Como deixar o perfil do Instagram bonito? 9 ferramentas + dicas!

Por Miriam Barros

Para lojas virtuais se destacarem entre seus concorrentes, aprender como deixar o perfil do Instagram bonito é essencial.

Afinal, estamos competindo por atenção o tempo todo e quem não possui um perfil atraente, acaba passando batido. Mas não pense que é tarde demais para começar.

Seguindo algumas dicas e com a ajuda das ferramentas certas, você irá conseguir construir um perfil esteticamente incrível e chamar atenção do público.

Se você quer fazer parte do time que ganha clientes e vendas com o Instagram, continue com a gente para aprender como:

  • Criar uma estética e otimizar seu perfil para que chame atenção do público;
  • As ferramentas para ajudar nesta tarefa.

Vamos lá!

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Seu feed, sua vitrine

Porque realmente investir em um perfil do Instagram não só profissional, mas bonito? Por um motivo simples: você tem apenas segundos para realmente chamar atenção no mundo digital.

O Instagram começou como um local para compartilhar fotos, focado em estilos de vida bonitos e esteticamente impecáveis. Apesar do foco corporativo da empresa ter mudado, o público ainda continua vendo a rede social como um local para compartilhar fotos e conteúdos bonitos.

Para lojas virtuais, é ainda mais essencial já que o perfil servirá principalmente como vitrine. Quem prestar atenção na estética e nos detalhes de sua comunicação, irá fazer toda a diferença na hora de conquistar mais clientes. Para fazer um marketing digital bem feito, estes pontos não podem ser deixadas de lado.

As 9 melhores ferramentas para deixar o Instagram bonito

Para começar, vamos falar sobre as melhores ferramentas para facilitar seu trabalho e deixar seu perfil esteticamente impecável.

 

1. Canva

O Canva é uma ferramenta indispensável para quem deseja deixar o perfil do Instagram bonito. Possui um arsenal gigante de fotos, imagens, fontes, ícones, layouts e outros diversos recursos indispensáveis.

O melhor: grande parte é gratuita.

No Canva, você pode criar seu logo do zero e ainda criar posts não só para o Instagram feed e stories, como também para Pinterest, TikTok, anúncios, etc.

Também criar capas para destaques nos Stories e adicionar vídeos nos seus posts. Tudo isso em uma ferramenta simples e intuitiva, com vários templates para criar uma identidade visual única e marcante.

 

2. Adobe Lightroom

Com o Adobe Lightroom, será mais fácil adicionar efeitos e filtros para suas fotos, deixando-as com um visual mais profissional.

O aplicativo contém vários recursos gratuitos, como a opção de deixar filtros pré-definidos e tutoriais voltados para quem não possui experiência.

Através do Lightroom, você consegue editar fotos de forma avançada, adicionando filtros, efeitos, contraste, exposição e outros recursos.

 

3. Planoly

O Planoly é uma ferramenta com versões gratuitas e pagas que ajuda na organização do seu perfil no Instagram. Apesar de parecer um aplicativo simples, é um dos mais completos da categoria.

Possui funcionalidades de agendamento de posts, edição de Stories, um banco de imagens gratuito e muito mais. 

Além disso, o aplicativo mostra algumas métricas importantes, como curtidas e comentários em geral, e faz comparações para te ajudar a melhorar seu perfil.

 

4. My Insta Palette

Um dos pontos mais importantes para criar um perfil profissional e harmonioso, é utilizar uma paleta de cores definida. Assim, seu perfil não ficará uma confusão de cores indefinidas e cada post de um jeito.

O aplicativo My Insta Palette ajuda na tarefa de gerar sua própria paleta de cores, com base nas fotos do seu perfil no Instagram.

Com base nas cores, você pode criar filtros no Lightroom e editar os templates dos posts no Canva e criar uma identidade sólida para o perfil da sua loja.

 

5. Magisto

O Magisto é uma ferramenta de edição de vídeo simples, porém com funcionalidades bem completas. Nele, é possível editar vídeos de forma rápida, adicionando imagens e trilha sonora.

O que é ótimo para quem deseja apostar em outras funcionalidades do Instagram, como IGTV e Reels, ajudando no crescimento orgânico do perfil.

A ferramenta também possui templates para serem adicionados nos vídeos, que podem ser editados para colocar dentro da sua paleta de cores.

 

6. VSCO

Um dos aplicativos mais conhecidos no tratamento de fotos, o VSCO é um ferramenta completa de edição. Oferece desde recursos básicos, como editar contraste e aplicar filtros, até recursos avançados, como modificar tons das imagens.

Para desbloquear mais recursos do VSCO, como biblioteca de predefinições, ferramentas mais avançadas de edição e montagem de fotos, é possível fazer o upgrade e pagar uma mensalidade para ter acesso a tudo.

