadas de clientes na sua plataforma de e-commerce;
  • Os principais benefícios do cadastro de clientes.

Acompanhe então essa leitura exclusiva e veja tudo que preparamos para você!

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Qual a importância de um cadastro de clientes para sua loja virtual?

O cadastro de clientes assume diversas funções cruciais para o funcionamento e sucesso de um e-commerce.

Um primeiro ponto importante é a questão logística. Ao manter dados atualizados de endereço, você pode otimizar as entregas em compras futuras do seu cliente.

Além disso, como veremos à frente, você poderá criar uma promoção customizada, facilitando a conversão das vendas com alguns dados simples dos clientes em seu cadastro.

O cadastro de clientes também é a base para estratégias de marketing assertivas. A partir de uma análise cuidadosa desses dados, será possível, por exemplo:

  • Criar conteúdos inteligentes, por meio do estudo dos perfis de público do seu e-commerce;
  • Direcionar campanhas com foco em fidelização para os clientes que mais compram em sua loja;
  • Oferecer descontos e criar sorteios com brindes e ofertas exclusivas;
  • Desenhar uma estratégia multicanal, a partir do acompanhamento de seus clientes nas redes sociais.  

Em outras palavras: o cadastro de clientes é um insumo decisivo que pode impactar diretamente nos resultados de seu negócio.

Para tanto, além de criar o cadastro, é importante acompanhá-lo de modo contínuo, buscando mantê-lo atualizado para futuras ações.

Cadastro de clientes e experiência do consumidor

Sabe quando você recebe um cupom de desconto especial no dia do seu aniversário ou quando recebe um e-mail com ofertas baseadas em itens que você, de fato, tem interesse?

Essa é justamente a demonstração do uso eficiente de um cadastro de clientes para a melhoria da experiência do consumidor.

Ao aplicar essa estratégia com objetividade e constância em sua loja virtual, sem dúvidas, suas chances de crescer no e-commerce serão muito mais significativas.

Por outro lado, empresas e lojas virtuais que não investem em customer success tem possibilidades concretas de perder clientes.

Um estudo da PwC apontou que 32% dos consumidores em todo o mundo deixam de comprar com uma empresa após apenas uma experiência negativa. 

E esse número, segundo o levantamento, é ainda maior na América Latina, podendo chegar a 49% de clientes que deixam de comprar com uma marca.

Levando em conta esse dado, as chances de você aumentar os carrinhos abandonados de sua loja por falhas no atendimento às expectativas do cliente são extremamente altas e podem chegar a quase metade de suas vendas!

A boa notícia é que manter um cadastro de clientes – uma das bases para a estruturação de melhores experiências no seu e-commerce – é bem mais simples do que parece.

Siga a leitura para saber mais!  

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Como usar o cadastro de clientes para criar promoções segmentadas?

Mas antes, vamos analisar como é possível utilizar um cadastro de clientes para customizar as promoções de sua loja virtual.

Suponha que você mantenha um cadastro com os seguintes itens:

  • Nome e endereço;
  • Telefone e e-mail de contato;
  • Número de compras realizadas em sua loja;
  • Data de nascimento/aniversário dos clientes;
  • Data da última compra;
  • Data da atualização do cadastro.

A partir de informações simples como essas, você poderá criar listas segmentadas que contenham, por exemplo, os aniversariantes do mês.

Com essa lista, você poderá oferecer descontos exclusivos para os aniversariantes e reforçar sua atenção à experiência do cliente.

Outra dica é conferir os itens mais comprados pelos clientes e criar uma campanha comercial voltada para novas vendas desses produtos.

Você pode também verificar se os produtos tratam-se de itens que precisam ser comprados de tempos em tempos. 

Por exemplo: alimentos, medicamentos, rações para animais de estimação, etc.

Nesse caso, a partir de determinados intervalos, você pode reforçar campanhas segmentadas para os clientes que mais buscam esses produtos.

Com foco em retenção, também vale checar os clientes que costumavam comprar assiduamente em sua loja online, mas, por algum motivo, deixaram de adquirir produtos.

