Calcular o frete dos Correios: como definir sua entrega no e-commerce?

Por Miriam Barros

Os Correios fazem parte da realidade de boa parte das empresas de e-commerce do país. Mas eles são mesmo a melhor opção de entrega para a sua loja? Para responder a essa pergunta, antes de tudo, você precisa saber calcular o valor do frete e compará-lo com outras modalidades de distribuição. 

Realizar esse comparativo é um passo crucial de seu planejamento logístico e pode determinar, inclusive, o seu sucesso no competitivo mercado digital. 

E isso porquê o equilíbrio entre eficiência e custo das entregas estão entre os principais fatores levados em conta dentro da jornada de seu cliente.

Segundo uma pesquisa global, o alto valor do frete aliado a um prazo de entrega extenso foram responsáveis pela maioria dos carrinhos abandonados no e-commerce

Pensando nisso, neste post, analisamos o sistema de entrega dos Correios e de outras formas de envio. Ao longo do artigo, você poderá conferir:

  • Como calcular o frete dos Correios;
  • Quais as vantagens e pontos críticos que um envio pelo correio oferece;
  • Algumas dicas para garantir o melhor preço de entrega para o cliente de sua loja online.

Vamos lá?

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Quais as principais formas de envio para uma loja virtual?

Para começar, vale a pena abordarmos quais são, afinal, as principais opções de entrega utilizadas no e-commerce

De modo geral, temos cinco principais canais de distribuição no Brasil:

 

Correios

A distribuição de produtos pelos Correios é essencial, sobretudo, para a realidade de lojas virtuais de pequeno e médio porte que dependem da companhia para oferecer preços competitivos de entrega.

Com presença em todas as regiões do país, a companhia estatal conta com diferentes tipos de envio que serão analisados na sequência deste artigo.   

 

Motoboys e serviços de entrega last-mile

Os serviços de frete last mile (realizados em um raio de entrega mais curto) são uma tendência da logística global urbana.

E isso porque, a partir desta modelo, é possível realizar entregas com bastante agilidade – muitas vezes, em poucas horas ou no mesmo dia. 

Com especial enfoque nas entregas de pequenas cargas, a parceria com empresas que atuam na última milha tendem, neste sentido, a melhorar a experiência de consumo dos seus clientes, favorecendo novas vendas e redução dos carrinhos abandonados

 

Transportadoras

Válido, especialmente, para lojas virtuais mais robustas, o uso de transportadoras é uma opção interessante para entregas de cargas mais pesadas. 

Além disso, firmar contrato como uma transportadora permite que o lojista não dependa apenas dos Correios para uma entrega de longa distância.  

 

Retirada na loja

Por fim, se você conta também com uma loja física ou tem parceria com alguma empresa do varejo, também vale a pena disponibilizar a retirada de produtos na loja. 

Muitos clientes optam por esta modalidade quando residem próximos do ponto comercial de uma empresa e querem cortar o custo do frete em uma entrega. 

 

Fique ligado: você sabia que hoje já é possível contar com plataformas que oferecem as principais formas de entrega do comércio virtual para sua loja?

Na Confere SHOP, por exemplo, além de poder criar uma loja online grátis em apenas 3 minutos, você conta com todas as opções de frete que listamos acima.

Além disso, temos parcerias com empresas logísticas que garantirão preços de envio mais competitivos para seu e-commerce.

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Como funciona o sistema de entregas dos Correios? 

Os Correios são o principal canal logístico do país e determinantes no e-commerce. Neste sentido, é importante analisarmos como funciona o seu sistema de entregas. 

Presente em mais de 5 mil municípios do país, a companhia conta com uma estrutura de mais de 6 mil agências próprias e de 100 mil funcionários. 

Em uma perspectiva mais geral (envolvendo tanto o envio tradicional de correspondências, quanto o de encomendas empresariais), temos três passos para um envio nos Correios:

 

Passo 1

Na primeira etapa, a mercadoria, documento ou carta é acondicionada na agência dos Correios em que é recebida, através do remetente ou responsável pelo envio.

Nesta etapa são verificados os dados de preenchimento, é feita a selagem e, na maioria dos casos, a cobrança pelo envio no ato.  

 

Passo 2

Em seguida, o frete é destinado ao centro de tratamento responsável pela distribuição do envio até a cidade ou CT mais próximo do destino. 

 

Passo 3

Por fim, no último centro de distribuição, o objeto é entregue ao endereço do destinatário. 

Vale salientar que, além desses passos, o remetente terá que escolher a modalidade de entrega para o item destinado.

Como é cobrado um envio pelo correio: custos e tipos de entrega

O custo de envio pelo correio leva em conta uma série de fatores, incluindo:

  • Peso da mercadoria enviada;
  • Tamanho, formato e dimensões de embalagem e produto;
  • Distância percorrida;
  • Tipo de entrega dos Correios.

Hoje, os Correios contam com dois principais grupos de envio. São eles:

  • SEDEX;
  • PAC.

Veja, detalhadamente, cada um dos tipos de envio presente nestes modelos oferecidos pelos Correios.

 

SEDEX

O Sedex é o serviço de envios expressos dos Correios e a opção mais ágil para lojistas e consumidores que desejam uma entrega de curto prazo.

Com prazos que variam de entregas na data da postagem até 5 dias úteis após o envio, o SEDEX, consequentemente, conta com precificações mais altas.

Para o cálculo do preço do envio, são levados em conta fatores como:

  • Origem e destino da entrega;
  • Peso do produto e embalagem;
  • Modalidade do SEDEX escolhida (em caso de disponibilidade).

 

SEDEX 10

Conforme indicado pelos próprios Correios, as entregas do SEDEX 10 são realizadas até às 10h da manhã do dia seguinte ao envio pelo remetente.

