Como criar uma loja virtual de cosméticos?

Por Miriam Barros

Se você tem o sonho de inaugurar uma loja virtual de cosméticos, esse post é perfeito para você.  

Estamos falando, aliás, de um segmento muito forte no Brasil. Segundo o Euromonitor International, somos o quarto maior mercado mundial de beleza e cuidados pessoais.

Por isso, a abertura de uma loja virtual de cosméticos pode ser a saída perfeita para obter um bom retorno financeiro com vendas online.

Também é importante ressaltar que esse mercado é bastante amplo, atingindo diferentes gêneros e até o público B2B (empresas), como salões de beleza, por exemplo.

A pesquisa do Euromonitor International mostra, ainda, que para os próximos cinco anos, três principais pilares nortearão o mercado de beleza e cuidados pessoais:

  • Engajamento digital; 
  • Posicionamento ético;
  • Insumos orgânicos e naturais. 

Tais necessidades passaram a surgir nos últimos anos, com consumidores mais bem informados e exigentes.

Dito isso, para quem busca se destacar com vendas na internet de cosméticos, nós separamos algumas dicas para o sucesso de uma loja virtual. 

Confira informações sobre o crescimento do e-commerce no Brasil, quais produtos vender em uma loja de cosméticos e como vender mais no universo virtual. 

O crescimento do e-commerce no Brasil

Em 2018, antes da pandemia, a tendência de crescimento do e-commerce no Brasil já apresentava dados relevantes. 

Segundo o portal E-commerce Brasil, por exemplo, as vendas online faturaram R$ 53,2 bilhões só naquele ano.

O contexto atual acelerou esse processo. Uma pesquisa recente mostra, por exemplo, que o Brasil já ocupa o 6º lugar no crescimento do comércio eletrônico.

Temos, inclusive, uma migração das lojas físicas para o e-commerce e os próprios consumidores esperam que os comerciantes ofereçam mais canais de vendas, incluindo:

A facilidade de comprar de casa, sem precisar enfrentar trânsito, filas e aglomerações, também são fatores que favorecem essa tendência.

Assim, se você pensa em investir no setor de cosméticos, confira nossas dicas e crie uma loja virtual otimizada para impulsionar uma estratégia comercial eficiente.

Por que criar uma loja virtual de cosméticos?

A beleza, muito mais do que apenas senso estético, costuma ser uma grande aliada da autoestima.

Na pandemia, essa relação se estreitou ainda mais. Com a necessidade de permanecer em casa, muitas pessoas passaram a criar rituais de beleza no próprio home office.

Durante os meses de isolamento, as empresas de cosméticos também precisaram se reinventar e investir no e-commerce.

Uma pesquisa do IDC mostrou, por exemplo, que 88% dos brasileiros compraram online desde o início da pandemia.

Além disso, é importante mencionar que, além de ser um grande consumidor de produtos de beleza, o Brasil também é um dos mais importantes produtores do setor.

Quando falamos de números, podemos notar que o faturamento do mercado de beleza no Brasil tem crescido bastante a cada ano. 

Segundo dados da Euromonitor citados acima, o faturamento desse mercado no país atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares em 2019.

Mas quais produtos vender na internet? Veja as dicas para a sua loja virtual de cosméticos.

Quais produtos vender em uma loja virtual de cosméticos?

Uma loja virtual de cosméticos atrativa deve oferecer qualidade e variedade de produtos.

Quando montar o seu negócio, tenha em mente que o mercado de cosméticos vai muito além da maquiagem. 

De tintas a produtos profissionais, as lojas do mercado de beleza precisam definir bem seu nicho para se destacar. 

Confira abaixo algumas dicas do que vender:

  • Perfumaria;
  • Sabonetes artesanais;
  • Maquiagens;
  • Produtos para os cabelos (shampoos, máscaras capilares, etc.);
  • Tinturas;
  • Cremes e hidratantes;
  • Produtos para manicures e pedicures;
  • Produtos naturais;
  • Acessórios.

Produtos próprios ou revenda online: o que é melhor?

Como comentamos aqui, o Brasil é um dos mais importantes mercados de beleza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

O provedor de pesquisa Euromonitor revela que cinco empresas concentram 47,8% do mercado brasileiro. 

São elas: Natura & Co, Boticário, grupo Unilever, grupo L’Oréal e Colgate-Palmolive Co.

Se você pensa em trabalhar com esse ramo é porque provavelmente já conhece um pouco sobre cada uma. 

Nesse sentido, ao pensarmos em uma loja virtual de cosméticos, o primeiro passo é definir se você vai trabalhar com a revenda ou com produtos próprios.

Revender produtos dessas grandes companhias costuma atrair os consumidores fiéis e pode ajudar na legitimação da sua loja.

Mas você também pode investir em marcas de segmentos artesanais ou naturais que, como também ressaltado, crescem no mercado de cosméticos.

Agora, se você está pensando em criar uma pequena indústria de cosméticos, vender seus produtos na internet é também uma ótima opção!

Com a beleza cada vez mais relacionada à saúde e bem-estar, os consumidores têm se tornado mais exigentes, inclusive sobre as formulações de produtos.

Nesse sentido, as pequenas indústrias que se atentam a essa busca tem se destacado. 

As chamadas marcas “nativas digitais”  têm conquistado o coração do público mais jovem, que busca por marcas independentes.

