Como abrir uma loja online de acessórios?

Por Miriam Barros

Em 2020, a venda online de acessórios alcançou a US$ 15,8 bilhões, dando um gás para o aumento de negócios e fazendo com que muitos empreendedores busquem ao investir em uma loja virtual. 

No mesmo ano, pensando no mercado de e-commerce como um todo, tivemos um crescimento de 41%. E a maré positiva continua, com o primeiro trimestre de 2021 já superando o faturamento deste período em 2020.

Com esta onda, diversas pessoas começaram a empreender digitalmente, não somente para surfar na tendência, mas para aproveitar as oportunidades de negócios do mercado onlinr.

Mas, para ter sucesso nesse mercado, é preciso compreender como abrir uma loja online e as dinâmicas das vendas de acessórios no país.

Neste sentido, para te ajudar a mitigar erros comuns cometidos na abertura de e-commerces, listamos algumas dicas para você ter uma loja de acessórios bem-sucedida. 

Veja!

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O mercado de acessórios no Brasil 

Conforme citado na introdução, os dados do e-commerce sinalizam para um terreno cheio de oportunidades.

Um estudo feito pelo Sebrae, por exemplo, mapeou mais de 50 nichos de mercado que poderiam ser explorados em vendas online

Entre estes, a categoria de acessórios e moda foi a que mais se destacou na quantidade de compras realizadas em 2021.

Somente no primeiro trimestre deste ano, 78,5 milhões de compras online foram feitas, das quais, moda e acessórios lideram representando 16,5% dos pedidos feitos.

Os números, naturalmente, são bem promissores para quem busca investir no ramo e não param por aí.  

Uma pesquisa do Google mostrou que 3 a cada 4 pessoas compram itens de moda e acessórios online.

Além disso, com o aumento das vendas nas redes sociais (do Instagram ao Facebook) por exemplo, e as oportunidades de fretes vantajosos no ambiente digital, o consumo tende a crescer e os benefícios de criar uma loja online de acessórios só aumentam.

Tipos de acessórios para venda em sua loja virtual

Os acessórios são as cerejas do bolo de cada look e há uma série de nichos no qual você poderá investir ao montar sua loja virtual

Vale ressaltar que você pode tanto focar somente em um nicho, como apostar em diferentes categorias de produtos.  

Acompanhe!

 

#01. Bijuterias 

O mercado de bijuterias é muito forte no Brasil e deve crescer cerca de 7% em 2021. 

Além disso, há toda uma variedade de itens na qual você poderá investir em seu e-commerce – das feitas a mão às mesmo compradas por revendedores. 

Seu baixo preço também é ótimo para quem possui pouco investimento inicial. Além de serem fáceis para fotos, assim você poderá caprichar nas redes de sua loja. 

 

#02. Óculos 

Os óculos são outros acessórios que não saem da cabeça das pessoas. Vintage, moderno, futurista, todos os estilos estão sempre em alta.

Além de serem úteis na proteção contra raios solares, muitos compram para reforçar o estilo, dividindo fotos no Instagram e outras redes com diferentes looks e tendências. 

Ademais, suas armações também podem ser usadas com lentes de grau, o que faz com que os óculos sejam parte da rotina de várias pessoas.

 

#03. Bolsas

Ecobags, malas de viagens, mochilas, bolsas de ombros, estes itens, além de fazerem parte do mercado fashion, são extremamente funcionais.

Seja criança ou adulto, todo mundo precisa de uma bolsa para guardar, e proteger seus pertences.

Nesta categoria, cada item abre diversos nichos de mercado. Pesquise o que mais lhe agrada e invista com planejamento. 

Pelo próprio Google você poderá acompanhar tendências deste mercado, e usar o Analytics para refinar sua pesquisa.

 

#04. Chapéus

Outra febre das redes sociais são os chapéus, toucas e bonés. 

Acessórios atemporais que ganham novas estampas, cores e estilos, eles são outro nicho interessante para se investir. 

O interessante é que você pode investir neste nicho atuando também em outros mercados, como as lojas online de roupas e camisetas.

Ao unir essas estratégias, você poderá expandir os públicos que sua loja virtual poderá alcançar.

 

#05. Acessórios para celular

Assim como os acessórios de vestuário nunca saem de moda, os acessórios para celular e informática seguem em alta no país.

Carregadores, capinhas para celulares, caixinhas de som, ring light, tripé, são alguns dos acessórios que possuem uma alta demanda.

Além destes, podemos citar adaptadores, e muitos outros. As opções são muitas e sempre terá muito apelo no mercado brasileiro, ávido por dispositivos mobile.

 

#06. Acessórios de moda feminina

Por fim, o nicho de moda feminina não poderia faltar em nossa lista e montar uma loja online direcionada para esse segmento pode ser uma excelente estratégia.

Afinal de contas, estamos falando de um dos principais nichos do e-commerce de acessórios e que tem uma participação determinante em seus resultados.

Novamente, você poderá se especializar em determinados itens ou ter uma loja que ataca diferentes públicos e perfis de consumidoras. 

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Afinal, como abrir uma loja online de acessórios e ganhar dinheiro? 

