Close Friends do Instagram: como usar no seu negócio?

Por Miriam Barros

Desde que surgiu no Instagram, o Close Friends se tornou uma das atividades mais interessantes para os negócios. Mas, muita gente não sabe como usar essa ferramenta para ganhar dinheiro.

Para quem ainda não conhece, Close Friends é o termo em inglês para “amigos próximos”. 

A ideia é justamente filtrar aqueles que são seus contatos mais próximos para distribuir conteúdo exclusivo, que não seja acessível para outras pessoas.

A princípio, ele parece mais interessante para os perfis pessoais. Mas, com o tempo, as marcas também entenderam que é possível usar o close friends a seu favor. 

Descubra como utilizar o close friends do Instagram a favor da sua loja virtual e aumentar ainda mais suas vendas!

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O que é Close Friends no Instagram?

O close friends no Instagram é uma ferramenta que surgiu em 2018. Desde então se tornou uma das mais utilizadas! 

Tanto perfis pessoais quanto perfis profissionais podem aproveitar os benefícios dessa função. É identificado como uma estrela verde nos Stories. E quem faz parte da lista de close friends de alguém, vê os stories em destaque verde também.

 

Como funciona?

O seu funcionamento é muito simples. Ao criar um conteúdo nos stories, antes você não conseguia restringir os seguidores que podem ver. O conteúdo ficava aberto a todos.

Porém, com a criação do close friends isso mudou. Agora, você pode selecionar um grupo classificando-o como “melhores amigos”, como algumas pessoas gostam de chamar.

Assim, na hora de postar os seus stories, é possível definir que somente esses perfis selecionados conseguem visualizar aquilo.

Quanto custa o Close Friends?

O Instagram anunciou a ideia de criar o Close Friends em 2017. No entanto, os internautas ficaram com uma dúvida: será que essa funcionalidade será paga?

Para a alegria de todos, não é. Portanto, qualquer pessoa que possua um perfil na rede social pode utilizar a seleção de melhores amigos.

O serviço é gratuito e funciona igual para todos os perfis.

Então, se você ainda não utiliza e nunca testou o close friends no Instagram, aproveite mais essa possibilidade para dinamizar e valorizar o seu conteúdo.

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Como acessar o Close Friends no Instagram?

Acessar o Close Friends no Instagram é fácil e praticamente autoexplicativo. Veja o passo a passo para usar a função:

  • Entre no Instagram e toque nas três linhas na lateral superior direita;
  • Selecione a opção de “Amigos Próximos”;
  • Selecione o sinal de “+” para iniciar a sua lista;
  • Abrirá uma lista com todos os seus seguidores no Instagram.
  • Selecione aqueles que você quer manter como amigos próximos e clique em “Adicionar”.
  • Agora eles estão na lista exclusiva. Para criar conteúdos para esse grupo você deve fazer o seguinte:
  • Crie um conteúdo normalmente para os stories;
  • Antes de publicar, selecione a opção “Amigos Próximos” que fica na parte inferior do quadro. Prontinho!

Quando você publicar esse conteúdo, somente quem está no grupo de close friends terá acesso a ele. O Instagram não avisa as pessoas quando você altera a sua lista ou as adiciona nesse grupo.

Porém, o conteúdo publicado somente para os amigos próximos aparece nos stories com uma sinalização em verde.

Assim, ao ver essa cor, os seguidores saberão que há um conteúdo restrito e que somente melhores amigos podem ter acesso a ele.

 

Removendo amigos:

Outra possibilidade é remover os perfis desse grupo. 

Para isso, ao invés de “adicionar” a opção será de “remover”. Novamente, não se preocupe: ninguém será notificado ao sair do seu grupo de close friends.

Como usar o Close Friends no seu negócio?

Agora você já sabe criar conteúdo para o close friends. No entanto, ainda não falamos sobre como uma empresa pode lucrar com essa função.

Existem diversos motivos pelos quais a ferramenta close friends pode ser útil. Veja a seguir alguns dos benefícios que uma empresa pode obter e maneiras de usar o serviço a favor de sua marca.

 

1. Enviando promoções exclusivas

O fator exclusividade faz com que os clientes se sintam mais valorizados. Por isso você pode usar o close friends justamente para essa finalidade!

Selecione aqueles seguidores que demandam mais atenção, aqueles que reagem mais aos seus conteúdos ou os que se cadastraram previamente e ofereça a eles promoções exclusivas.

 

2. Oferecendo brindes e recompensas

Que tal trabalhar brindes e recompensas para trazer o seu público mais para perto? Você pode fazer isso também utilizando os amigos próximos.

Defina quem está apto a participar do grupo e dê a eles esses mimos, incentivando que continuem ativos em seu perfil profissional. 

