Dezembro está para o Natal assim como novembro está para a Black Friday.
A data mais esperada pelos consumidores para fazer compras é, logicamente, uma ótima oportunidade para vender mais.
Sendo assim, sabendo que a maior parte dos comerciantes estará buscando o mesmo objetivo (mais vendas), o que é possível fazer para se destacar e de fato chegar lá?
E mais: o que você precisa ter organizado para dar conta da demanda? É sobre isso que falaremos no texto de hoje no blog da Confere.
Quando será a Black Friday em 2021?
Em 2021, a Black Friday será no dia 26 de novembro.
A data é uma das principais para o varejo e em 2020, em razão da pandemia, as vendas online superaram pela primeira vez as realizadas em lojas físicas. Segundo a Istoé Dinheiro, o setor subiu 41% em 2020 e teve a maior alta em 13 anos.
Vale a pena sua loja apostar nesta data?
Se você tem um e-commerce, não tem porque não investir em uma boa campanha de Black Friday. Só em 2020, o faturamento do e-commerce brasileiro na data foi de R$ 4,02 bilhões, segundo a Ebit|Nielsen.
Mesmo que você venda produtos muito específicos, as campanhas de Black Friday são uma boa pedida.
Anunciando a promoção, por exemplo, abre-se uma oportunidade para quem havia desistido da compra no passado. Além disso, pessoas interessadas no produto podem acabar fechando a compra mais rápido que o usual por conta da condição promocional.
Como planejar campanhas de Black Friday?
Um ponto importante para se considerar sobre Black Friday é que a concorrência será grande.
Muitos e-commerces estarão anunciando e o tráfego de compradores pelos sites será maior que o normal. Isso não só irá encarecer o valor de captação de leads via anúncios online, como também pode causar problemas técnicos pela movimentação atípica do site.
O primeiro passo importante, portanto, é se assegurar de que a hospedagem do seu site suporta os picos de tráfego. Mas não é só.
Para vender mais, é preciso se preparar.
Abaixo trouxemos 9 pontos para você ter em mente para planejar suas campanhas de Black Friday e vender mais.
1. Cuide do estoque desde já
Com antecedência faça a programação quanto à quantidade e variedade dos produtos. A Black Friday potencializa as vendas e, portanto, a procura.
Para atender à demanda, você precisará se organizar com os pedidos aos fornecedores e também com o espaço para alocar os produtos.
É bom aproveitar para fazer uma análise do estoque: quais produtos estão parados por lá e você pode dar um desconto mais expressivo para que saiam? Quais produtos estão sempre saindo rapidamente e você precisará fazer um pedido maior?
Fique de olho nas pistas que seu estoque te dá para não ter surpresas.
É importante também negociar condições especiais com fornecedores e parceiros. Sem planejamento e sem organização, é possível que ao final você saia no prejuízo.
2. Crie uma identidade visual única
Uma identidade visual de impacto é importante para diferenciar o momento de outras promoções.
Durante as campanhas de Black Friday as mais diversas marcas e lojas costumam usar o preto na identidade para trazer identificação com a época.
Não se esqueça de reproduzir essa identidade em vários canais da sua loja: no site, no blog, nas redes sociais, no e-mail, nos canais de atendimento, etc.
Sabe quando no Natal as lojas fazem uma decoração diferente? É basicamente isso que você fará com o seu e-commerce, alterando o layout para um que crie conexão com a promoção.
3. Calcule o ROI dos produtos
É importante que você planeje seu orçamento para as campanhas de Black Friday, inclusive destinando parte do orçamento para imprevistos.
Um dos pontos que você precisa definir no orçamento é o ROI sobre os produtos. ROI é uma sigla em inglês que traduzida significa Retorno Sobre o Investimento.
O ROI é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos. O que você precisará fazer é um cálculo para ter certa previsibilidade sobre o quanto espera de retorno com o investimento nas campanhas da Black Friday.
Para calcular o ROI, existe um cálculo simples:
ROI = receita - custo/custo. Ou seja, se sua receita for de 250.000 e o custo de 25.000, seu ROI será 9. Ou seja, seu retorno terá sido 9x maior do que seu investimento (um ótimo retorno, não?).
Definir métricas para sua campanha é essencial para poder analisar se a Black Friday valeu ou não a pena.
O ROI é uma delas, mas é interessante que além dele você analise o número de visitantes no e-commerce; as taxas de conversão (de Leads e de vendas); o custo de aquisição de clientes (CAC); a taxa de abandono de carrinho; o ticket médio, entre outros.
4. Crie uma página específica de Black Friday
Uma estratégia interessante é criar uma página para o seu e-commerce que seja específica para a campanha da Black Friday. A ideia é que você capte Leads interessados nas promoções antes mesmo da campanha ter início.
Enquanto diversas lojas iniciaram as ações dentro da Black Friday, com essa estratégia você começa antes e sai na frente.
