Conheça os canais de atendimento ao cliente que trarão bons resultados ao seu negócio

Por Miriam Barros

A intenção da maioria dos negócios quando inicia suas atividades é fazer vendas e assim aumentar a sua lucratividade. Porém, além de não ser fácil, é preciso pensar em quem pode fazer tudo isso acontecer: o cliente.

No mercado atual, extremamente competitivo, atrair novos clientes não é tarefa fácil e mais difícil ainda é manter os conquistados. Diante disso, entra um fator determinante: o atendimento ao cliente.

A ideia de atendimento se transformou.

Antes, ele se baseava em suporte receptivo, ou seja: só havia contato entre cliente e empresa se houvesse algum problema. Hoje, a intenção é gerar encantamento, ou seja, evitar contratempos.

Diante disso, surgiram os canais de atendimento, visando, acima de tudo, facilitar a vida do consumidor.

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O atendimento

O atendimento ao cliente deixou de ser uma função baseada em ‘apagar incêndios’ ou persuadir à compra.

As empresas hoje não buscam resolver problemas, mas fazer o possível para evitá-los, trabalhando para propor a melhor experiência de compra ao cliente, agindo proativamente e garantindo que ele use o produto ou desfrute do serviço da melhor forma.

Quando o consumidor fecha negócio, seu objetivo é que ela traga benefícios a ele e isso envolve todas as fases da compra, do atendimento à utilização do produto.

Bom, até aqui já ficou mais que comprovada a importância do atendimento. Mas quais são os canais a serem utilizados para realizá-lo com sucesso e obter resultados?

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Mídias sociais

O atendimento pelas redes sociais, quando bem realizado, é uma boa forma não só de resolver as questões do público em relação ao produto ou serviço, como também é útil para gerar engajamento com o público.

Característica marcante do ambiente digital, as mídias sociais possibilitam analisar o comportamento do usuário e assim dispor de um atendimento ideal torna-se mais viável.

Além disso, com a audiência enorme dessas mídias, posts, comentários e imagens (relacionados ao atendimento) podem viralizar, o que reflete diretamente na imagem da empresa.

Mídias mais utilizadas para atendimento:

  • Facebook;
  • E-mail;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Whatsapp.

Reclame aqui

Geralmente renegado, o reclame aqui é um canal muito importante para as empresas.

Segundo o próprio reclame aqui, cerca de 600 mil pessoas checam o site a fim de pesquisar sobre o serviço oferecido pela empresa. Portanto, o público o utiliza para decidir se compra ou não com a empresa.

A importância do reclame aqui às empresas é saber o que seus clientes pensam a respeito de seu serviço e assim se esforçar para aprimorá-lo.

 

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Case de sucesso - Doutores da Web Reclame aqui

A Doutores Da Web é uma empresa de marketing digital presente no mercado há mais de 10 anos e é conhecida por ter patenteado o Marketing de Posicionamento na Internet.

A Doutores da Web mantém uma boa relação com seus clientes e disponibiliza diversos suportes aos seus consumidores: atendimento por telefone, o próprio Doutores da Web Reclame Aqui e também um departamento de Customer Success, responsável por assegurar sucesso ao cliente.

Em 13 anos de existência e com mais de 2 mil clientes satisfeitos que aplicaram o MPI em seus negócios, o Doutores da Web Reclame Aqui possui apenas duas reclamações (resolvidas) o que é uma marca e tanto.

Depoimentos dos clientes e sobre o Doutores da Web Reclame Aqui.

Chat bots

Ainda pouco populares no Brasil, os bots estão virando tendência aos poucos.

Eles são comumente utilizados em e-commerce e outras lojas online e são bons para otimizar tempo, porém precisam ser estruturados de maneira precisa.

Os bots funcionam com respostas automáticas para perguntas frequentes, como se fosse uma ‘FAQ moderna’. É mais ou menos assim: o cliente fez uma compra e deseja saber quando seu produto chegará, como essa é uma pergunta constante, o bot tem uma resposta pronta para ela. 

A ideia principal dos chat bots é acelerar processos com o atendimento feito por inteligência artificial. 

Quais resultados os canais mencionados trarão?

O cliente nada mais é que a principal peça de um negócio. Afinal, sem a presença dele nada funciona. Então, atendê-lo de diversas formas significa priorizá-lo.

O 3 canais citados se usados com assertividade, podem trazer diversos benefícios, como: mais clientes, pela força das mídias sociais, boa imagem institucional (reclame aqui) e também velocidade no atendimento (bots).

A conta é simples: a empresa que consegue explorar bem esses 3 canais, tende a lucrar mais, pois cliente chama cliente.

Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LoveMondays

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