Abrir uma loja online não é um processo muito diferente das lojas físicas. Apesar das regulamentações de um e-commerce serem distintas, em certos aspectos, distintas, você também precisará de muito planejamento para ter sucesso e ganhar dinheiro de maneira segura. 

Neste sentido, veja alguns passos para abrir sua loja online de acessórios

 

Etapa I: Definindo um produto

No tópico anterior, citamos vários exemplos de acessórios que podem ser comercializados em  e-commerce.

Para definir o produto, é preciso pensar em algumas questões, tais como:

  • O que eu poderia produzir?
  • Qual seria o custo de produção?
  • O que eu poderia revender?
  • Quem seria meu fornecedor? 
  • Qual produto tem maior custo-benefício?
  • Qual produto, na venda mínima, conseguiria manter os custos da loja/produção?

Estas são algumas perguntas que podem te ajudar na definição do produto, estratégia de marketing e até na esfera logística.

 

Etapa II: Analisando o Público-alvo

Após definir o que será vendido, partimos para quem consumirá os produtos em questão.

Para achar o público-alvo, é necessário pensar em qual plataforma estaria. Redes sociais, marketplaces, buscas pelo Google.

Além de pensar o perfil deste público, como se comunicar com ele também faz parte do planejamento.

Sendo assim, crie uma boa identidade visual, ou branding, e aposte em ferramentas que te ajudarão a alcançar clientes.

Além disso, a proposta de valor, assim como um bom atendimento, e experiência do usuário (UX) na loja online, são fatores cruciais para te diferenciar da concorrência.

 

Etapa III: Hospedando a loja online

Agora que você já sabe o que vender e para quem vender, vamos para onde podemos hospedar sua loja de acessórios.

Nesta parte do planejamento, pontos como custo da plataforma, alcance, público, manutenção; tudo deve ser levado em consideração.

Por exemplo, uma loja no Facebook ou no Instagram não demanda a mesma energia de manutenção na criação de um site. Já as vendas em sites podem ser mais fáceis do que em marketplaces.

De qualquer forma, a boa experiência dos consumidores deve ser levada em consideração. Por isso, opte por plataformas que permitem que você personalize e tenha autonomia sobre sua loja virtual.

A Confere SHOP, por exemplo, é uma plataforma gratuita para lojas online com todos os recursos para a estruturação e otimização das vendas de seu e-commerce.

Confira os benefícios que a Confere oferece para você:

  • Você poderá fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Dispor de ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancárias.

Ficou interessado? Então aproveite para saber como começar uma loja virtual neste guia completo!

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Bônus: como impulsionar os resultados de sua loja de acessórios?

Antes de finalizarmos, que tal mais 3 dicas para incrementar os resultados de seu e-commerce?

 

#01. Planejamento de marketing

O planejamento de marketing de uma loja virtual é importantíssimo e isso vale também para um e-commerce de acessórios. 

Afinal de contas, é a partir dele que serão determinadas as estratégias para alcançar os clientes e garantir as vendas.

A estratégia consiste em determinar ações de marketing, por exemplo, a criação de um sorteio no Instagram, ou promoção de campanhas pagas para gerar leads.

Além disso, o planejamento também determina como serão analisadas as ações implementadas em redes sociais, o foco multicanal ou mais centralizado e a verificação de resultados.

Os dados coletados servirão de base para futuras tomadas de decisões mitigando possíveis desafios e trazendo mais retornos e lucros.

 

#02. Logística 

As vendas online têm, dentre suas vantagens, a possibilidade de se alcançar pessoas de vários locais do Brasil,e até do mundo.

No entanto, esta vantagem necessita de atenção à logística, fator que impacta no lucro da empresa, qualidade da experiência no custo-final para os clientes.

Neste sentido, busque entender mais sobre os processos logísticos, de fretes e de como a logística assume, cada vez mais, um papel determinante no e-commerce.

 

#03. Estoque

A falta de um produto no estoque é perda de uma venda, além de possibilitar que o cliente nunca mais volte.

Por isso, o controle de estoque deve ser feito com frequência, de modo que sua loja de acessórios online seja administrada com eficiência.

Em caso de produção própria, é importante estabelecer o tempo para produção, pois estes dados ajudarão a manter o estoque sempre abastecido.

Já em casos de revenda, a busca por fornecedores confiáveis que cumprem os prazos é de extrema importância. Assim, sua loja consegue manter constância e qualidade.

Conclusão

Em resumo, criar uma loja online de acessórios é uma boa oportunidade de negócio para impulsionar suas vendas. 

Existem diversos produtos e nichos de mercado que podem ser explorados, além de serem itens que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Por fim, assim como qualquer outro empreendimento, o planejamento é essencial para o sucesso do e-commerce. Existem muitos desafios, mas também oportunidades para ficar de olho. 

Com isso, não deixe de acompanhar boas práticas para o posicionamento de uma loja de acessórios, aprenda estratégias para não cometer erros no e-commerce e invista em uma experiência única para seus clientes, visando crescimento e sucesso de longo prazo!

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Este texto foi escrito por João Barros.