Como fazer um catálogo online de produtos grátis

Por Miriam Barros

Um catálogo online de produtos grátis é, hoje, um dos principais meios utilizados por uma loja virtual para atrair os seus consumidores.

Além disso, essa ferramenta pode ser um diferencial competitivo importante diante do crescimento do e-commerce no Brasil. 

Segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, por exemplo, 91% dos consumidores brasileiros realizaram alguma compra online só em 2020. 

Além disso, já faz algum tempo que as lojas online vêm competindo de igual para igual com as lojas físicas

Durante a pandemia, por sua vez, esse cenário ficou ainda mais evidente com um crescimento expressivo das vendas online.

Dentre outros fatores, o e-commerce poupa tempo e proporciona ao consumidor facilidade e praticidade na hora de sua compra.

Dito isso, se você está curioso para entender como o catálogo online de produtos pode fazer toda a diferença no seu negócio, veio ao lugar certo! 

No post de hoje, irá entender como construir esse portfólio e qual sua importância para o crescimento de sua loja virtual.

Além disso, verá como criar um catálogo digital inteiramente grátis com a Confere! 

Desse modo, poderá compartilhar com seus clientes links de pedidos, carrinhos, e facilitar a interação com consumidores via WhatsApp, direcionando-os direto para o checkout de compra.

Fique conosco até o final e se surpreenda com as estratégias dessa solução criativa e inovadora!

Loja online gratuita Confere Shop

O que é um catálogo online de produtos?

Sabe quando você recebe aqueles folhetos impressos com os preços dos produtos de um mercado ou uma loja em sua caixa de correio

O catálogo online segue a mesma linha, porém, com mais liberdade e maior potencial alcance de clientes, facilitando a experiência de compra no e-commerce.

Já falamos um pouco sobre como essa ferramenta tem se tornado cada vez mais essencial, acompanhando o crescimento do e-commerce

Mas você deve estar se perguntando como ela funciona e como, afinal, criar um catálogo online de produtos para sua loja, certo?

O catálogo online de produtos grátis é essa “vitrine” que viabiliza ao seu consumidor um primeiro contato com a loja.

Ele contém, geralmente, a descrição dos produtos e o preço. Mas, além disso, este mostruário é a porta de entrada para a jornada de seu cliente. 

Por isso, questões como a identidade visual são essenciais.

Se você já tem um catálogo impresso e pretende torná-lo digital, busque trabalhar questões como fotos, fontes e cores para ter mais chances de gerar novas vendas.

Qual a importância do catálogo online de produtos para sua loja virtual?

A importância do catálogo online de produtos está, justamente, nesse primeiro contato entre o consumidor e a sua loja virtual.

Ao abrir o catálogo, ele vai entender se deve comprar ou não o serviço/produto oferecido. 

Por isso, se você busca um aliado simples e eficiente para divulgar a sua marca, aposte no catálogo online de produtos, que pode ser um apoio essencial para o marketing digital de sua loja.

Com essa verdadeira vitrine digital, será possível mostrar aos consumidores o verdadeiro potencial de seus produtos e serviços.

Nova call to action

5 passos para criar um catálogo online de produtos grátis em sua loja virtual

Agora que você já sabe a importância dessa ferramenta, conheça as nossas dicas para montar um catálogo online completo, intuitivo e o melhor, inteiramente grátis! 

 

#1. Busque uma plataforma de loja online gratuita

Para criar um catálogo online de produtos grátis para a sua loja virtual, o caminho ideal é investir em uma plataforma gratuita para seu negócio.

Na Confere, por exemplo, além de dispor de recursos para compartilhar um catálogo e links de pedidos de modo ágil, você conta com outra série de vantagens para potencializar seus resultados.

Confira os benefícios que a Confere SHOP oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento do e-commerce;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais e ter integração para vendas no Instagram e Facebook;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliações bancárias.

Isso sem falar que, com a Confere, você abre sua loja em apenas 3 minutos!

 

#2. Crie um link de pedidos

Em seguida, para ofertar diferentes itens para os seus clientes pela Confere, crie um link de pedidos.

Você poderá compartilhar o pedido de vendas como um catálogo virtual para efetuar uma venda nas redes sociais ou WhatsApp. 

Após receber a mensagem do cliente com o pedido, basta selecionar o(s) produto(s) e a(s) quantidade(s) na plataforma e em seguida compartilhar.

Com os itens e a quantidade no carrinho, salve a compra e copie o link de seu navegador. 

Assim, o consumidor só precisará incluir o frete de sua residência e finalizar a compra.

Quer mais dicas? Veja esse vídeo exclusivo que preparamos para você! 