 

7. Unfold

O Unfold possui uma gama de templates para criação de montagens de fotos e vídeos. É possível também adicionar fundos, texturas e colagens personalizadas, criando um visual diferenciado para seu perfil.

O aplicativo possui uma versão gratuita e outra paga, com mais recursos.

 

8. Snapseed

O Snapseed é outro aplicativo bastante utilizado para edição de fotos. Porém, com a diferença que pelo app, você consegue efeitos com um pincel para aperfeiçoar detalhes de cada foto.

Também permite que você salve grupos de filtros e deixe como modelos, podendo ser aplicados em fotos futuras.

 

9. Life Lapse

O Life Lapse é um aplicativo mais rico em recursos para a criação de vídeos mais longos e stop-motion para mostrar seus produtos.

Você pode tirar quantas fotos quiser, personalizar o tamanho do seu vídeo, ajustar a velocidade entre as imagens e até adicionar música isenta de direitos autorais.

O aplicativo possui uma versão gratuita mais simples e outra versão PRO com todos os recursos liberados.

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[BÔNUS] Como deixar o perfil do Instagram bonito com 3 dicas essenciais

Lembra da frase “a primeira impressão é a que fica”? A estética do seu perfil é a primeira coisa que clientes em potencial irão notar.

As cores, o layout, o tom de voz e a experiência do seu perfil podem ajudar a ganhar ou perder clientes.

Confira as dicas para otimizar seu perfil!

 

1. Crie uma identidade visual

A identidade visual é um dos itens mais importantes para quem deseja ter um perfil que se destaque. Não só dá uma “cara” para sua loja, mas ajuda a definir outros itens importantes na hora de construir seu perfil, como as cores que serão utilizadas.

Se ainda não tiver uma identidade definida, primeiro olhe para o seu público e entenda qual o perfil deles. São pessoas mais modernas? Ou que gostem de um estilo mais luxuoso? Ou algo simples e minimalista?

Feito isso, uma boa ideia para se inspirar para a criação da identidade é pelo Pinterest. Lá, você encontra diversos conteúdos com modelos para serem utilizados e paletas de cores pré-definidas.

Caso queira algo realmente único, procure um designer especialista em branding e criação de marcas para auxiliar neste processo.

Mas, com as inspirações e as ferramentas certas, você consegue criar algo muito bonito do zero!

 

2. Encontre um nome único e fácil de ser identificado

Tão importante quanto as fotos e a identidade visual, é ter um nome e uma biografia otimizada e fácil de ser identificada. Por exemplo, se você possui uma loja de artigos esportivos, coloque o nome da sua loja e a palavra-chave junto que identifique o nicho.

O Instagram também considera os campos de nome e usuário nas consultas de pesquisa, por isso é essencial que estejam otimizados.

Para completar seu perfil:

  • Coloque um nome com a palavra-chave da sua loja;
  • Nome de usuário simples e objetivo, contendo somente o nome da loja;
  • Link do site curto;
  • Bio simples, contendo a palavra-chave e explicando rapidamente sobre sua loja. Aproveite para colocar informações sobre frete grátis e algumas das opções de pagamento;
  • Coloque a categoria certa, todas as opções de contato e um botão de ação.

 

3. Faça um planejamento prévio dos conteúdos

Se você quiser que seu Instagram pareça profissional e esteja bonito, é preciso se planejar com antecedência para cuidar das peças e editá-las. 

Afinal, o recomendado é postar 2 a 3 vezes por dia para gerar engajamento e alcance. Por isso, o planejamento não só mostra o que postar, mas já adianta o trabalho de montagem das peças e agendamento.

Uma boa estratégia é definir uma série de conteúdos âncoras e qual identidade visual cada um terá. Essa seleção de diferentes tipos de conteúdo resulta em um feed equilibrado que descreve claramente o que sua loja vende.

Crie sua loja no Instagram!

O Instagram é a rede mais rentável para as lojas virtuais e por isso, sempre está lançando novas ferramentas voltadas para empreendedores. O mais recente é o Instagram Shopping.

Para quem ainda não conhece, é a famosa sacolinha do Instagram, o ícone que aparece ao lado esquerdo das publicações e na aba de Explorar, permitindo que as lojas criem destaques por categorias, coloquem preço e a página de checkout de cada produto.

Se você já tem a sua loja virtual, não pode desperdiçar a grande “mina de ouro” que é o Instagram Shopping. Algumas das vantagens da funcionalidade são:

  • Fácil de encontrar novas lojas e produtos através da ferramenta de busca exclusiva;
  • Publicidade autêntica, já que pode colocar diversas informações que ajudam a impulsionar a visibilidade do produto de forma orgânica;
  • A jornada de compra do consumidor é simples e rápida.

E tem muito mais! Descubra agora como ativar a sacolinha do Instagram e aproveitar o poder da ferramenta para gerar muito mais vendas para sua loja.

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.