Nesses casos, você poderá criar e-mails personalizados, oferecendo algum desconto para "trazê-lo" ou mesmo buscar entender se ele teve alguma experiência negativa com sua loja. 

Por fim, verifique sempre a data de inserção do cadastro e busque, sempre que possível, manter os dados de seus clientes atualizados. 

Alguns passos para criar e gerir um cadastro de clientes em sua loja

Agora que você já viu como é possível utilizar o cadastro de clientes para ações de marketing e vendas segmentadas, confira alguns passos para criar e manter essa base ativa!

Acompanhe

 

Colete os dados de seus clientes 

O primeiro passo para montar um cadastro de seus clientes é coletar os dados dos consumidores de sua loja virtual.

Há diversos caminhos para isso. Você pode, por exemplo, armazenar os dados dos clientes a partir das compras que ele realiza em seu site de vendas.  

A partir disso, vale a pena criar listas segmentadas para o envio de promoções e e-mail marketing com foco em conversão.

Na Confere SHOP, por exemplo, ao acessar a aba de clientes, é possível acessar dados como nome, número de pedidos realizados e a autorização dos contatos para envio de e-mails.

Outra possibilidade é oferecer materiais de marketing digital como e-books e whitepapers a partir de cadastros nas páginas de download (landing page) do arquivo. 

Mas atenção: em ambos os casos, é indispensável contar com o consentimento dos clientes na coleta dos dados para o cadastro. 

Deste modo, sua loja não irá infringir as leis que regem o e-commerce e o ambiente virtual.  

 

Crie listas segmentadas

Como vimos, a partir do cadastro de clientes, será possível criar listas segmentadas voltadas para diversos fins, como:

  • Criação de promoções exclusivas com base no perfil de seus consumidores;
  • Envio de cupons e sorteios;
  • Entendimento das necessidades de seus clientes e correção de eventuais falhas nas estratégias de marketing;
  • Disparo de e-mail marketing de modo automatizado.

 

Atualize o cadastro constantemente

Para tanto, não deixe de manter o cadastro de clientes atualizado. A cada nova compra, por exemplo, você pode atualizar suas listas ou inserir novos perfis na base. 

Não deixe também de investir em outras estratégias de marketing digital para coletar e atualizar os dados, transformando sua base em uma fonte rica para diferentes ações focadas em novas vendas.

 

Envie promoções customizadas e links de pedidos para suas listas

Além das promoções, por meio de dados como telefone e e-mail, você poderá criar estratégias voltadas para um relacionamento mais próximo com os clientes.

Uma dica é a criação de links de pedidos, que poderão ser compartilhados pelo WhatsApp ou nas redes sociais como um catálogo online.

Nestes links, é possível incluir diferentes produtos e a quantidade dos itens. Depois é só salvar a compra e copiar o link do navegador. 

Assim, o consumidor só precisará incluir o frete de sua residência e finalizar a compra.

 

Invista na personalização

Todas essas ações combinadas devem sempre visar a personalização e a otimização das experiências de compra.

Conforme citado anteriormente, quando sua loja virtual investe na personalização, as chances de crescimento do negócio são muito mais significativas.

Conclusão

Com tudo que apresentamos nesse artigo, ficou claro o quanto o cadastro de clientes assume um papel decisivo no e-commerce, não é mesmo?

Afinal de contas, ao conhecermos nossos consumidores, fica muito mais fácil pensarmos em estratégias para atração de novos leads, promoções e posicionamento comercial.

Além disso, o cadastro de clientes é uma fonte indispensável de dados para o desenho de jornadas de customer experience e para um planejamento de marketing.

Finalmente, sem uma base atualizada, fica impossível pensarmos na personalização que tem movimentado o varejo (tanto as lojas físicas, quanto virtuais) no Brasil e globalmente.

Assim, use sua base de clientes como uma ferramenta estratégica para o crescimento, novas vendas e para o sucesso no e-commerce!

Nova call to action

Este texto foi escrito por João Barros.