A expansão da internet e dos meios tecnológicos não foram só vantagens para os empreendedores que querem divulgar seus produtos e serviços.
Com o aumento de canais para vender, escolher o lugar certo se tornou um grande desafio enfrentado pelos gestores.
Nos dias de hoje, o time comercial que mais se relacionar pelos melhores canais de vendas é o que irá ter maiores chances de vendas!
Por essa razão, para escolher de maneira assertiva os canais de venda do seu negócio, é importante ter muito planejamento e atenção.
Se sua empresa comercializa produtos como correias transportadoras, entre outros, é necessário saber quais são os meios que o seu público está mais propenso a comprar.
E se você deseja descobrir qual é o canal de venda ideal para a sua empresa, neste post nós iremos explicar todos os detalhes sobre o assunto. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos lá?
Defina sua persona
O primeiro passo para escolher os canais de vendas ideias é definido a sua persona. Ela se trata de um conjunto de características dos seus clientes mais comuns, ou seja, é a representação do seu cliente ideal.
Para construir sua própria persona, é importante analisar os dados mais presentes entre os seus leads (potenciais clientes) e clientes, e assim, analisar os dados demográficos e comportamentais.
Lembre-se que a persona é uma representação única e exclusiva. No ramo de eletroerosão a fio, por exemplo, a persona pode ter muitas diferenças, mesmo em empresas concorrentes.
Verifique os canais de vendas disponíveis
O próximo passo após conhecer as características da sua persona é observar em quais plataformas ela se encontra mais presente.
Na hora da escolha dos canais, procure levar em consideração tanto os canais de venda online e offline. Venha descobrir abaixo sobre cada um deles:
- Canais de vendas online: são os canais que estão disponíveis na web, como e-commerces, redes sociais, marketplaces, entre outros.
- Canais de vendas offline: diz respeito aos canais de vendas fora da web, como o próprio ponto de venda, telemarketing, distribuidores, franquias, etc.
Muita das vezes, é possível ter variados canais de vendas, seja ele online e offline. Tudo dependerá de como será a receptividade por parte do seu público!
Estude a concorrência
Mais uma dica para escolher os melhores canais de vendas é estudando as empresas concorrentes.
Se sua empresa atua no ramo de molas de compressão, entre outros, a partir da análise dos concorrentes, é possível ver quais são as estratégias mais utilizadas para vendas, e assim, ajustar as suas próprias ações para se destacar!
Mesmo que ainda existam algumas diferenças na persona de cada companhia, o estudo da concorrência é fundamental para que um negócio consiga ter os melhores insights e referências de estratégias.
Agora que você já sabe como escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio, o que acha de colocar em prática essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.