 

#3. Kits de Pedidos

Caso possua algum produto que costuma vender bastante, você também poderá deixar o link pré-pronto para futuras compras.

Uma dica é salvar os links com o nome “kit de produtos A”, para que o processo fique ainda mais fácil e você crie diferentes catálogos e pedidos de venda, de acordo com sua necessidade.

 

#4. Confira todos os dados

Antes de encaminhar o link para o cliente, confira se todos os dados estão corretos. Por exemplo, cor do produto, quantidade e modelo.

 

#5. Compartilhe com seus clientes e aumente suas vendas

Envie para seu cliente o link do carrinho. Isso pode ser feito por meio de qualquer rede social ou e-mail. Pronto! 

Sem dúvidas, as chances de fechar uma venda a partir desse simples processo serão muito mais significativas.

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Quais os benefícios de um catálogo online?

Agora que você já sabe como criar um catálogo online de produtos para o seu e-commerce, confira um resumo com os principais benefícios dessa ferramenta.

 

Boa impressão e credibilidade

Com boas fotos e um layout adequado à sua identidade, a primeira impressão de seu cliente será muito mais impactante!

Para que isso aconteça, selecione boas fotos de seus produtos, capriche nas descrições e adeque a linguagem visual.

Ah, não se esqueça de manter a página sempre atualizada. O consumidor de hoje está sempre atento às novidades.

 

Experiência do consumidor

Seja por link ou outro modelo de compartilhamento, o catálogo online de produtos facilita a experiência do consumidor a partir do momento em que está sempre disponível e de fácil acesso.

Essa relação de proximidade faz com o que consumidor aumente a fidelidade a sua loja e possa, inclusive, indicá-lo para outros consumidores.

 

Uso de ferramentas práticas

Além de possibilitar a criação de diversas categorias de produtos, o catálogo virtual permite que você utilize links, sistema avançado de pesquisa, elementos gráficos atrativos, entre outras funções.

 

Maior faturamento 

A partir do uso de catálogos em seu e-commerce, as chances de crescimento dos seus resultados comerciais serão muito mais significativas. 

Consequentemente, você poderá conquistar mais faturamento e investir no crescimento de sua loja. 

 

Apoio nas estratégias de marketing digital

Unindo o uso do catálogo online com ações de marketing digital – como conteúdo para as redes sociais – certamente, o posicionamento de sua loja será fortalecido.

Tudo isso, por fim, tende a incrementar os resultados de sua loja dentro de um plano de crescimento estratégico.

Como um catálogo online pode potencializar suas vendas no e-commerce?

Uma das maiores vantagens do catálogo online está no baixo custo de produção. Durante sua criação, fique atento a todos os passos que comentamos acima. 

Aposte em uma identidade visual agradável, trabalhe com os recursos digitais como os disponibilizados pela Confere, capriche nas fotos e descrições dos seus produtos.

A eliminação de gastos com impressão (catálogo físico) ainda tem um impacto positivo do ponto de vista sustentável que só fortalece o seu posicionamento institucional.

Para conquistar todas essas possibilidades, não deixe, por fim, de estudar os hábitos de seus clientes e criar métricas para avaliar o retorno sobre o uso de um catálogo online para sua loja virtual.

Recapitulando

Ao longo deste artigo, vimos a importância de um catálogo online de produtos para os resultados de uma loja virtual

Vimos que também que as vantagens são inúmeras e vão do baixo custo de investimento até o potencial aumento de vendas.

Por isso mesmo, separamos dicas de como compartilhar links de pedidos pela Confere, facilitando a experiência de compra com catálogos prontos para o checkout. 

Com os pedidos de vendas, você assume uma postura mais proativa na conquista de um potencial consumidor e pode aproveitar as oportunidades que as redes sociais e o WhatsApp proporcionam.

Antes de concluirmos, não se esqueça de utilizar diferentes recursos em sua "vitrine digital", incluindo links e elementos gráficos atrativos.

Categorize também os produtos por meio de menus ou índices. 

Em outras palavras: não basta criar um catálogo, ele precisa ser atrativo o suficiente para manter o consumidor na página e facilitar sua navegação. 

Por isso, aposte na identidade visual, combinada com descrições inteligentes e claras sobre seus produtos e mantenha-o sempre atualizado com as informações essenciais, como quantidade no estoque e valor.

Lembre-se, por fim, que o consumidor de hoje busca praticidade. 

Ofereça isso a ele por meio de um catálogo online de produtos e tenha mais chances de crescimento no competitivo mercado do e-commerce! 

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Este texto foi escrito por João Barros.