Outro bom conselho, é você otimizar essa página (ou Landing Page) para que ela seja facilmente encontrada no buscador do google. Você pode usar palavras-chave como “black friday” e “promoção” e incluir na página conteúdo que gere curiosidade no seu público.
Que tal contar a história da Black Friday? Ou instigar o público sobre os produtos que estarão com um preço inédito e exclusivo (falaremos abaixo sobre gatilhos mentais que você pode utilizar)?
5. Escolha os canais que vai usar
No seu planejamento, inclua a análise de quais serão os canais de divulgação da Black Friday.
Lembre-se que uma estratégia multicanal é interessante para alcançar mais pessoas, então considere utilizar as redes sociais, o e-mail, anúncios, influenciadores e quem sabe até o contato 1 a 1 com clientes frequentes.
Definidos os canais, é interessante planejar o que será divulgado. Você pode montar um cronograma de postagens, a redação dos e-mails e tudo isso com antecedência para poupar dor de cabeça durante a campanha.
Tenha em mente que para que as coisas fiquem prontas e ajustadas até a data da Black Friday, é importante planejar as entregas com prazo. Quem planeja, conquista.
6. Separe um orçamento para mídia paga
As opções para anunciar suas campanhas são muitas: Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube…
Tenha em mente que é uma data comercial muito visada e que, por isso, será mais caro anunciar. Grandes empresas estão disputando a atenção do público e por isso, o custo de aquisição de clientes pode ser mais caro. De todo modo, deixar a estratégia de Black Friday apenas na dependência do crescimento orgânico (sem anúncios) não é boa ideia.
Defina no seu planejamento um orçamento para impulsionar publicações e veicular anúncios específicos para a campanha. Como os anúncios possibilitam filtrar o público, é uma forma certeira de atrair pessoas qualificadas.
7. Faça uso do e-mail marketing
Além dos anúncios, o e-mail marketing é uma excelente estratégia para gerar mais vendas. Se você ainda não tiver uma boa base de leads (contatos de e-mail de visitantes ou clientes do seu e-commerce), comece construindo isso com antecedência.
Se você veicular anúncios um tempo antes do início da Black Friday (informando que haverá campanha promocional) e direcionar quem clica no anúncio para a página que foi criada especificamente para a campanha, sua base de leads qualificados aumentará.
Aproveite para gerar antecipação por e-mail, com cuidado na redação para não cair na caixa de Spam.
Tenha o cuidado de não prever um fluxo muito intenso de e-mails. Isso pode cansar sua base e gerar o cancelamento de inscrições.
8. Utilize gatilhos de escassez e urgência
Para engajar o seu público com a campanha, uma boa estratégia é utilizar gatilhos mentais eficazes nos seus anúncios e na sua página.
Os gatilhos são estratégias persuasivas por meio de palavras ou imagens que podem despertar um possível cliente para a compra. Eles funcionam como um estímulo.
Dois gatilhos essenciais são o da escassez e o da urgência.
O gatilho da escassez funciona para sinalizar edições limitadas de produtos. É interessante que você reforce a limitação da quantidade, justamente para que a velocidade de compra seja maior.
Uma vez que se entenda que não há muito do produto em estoque, a tendência é que não se pense duas vezes antes de comprar. Por certo, é essencial que você seja sincero e não crie uma sensação falsa de escassez. Isso pode gerar desconfiança.
O gatilho da urgência também acelera o tempo de compra. Basicamente, funciona com o reforço da necessidade da compra imediata, uma vez que a promoção da Black Friday não acontece o ano todo, por exemplo.
Ativando esses dois gatilhos, a mensagem que você passa ao consumidor é de que a oportunidade de compra naquele momento é imperdível. Ninguém gosta de perder uma boa oportunidade, né? É isso que você precisa reforçar.
9. Reforce a segurança da sua loja
Com o aumento do tráfego no seu e-commerce é importante que você garanta segurança para os visitantes.
Muitas pessoas deixam de comprar online por não se sentirem seguras e para ter certeza que você não perderá vendas por isso, invista em:
- Incluir selos de qualidade no site;
- Garanta meios de pagamento seguros;
- Deixe expresso que o uso de dados cadastrais dos visitantes e clientes está de acordo com a nova Lei de Proteção de Dados;
- Aumente a capacidade do seu domínio para que o site não saia do ar com o grande volume de visitantes;
- Otimize o site e o checkout para que seu visitante se sinta confortável em realizar a compra.
Baixe nosso guia com mais dicas para a Black Friday!
Até aqui você entendeu como uma boa campanha de Black Friday pode impulsionar suas vendas e ser um grande pulo no faturamento da sua loja ainda em 2021. Não deixe de investir nessa data!
A Confere preparou para você um guia completo com todas as dicas que você precisa para realizar uma ótima campanha promocional em novembro.
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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.