 

SEDEX Hoje

O nome já diz tudo: a entrega do SEDEX Hoje é realizada no mesmo dia da postagem! 

Ideal para clientes que buscam pronta entrega, o SEDEX Hoje é um dos tipos de entrega de maior custo dos Correios. 

 

SEDEX 12

Seguindo lógica semelhante à do SEDEX 10, pelo SEDEX 12, o cliente recebe a encomenda até o meio-dia da data seguinte à postagem da mercadoria. 

 

Fique atento

É importante frisar que a disponibilidade dos envios especiais do SEDEX depende da distância e região da entrega. 

O lojista pode verificar a possibilidade da entrega no próprio site dos Correios. 

 

PAC

PAC é a sigla para (Prático, Acessível e Confiável), sendo hoje a modalidade mais em conta dentre os tipos de envio dos Correios.

Em sua modalidade tradicional, o PAC conta com os seguintes atributos:

  • As entregas são realizadas em até 10 dias úteis e sempre de segunda a sexta-feira, exceto feriados;
  • Sua abrangência abarca todo o território nacional e os mais de 5 mil municípios cobertos pelos Correios;
  • As mercadorias devem pesar até 30 kg e possuir 100 cm de comprimento;
  • São realizadas até duas tentativas de entregas.

 

Correios Mini Envios

Além do PAC padrão, os Correios também oferecem o modelo para mini envios, que funcionam da seguinte forma:

  • Entregas em até 12 dias úteis, de segunda a sexta;
  • Abrangência em todo o território nacional;
  • Somente para mercadorias de até 300 gramas com medidas de até 24 cm X 16 cm X 4 cm;
  • 1 tentativa de entrega. 

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Como calcular o frete dos Correios?

Basicamente, você poderá fazer o cálculo do frete a partir de dois caminhos: 

  • No site dos Correios;
  • No aplicativo dos Correios.

Veja o passo a passo para cada um deles.

 

Etapas para calcular o frete no site dos Correios

  • 1. Acesse a aba de cálculo de preços e prazos de entrega dos Correios;
  • 2. Informe a data de postagem da mercadoria;
  • 3. Informe os CEPs de origem e de destino;
  • 4. Informe o formato da embalagem de envio e do peso estimado da mercadoria;
  • 5. Informe o tipo de serviço (PAC, SEDEX, etc.);
  • 6. Clique em calcular e pronto! Você terá acesso a uma estimativa de preço e prazo do seu frete.

 

Etapas para calcular o frete no App dos Correios

Para calcular o frete no aplicativo dos Correios (disponível tanto para iOS quanto para Android), siga os seguintes passos:

  • 1. Após abrir o aplicativo, clique em preços e prazos;
  • 2. Inclua os CEPs de origem e destino;
  • 3. Descreva os detalhes da embalagem;
  • 4. Informe o peso do objeto;
  • 5. Toque em adicionar objeto e depois basta simular o preço de seu envio. 

Limitações e vantagens dos Correios

Como todo canal logístico, os Correios contam com benefícios e também algumas limitações. Confira os principais pontos:

Vantagens

  • Raio de entrega - por estar presente em praticamente todas as cidades do país, os Correios são determinantes para distribuições mais longínquas;
  • Variedade - graças às diferentes modalidades de entrega, é possível tanto conseguir custos mais baixos, quanto fazer entregas ágeis para clientes dispostos a pagar mais;
  • Credibilidade - com séculos de história, os Correios são uma companhia tradicional reconhecida internacionalmente;
  • Segurança - os Correios contam com uma política séria de segurança para garantir o controle das mercadorias distribuídas.

 

Desvantagens

  • Limites para envios pesados - No caso de envios pesados, é importante que a loja virtual conte com parceria de distribuição, uma vez que os limites dos Correios são de:
  • 30 KG para o SEDEX;
  • 30 KG para o PAC em âmbito nacional;
  • 50 KG para o PAC em âmbito estadual. 
  • Prazos longos dependendo da modalidade de entrega: de acordo com a distância e modalidade de entrega, os prazos podem se estender de modo considerável. 
  • Áreas de risco: no caso de áreas de risco ou não mapeadas, seu cliente terá que se dirigir até uma agência dos Correios para retirar a mercadoria. 

A importância do custo de entrega no e-commerce

Seja qual for a modalidade de frete escolhida por sua loja, o passo mais importante para o seu planejamento logístico consiste em contar com diferentes opções de entrega para o seu cliente. 

Assim, ele poderá calcular o frete (não só dos Correios, mas também de transportadoras, motoboys ou retirada em loja física) e avaliar o melhor custo-benefício.  

Conforme reforçamos acima, o tempo e principalmente o custo de entrega são elementos decisivos na conversão de uma compra.

Neste sentido, adotar ações para baratear sua distribuição logística é uma excelente estratégia para ter sucesso e aumentar as vendas da sua loja.

Quer dicas para deixar o frete de sua loja virtual mais barato? Acesse esse artigo exclusivo do blog da Confere! 

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Afinal, os Correios valem a pena para a logística de uma loja virtual?

Certamente! É fundamental contar com os Correios dentro de sua logística para atender clientes de todo o país que podem interessar-se pelos seus produtos.

Combinando os Correios com outras modalidades de entrega listadas aqui, você correrá menos riscos de ter carrinhos abandonados em sua loja, aumentando assim suas vendas.

Para tanto, não deixe de contar com ícones para que seu cliente possa calcular o frete dos Correios e de outros modais, de modo a garantir também uma excelente experiência de navegação. Com isso sua loja tem tudo para crescer e ganhar mercado no competitivo cenário do comércio virtual brasileiro! 

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Este texto foi escrito por João Barros.