Como colocar preço em seu produto?

Por Ricardo Cici

Um dos principais dilemas de todo empreendedor na hora de abrir e gerenciar um negócio é a hora de colocar preço em seu produto ou serviço.

Se você pedir um valor muito alto, é capaz que os consumidores optem pelo concorrente. Caso cobre pouco, sua margem de lucro será mínima e os clientes podem desconfiar da qualidade.

A precificação é um fator chave para se fazer negócios - independente do segmento. Por isso, não encare a precificação do seu produto como algo imutável: Adapte-o conforme os resultados.

Aqui vão algumas dicas rápidas na hora de elaborar uma estratégia de precificação dos seus produtos.

 

Nova call to action

Estude seu mercado

Sim, você precisa analisar e descobrir duas coisas:

  • O quanto os seus clientes pagam por um determinado produto ou serviço
  • O quanto seus concorrentes cobram. É imprescindível que você estude os preços da concorrência. Estar sempre atento a eles é fundamental, já que, dependendo do tamanho do seu concorrente (caso ele seja maior que você), ele terá influência o suficiente para forçar você a seguir os preços dele, de acordo com o mercado. A dica aqui não é decorar a precificação de todo o seu concorrente, e sim descobrir em quais produtos você deve manter um preço parecido (aqueles produtos que chamam o cliente para a sua loja) e em quais produtos você pode aumentar a sua margem.

Você pode optar por diversas estratégias de preço, igualar ou superá-los, basta ter certeza de que todos seus custos diretos estarão seguros.

Estratégia de preço

Já ouviu em falar “Cost-plus pricing”? É uma técnica de fixação de preços.

O preço da venda é determinado pela adição de um percentual (margem) para definir o valor, ou seja, um método de precificação alternativa.

Conheça seus custos

É primordial listar todos os seus custos diretos, fixos (despesas gerais, como aluguel, taxas e salários) e variáveis (materiais, embalagens e assim por diante).

Considere uma margem de preço

Você vai sim precisar adicionar uma margem para o seu negócio.

A experiência, a rotina ajudará a decidir qual será essa margem.

Caso o preço esteja muito alto, é hora de rever seus custos, mas esteja ciente das limitações financeiras. Em sua maioria, lidamos com hipóteses.

Defina um preço baseado em valor

Por exemplo, o custo para trazer um secador de cabelo para o mercado é $ 10, mas você pode cobrar $ 25, caso esse seja o valor de mercado.

Encontre outras influências

Pode ser necessário calcular preços diferentes para variados locais, mercados, caso você faça vendas online.

Mudança constante

Raramente os preços são fixos por muito tempo. Os custos, os clientes e concorrentes mudam o tempo todo. Por isso acompanhe o mercado e esteja atento sempre as novidades para garantir que seus preços permaneçam ideias.

 

Nova call to action