Em outras palavras: seja através da revenda ou de uma loja própria, o importante é traçar uma boa estratégia para ter sucesso no e-commerce.

Os benefícios de vender cosméticos na internet

Bom, já vimos que abrir uma loja virtual de cosméticos é um negócio com bastante potencial.

Além de ser um segmento promissor com dados consistentes de crescimento, é um mercado com bastante abertura para quem está começando.

Agora, quais são os principais benefícios de se vender cosméticos online?

 

Vender para clientes de todo o Brasil

Uma das vantagens das vendas online está no maior alcance de público que uma plataforma digital oferece. 

A acessibilidade do e-commerce proporciona o conforto de levar o seu produto a consumidores de todo o Brasil. Para tanto, a logística é uma questão fundamental. 

 

Redução de custos com espaço físico

Um dos maiores desafios no universo empreendedor está relacionado aos custos de abertura de um negócio.

Gastos com reformas, funcionários e aluguel, se não forem bem planejados, podem fazer com que empreender se torne algo inviável.

Com uma loja online, o empreendedor pode poupar todos esses gastos e investir em outras frentes relevantes como uma estratégia de marketing eficiente, por exemplo.

Ou seja: começar com mais segurança financeira pode ser um grande primeiro passo para sua loja virtual de cosméticos.

 

Possibilidade de utilizar uma plataforma gratuita de loja online

Ter acesso a todos os recursos capazes de otimizar a estruturação de uma loja online eficiente, hoje, é mais simples do que você imagina.

A Confere, por exemplo, conta uma plataforma de loja online exclusiva e com opções totalmente gratuitas. Na Confere SHOP, será possível:

  • Fazer a distribuição de seus produtos nos principais canais logísticos do país;
  • Configurar uma loja com usabilidade e identidade visual atrativas;
  • Contar com os principais meios de pagamento virtual;
  • Divulgar seus canais de contato nas redes sociais;
  • Contar com ferramentas de gestão financeira, fluxo de caixa e conciliação bancárias

Navegue na aba da Confere SHOP e saiba mais sobre como podemos apoiar seu crescimento! 

E se quiser saber mais sobre como começar uma loja virtual, escrevemos um guia completo para você!

Como aumentar suas chances de ter sucesso no e-commerce?

Antes de finalizar, preparamos mais 4 dicas para que sua loja virtual de cosméticos tenha ainda mais chances de decolar no e-commerce.

 

#1. Estruture uma estratégia multicanal

O marketing multicanal é uma estratégia de atração e relacionamento com o público-alvo de uma empresa por meio de diferentes canais de comunicação.

Apesar de desafiador, ao se posicionar em várias plataformas de divulgação, você terá maior potencial para atrair clientes online!

 

Conte com diferentes modalidades de entrega

A logística de entrega do seu e-commerce também precisa ser bem pensada. 

Afinal de contas, o prazo de entrega e o preço do frete podem ser obstáculos para uma venda e gerar carrinhos abandonados.

Na Confere, além das entregas tradicionais pelos  Correios, você poderá fazer entregas via:

  • Diferentes parceiros de delivery;
  • Transportadoras;
  • E até mesmo retiradas em loja.

Contamos também com integração com a Melhor Envio, que otimiza todo o processo de comparação de preços e prazos em uma única plataforma.

 

Invista em ferramentas de gestão financeira

O empreendedor pode e deve fazer uso de soluções inovadoras a favor da gestão financeira de seu negócio.

Além de otimizar processos, a tecnologia permite a redução de erros e custos no dia a dia de uma empresa.

Ela contribui para a organização e permite que os colaboradores de uma empresa dediquem mais tempo para o core business do negócio.

A Confere Cartões é a plataforma completa para quem deseja controlar as vendas, taxas e recebimento de cartões!

Além disso, contamos com uma solução robusta para gestão de fluxo de caixa que lhe dará mais segurança no controle financeiro de sua loja virtual de cosméticos.

 

Invista na experiência do cliente

Atendimento e relacionamento de proximidade com seu público-alvo formam a base do sucesso nas vendas pela internet.

Um grande desafio neste sentido é se fazer presente “a qualquer hora”, uma vez que “não existe horário comercial” no e-commerce.

E ter um suporte de atendimento ao consumidor é essencial para que os clientes confiem em sua loja. É ele quem vai te ajudar a construir um negócio com verdadeiro potencial de sucesso.

Para superar esta questão, você poderá investir em soluções simples, mas eficientes, como:

  • Mensagens programadas nas redes sociais e WhatsApp;
  • FAQs e campos de perguntas e respostas em seu site;
  • E-mails automatizados;
  • Também é possível investir em chatbots, que poderão realizar um primeiro atendimento e sanar dúvidas de seus consumidores no e-commerce.

Conclusão: afinal, vale a pena investir em uma loja virtual de cosméticos?

Apresentamos aqui as principais vantagens de se investir em uma loja virtual de cosméticos.

Já sabemos que o Brasil é o  quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e que o segmento oferece muitas possibilidades de crescimento.

Além disso, o avanço do e-commerce no Brasil é mais uma prova de que o ambiente digital é crucial para o sucesso dos negócios no mercado atual.

Unindo esse cenário favorável das vendas na internet com a solidez do mercado de beleza do país, sua loja virtual de cosméticos tem tudo para deslanchar!

Este texto foi escrito por João Barros.