Os usuários das máquinas de cartão enfrentam erros recorrentes nas maquininhas.
Há sempre aquele cartão recusado, e o código 51 passa a ser o vilão para o consumidor, que sofre com um enorme desconforto, e para o vendedor que enfrenta um grande problema.
Para resumir e detalhar os erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede, a operadora de máquinas de cartões Cielo desenvolveu uma série de códigos.
Esses códigos possuem números diferentes e cada número tem um significado que resume informações.
É importante que as empresas transfiram a seus colaboradores o significado de cada um desses códigos, pois o conhecimento prévio pode ajudar os consumidores no ato da compra, poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão.
Compreender os significados desses códigos ajuda também o lojista a auxiliar o consumidor a resolver seu problema com mais facilidade.
Por isso, separamos os principais códigos para que você possa conhecer, analisar e entender. Segue abaixo uma lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:
Erro 01: Venda não autorizada
Um erro muito comum, acontece sempre que o banco emissor do cartão não autoriza a compra.
O banco filtra as informações dos clientes e, em casos como esse, identifica que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e por questões de segurança bloqueia o cartão.
Solução: o cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento de seu cartão para que o problema seja solucionado.
Erro 03: Não foi encontrada transação para o Tid ‘*****’ - Venda não autorizada.
Esse erro pode ocorrer quando o número de parcelas ultrapassa o permitido, quando o código de segurança é inválido, se o número do cartão é inválido ou quando há instabilidade no sistema da Cielo.
Solução: nesses casos basta utilizar uma outra máquina para a transação. Se o erro se repetir, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento.
Erro 05: Venda não autorizada - Contate o emissor do seu cartão.
Esse erro é decorrente da não autorização da transação por parte do banco emissor do cartão por falta de limite ou transação suspeita.
Solução: Entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa.
Erro 07: Transação negada – Venda não autorizada
Assim como o erro 05, esse erro é decorrente da não autorização da transação por parte do banco emissor do cartão por falta de limite ou transação suspeita.
Solução: Entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa.
Erro 08: Código de segurança inválido
Esse erro aparece quando o código de segurança do cartão é digitado incorretamente.
Solução: Para solucionar, basta redigitar o código corretamente.
Erro 10: Não é permitido o envio do cartão
O erro pode estar relacionado a instabilidade dos serviços da Cielo, ou a falta de liberação do estabelecimento.
Solução: entre em contato com a central de atendimento do cartão. Mas para evitar que a máquina fique bloqueada por falta de liberação é importante fazer sempre um teste com a máquina antes de começar os trabalhos.
Erro 11: Venda com Parcelado tipo ‘2’ não habilitado
Esse erro acontece quando o limite de parcelamento escolhido pelo cliente ultrapassa o estabelecido pela loja.
Solução: verifique o limite de parcelas do estabelecimento no Parcelado Loja.
Erro 12: Venda não autorizada
Esse erro ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda.
Solução: Contatar a central de atendimento do banco.
Erro 13: Venda não autorizada
Ocorre quando existe um erro do valor do pedido em relação a forma de pagamento.
Solução: verifique se o valor do pedido e a forma de pagamento estão de acordo com o limite mínimo.
Erro 41: Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.
Ocorre por bloqueio do banco emissor quando o cartão está com limite estourado ou a transação é suspeita.
Solução: entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os detalhes.
Erro 51: Transação negada – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.
O erro mais recorrente.
O código 51 ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda por algum motivo. Limite do cartão excedido ou transação suspeita são os principais motivos.
Solução: Como em todos os casos, a solução mais rápida e eficaz é entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os motivos da recusa.
Erro 54: Cartão vencido ou data de vencimento incorreta
Uma solução rápida e eficaz para o erro 54 é orientar o cliente a entrar em contato com o banco para verificar se o cartão ainda é válido.
O erro também pode estar relacionado à digitação incorreta das informações, então é importante verificar se a informação transmitida pelo cliente realmente está correta.
Erro 78: Transação negada – Venda não autorizada.
Esse erro ocorre quando o cartão está bloqueado.
Solução: nesse caso é preciso que o portador vá a um caixa eletrônico para efetuar o desbloqueio do cartão, para posterior utilização do mesmo.
Erro 96: Autorização negada
Esse erro acontece quando há problema de comunicação com a bandeira do cartão.
Solução: nesse caso é preciso verificar a conexão da máquina e refazer a transação.
Caso o erro se repita, é necessário contatar a Central de Atendimento da Cielo e utilizar uma outra máquina para que o cliente efetue o pagamento com maior agilidade.
Erro 110: Não foi possível processar a transação. Sistema sem comunicação. Tente mais tarde
Esse erro ocorre quanto são utilizados cartões de bancos que não são aceitos pela máquina da Cielo. Por exemplo: para e-commerce, a Cielo aceita somente cartões do Banco Bradesco, caso o comprador tente utilizar cartão de outro banco ocorrerá o erro 110.
Solução: é preciso tentar novamente a conexão. Caso o problema persista, o melhor a se fazer é orientar o cliente a utilizar outro cartão.
Erro 215: Transação não finalizada
Esse erro ocorre quando há dificuldades com pop-up bloqueado no navegador do cliente.
Solução: orientar o cliente a desbloquear as pop-ups do site para que o problema seja resolvido e a transação possa ser concluída.
Erro 244: Não foi possível processar a transação
Ocorre quando o cartão utilizado pelo cliente não faz parte da rede autenticada Cielo.
Solução: orientar o cliente a utilizar um cartão da rede autenticada.