Como adaptar seu negócio em tempos de pandemia

Por Miriam Barros

A disseminação da Covid-19 fez com que as pessoas mudassem alguns hábitos. Elas foram forçadas a ficarem em casa, evitar contato social, passaram a se preocupar em realizar cotação de plano de saúde - o que é muito importante para urgências de saúde -, tiveram que trabalhar home office, etc. 

A pandemia afetou a todos em todo o mundo, inclusive os negócios, desde pequenas a grandes empresas. Esses tempos difíceis, no entanto, também trazem oportunidades. Historicamente falando, as empresas encontraram maneiras criativas de se adaptar e até mesmo prosperar em tempos de crise. 

Por mais que seja um momento muito delicado e doloroso, o desafio forneceu oportunidades para alguns negócios. Um bom exemplo são as lojas virtuais e os serviços de assinatura, como a Netflix. 

No caso das lojas virtuais, as pessoas passaram a realizar suas compras de forma online. Já a Netflix, é uma das opções de streaming de séries e vídeos mais conhecidas, sendo uma ótima opção durante o período de pandemia, onde todos precisam ficar em casa. 

Claro, alguns negócios, infelizmente, não conseguiram se manter durante a pandemia de coronavírus. Porém, em todo o mundo, empresas de todos os tamanhos estão se unindo à luta contra a crise ao tomarem algumas atitudes para se adaptarem ao momento. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como adaptar seu negócios em tempos de pandemia. Veja a seguir! 

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Principais dicas para adaptar seu negócio durante a crise de coronavírus

A crise provocada pelo coronavírus está sendo incrivelmente difícil, isso é um fato. No entanto, se você quiser maximizar as chances de sobrevivência da sua empresa, terá que fazer algumas mudanças significativos nela, de dentro para fora. 

Para te ajudar, aqui está nossa lista com algumas dicas voltadas para a adaptação do seu negócio em tempos de pandemia. 

 

Seu negócio precisa estar online

Estar online se tornou algo essencial para qualquer tipo de negócio, mesmo antes da pandemia de coronavírus. Pense que mais do que nunca os consumidores estão online e realizando pesquisas em busca de produtos ou serviços. 

Se você ainda não investe em marketing digital, saiba que neste exato momento seus potenciais clientes podem estar procurando pelo o que você oferece, mas não estão te encontrando - e sim os seus concorrentes. 

Portanto, se você ainda não direciona investimentos para o online ou precisa potenciá-los, este é o momento ideal. 

Algumas das ações que você deve tomar são: 

  • Crie um site ou loja virtual;
  • Invista em SEO - otimização de sites para aparecer em um bom posicionamento nos resultados de pesquisa;
  • Crie conteúdo nas redes sociais;
  • Invista em publicidade paga;
  • Tenha um blog com muito conteúdo relevante;
  • Busque soluções para o atendimento ao cliente - como chat, WhatsApp, redes sociais, etc. 

Quanto mais você conhecer seu público-alvo e mercado e investir em estratégias de marketing para estar online, maiores serão as chances de você alcançar seus objetivos. 

 

Realize trabalho remoto

Grandes organizações já adotaram o trabalho remoto e a opção está se tornando uma tendência para o futuro. No entanto, ainda existem algumas empresas que ainda não estão optando por disponibilizar o trabalho home office - principalmente as de pequeno porte. 

Se você deseja oferecer o trabalho remoto - e ele for possível para sua operação -, apesar de ter que se esforçar para implementar novos procedimentos, você pode considerar ir totalmente para a opção remota - ou pelo menos apoiar o home office por mais algumas semanas ou meses. 

Se a sua intenção é tornar o trabalho em casa uma prática de longo prazo, é preciso tratá-lo como uma mudança institucional, e não como um acordo temporário. Para fazer isso de forma eficaz você precisará: 

 

  • Criar políticas formais - as regras que envolvem o trabalho home office;
  • Reestruturar sua comunicação - maior demanda de videoconferências e e-mails, por exemplo. 
  • Repensar a gestão e supervisão - já que a gestão acontecerá à distância;
  • Investir em segurança - como segurança de conexão. 

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Mudanças no espaço físico

Se você vai reabrir seu escritório tradicional, ou tem um espaço físico de varejo para os clientes, estas são algumas das mudanças físicas que você deve ter atenção: 

 

  • Faça a instalação de barreiras físicas: para evitar que clientes e funcionários não sejam infectados;
  • Facilite a higienização das mãos: disponibilizando álcool em gel e até mesmo um local para se lavar as mãos com água e sabão;
  • Deixe mais espaço entre as pessoas: organize móveis e o layout do ambiente, além de colocar sinalizações para o distanciamento;
  • Melhore a ventilação: a Covid-19 e outras doenças se espalham facilmente pelo ar, portanto, melhor a ventilação do ambiente mantendo portas e janelas abertas, além de instalar ventilador de teto; 
  • Exija o uso de máscara: isso vale para todos que acessarem o ambiente, de funcionários a clientes; 
  • Meça a temperatura: todos que entram no espaço precisam ter sua temperatura medida;
  • Mantenha tudo limpo: é fundamental realizar limpeza frequente do ambiente, desde o chão até qualquer móvel, como mesa e cadeira; 
  • Monitore a ocupação do espaço: controle a quantidade de pessoas que estão no mesmo ambiente para evitar altas aglomerações.

Conclusão sobre como adaptar seu negócio em tempos de pandemia

Com nossas dicas sobre como adaptar seu negócio neste momento de pandemia, você percebeu que é possível realizar algumas ações para manter a sua empresa durante a crise de coronavírus. 

Apesar de estarmos vivendo um momento de incertezas, esperamos que você consiga colocar nossas dicas em prática e que o seu negócio conquiste todo o crescimento que você deseja!

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