 

3. Para se relacionar com seus clientes

O relacionamento através das redes sociais pode se tornar frio e impessoal. Muitas vezes isso pode afastar a sua audiência. Para conter esse problema, o close friends pode ajudar muito!

Use o espaço para se relacionar com as pessoas. Crie conteúdo especial, abra caixinhas de perguntas e enquetes e estimule o engajamento.

 

4. Divulgando cursos e consultorias

Cursos e consultoria são temas recorrentes no Instagram. Mas, para se destacar na rede social é importante criar conteúdos exclusivos e atrativos.

Usar os melhores amigos para isso é um caminho criativo e interessante. Assim você também não sobrecarrega os demais seguidores com conteúdos que podem não interessar a todos.

Inclusive, uma sugestão aqui é selecionar como close friends aqueles que já participaram de algum curso seu. Assim você anuncia novas edições para pessoas que já demonstraram interesse.

 

5. Como suporte para dúvidas mais frequentes

Tirar as dúvidas dos seus clientes é importantíssimo para elevar a experiência com o produto ou serviço que a sua marca vende.

Mas, algumas dúvidas frequentes podem poluir os seus comentários. Para quem não tem a mesma dúvida o conteúdo se torna repetitivo e enfadonho.

Usar o close friends para tirar essas dúvidas mais frequentes pode ajudar a organizar o seu conteúdo sem deixar o público entediado com as perguntas repetidas.

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Dá para ganhar dinheiro com o Close Friends?

Essa é a pergunta que não quer calar. Dá para ganhar dinheiro com close friends? A resposta é: sim!

Com o crescimento exponencial do Instagram, a rede social foi criando cada vez mais ferramentas para ajudar empresários a faturarem com o uso. O “amigos próximos” serve para isso.

Mas, não basta só criar o conteúdo como Close Friends, postar e aguardar o dinheiro cair na sua conta. É preciso pensar em detalhes que podem tornar essa ferramenta rentável.

 

Como cobrar pelo Close Friends?

Alguns influenciadores cobram um valor de “assinatura” para que os seguidores tenham acesso a esses conteúdos destinados somente aos amigos próximos.

Claro que para isso é preciso contar com uma audiência muito engajada e muito interessada no que a sua marca publica. Portanto, se você julgar válido, pode usar esse método para lucrar com Close Friends. 

 

Escolha bem os seguidores

As pessoas não reagem da mesma forma às suas publicações. Há aqueles que engajam e consomem tudo. Mas, há também aqueles que passam reto ou que se interessam menos pelo que você posta.

No entanto, claro que todos merecem conteúdo de qualidade. Porém, é inegável que alguns seguidores fazem por onde obter mais atenção e cuidado.

Você pode usar o close friends justamente com essa finalidade. Ofereça informações ricas e especiais para esse grupo seleto e aproveite o famoso “arraste aqui” para monetizar a informação.

Você pode levar a sua audiência para uma landing page ou diretamente a uma página de vendas. Depende, é claro, do conteúdo que você está compartilhando no momento.

Outra ideia interessante é trabalhar ofertas em primeira mão, dando a esse público o gostinho da exclusividade por algumas horas. Então, quem fizer parte de seu grupo de amigos próximos recebe informações antes dos demais.

Como selecionar quem vai para o Close Friends?

Para que a sua estratégia com close friends realmente funcione, é importante selecionar esse grupo com atenção. Existem duas formas de fazer isso.

Você pode selecionar por conta própria, identificando aqueles seguidores que mais reagem e mais engajam em suas redes. Mas, também é possível abrir uma enquete perguntando quem se interessa em participar desse grupo.

Nesse caso, lembre-se de falar das vantagens e deixar claro os benefícios de participar. Assim, mais pessoas se interessam em estar no grupo para acompanhar tudo o que você pretende postar.

Isso serve até mesmo como um filtro para entender o perfil e o interesse de seus seguidores. Use o close friends a seu favor, sempre.

Explore mais estratégias de marketing!

As redes sociais se tornaram uma vitrine importantíssima para os negócios. Não à toa, até mesmo empresas gigantes e que já possuem um público cativo investem nesses espaços.

Sendo assim, fica fácil entender que o Instagram pode ser uma ferramenta essencial para o seu sucesso. Mas, para obter o retorno esperado é importante que você aproveite todas as possibilidades e dinamize o seu conteúdo.

Com close friends isso é possível. A ferramenta parece simples, mas ela traz uma sensação de valorização que é muito importante para estreitar os laços comerciais.

É por isso que é interessante conhecê-la e explorá-la da maneira adequada.

Se você tem uma loja virtual sabe muito bem o quanto é difícil gerar tráfego. Mas, você tem ao seu alcance mais essa facilidade para conquistar e fidelizar clientes.

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.