Descubra como calcular o ROI do seu negócio e qual a importância disso

Por Miriam Barros

O ROI (Return On Investment ou Retorno sobre o investimento) é uma das métricas mais importantes utilizadas pelas empresas. Ela serve para mensurar e fornecer informações sobre os investimentos realizados. Essa análise é necessária para o crescimento do negócio, porque ajuda a empresa a conseguir resultados melhores e pra isso  você aprenderá agora como calcular o ROI.

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Como é calcular o ROI?

Para calcular o ROI a conta é simples. Primeiro você pega o valor gerado pelo investimento, subtrai pelo valor investido no início, e depois divide pelo valor inicial do investimento.

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

Por exemplo:Se investiu R$ 20 mil na busca cliente e os ganhos foram de R$ 50 mil o valor gerado pelo investimento será de R$ 30 mil.
ROI = (50.000 – 20.000) / 20.000

Então o resultado do ROI é 1,5 ou 150%.

Essa análise mostra se o investido foi benéfico para o negócio. É essencial saber que quanto maior o ROI, mais se tem ganhado dinheiro. No caso de um resultado nulo, isso vai indicar que o investimento não teve efeito algum na sua busca cliente.

Qual a importância do ROI para o seu negócio?

O crescimento de uma organização precisa de uma estrutura e para isso é preciso fazer as escolhas certas. Essa métrica fornecida pelo ROI ajuda a definir objetivos e estabelecer melhores ações para gerar os resultados esperados na busca cliente.

Com essa análise é possível verificarmos os pontos fortes e fracos do investimento e como utilizá-los a favor da sua instituição criando estratégias para melhorá-los. Outros fatores importantes para se fazer esse cálculo são:


  • Priorizar os investimentos mais rentáveis;
  • Contribuir para o planejamento estratégico;
  • Apoiar a tomada de importantes decisões;
  • Otimizar o lucro da companhia;
  • Desenvolver uma cultura focada em resultados.

Cuidado na hora de medir

Muitos acabam cometendo o erro de pensar que o ROI foi positivo, quando na verdade, não. Por isso, é importante saber calcular o ROI. Essa confusão pode acontecer devido ao comodismo e pela não atualização de processos internos, incluindo a falta de novas tecnologias dentro do ambiente de trabalho. Por esta razão as empresas, entre elas podemos citar a Busca Cliente, tem investido cada vez mais em inovações e treinamento de pessoal, para proporcionar o melhor serviço, afinal a vida das empresas é graças aos consumidores felizes.

Como melhorar o ROI?

Antigamente a busca cliente acontecia de forma mais amadora, e isso muitas vezes resultava na atenção de pessoas pouco interessadas no negócio. Hoje, tudo mudou e a primeira coisa a se fazer é entender o comportamento do cliente, assim será possível criar ações cada vez mais engajadas, aumentando sua capacidade em oferecer soluções personalizadas para cada público.

Os seus esforços precisam ser feitos na intenção de busca cliente, direcionando-os para que estes sejam mais propícios a consumir seu produto ou serviço. Para isso, você pode utilizar o funil de vendas, respeitando o planejamento traçado, sem pular nenhuma das etapas e principalmente calcular o ROI de forma correta.

Com a realização dos ajustes necessários, o ROI positivo pode atingir resultados maiores e isso, vai influenciar diretamente em situações como o capital de giro e a capacidade de continuar investido em ações como a prospecção de clientes.


Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Youtube, LinkedIn, Love Mondays e Reclame Aqui.

 

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