Como divulgar sua loja no Instagram? Guia completo!

Por Miriam Barros

Com o crescimento das redes sociais, se faz ainda mais necessário apostar nelas para divulgar sua loja virtual. Neste artigo, vamos explicar como divulgar sua loja no Instagram, uma das maiores redes sociais no Brasil.

Para ajudar empreendedores e também gerar mais renda dentro da rede social, o Instagram lançou diversas ferramentas para ajudar a vender produtos, como o Instagram Shopping.

Para ir além, vamos explicar os principais recursos da plataforma e dicas para utilizá-los para o perfil da sua loja. Confira nosso guia completo!

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A importância do Instagram para lojas virtuais

Dados mostram que o Brasil está na 3ª posição do ranking mundial de usuários no Instagram, atrás somente dos Estados Unidos, com 121 milhões de perfis e da Índia, com 71 milhões

Não à toa é considerado uma vitrine de luxo para qualquer loja virtual, principalmente, aquelas que estão começando e precisam se fixar nesse mundo digital.

Saber como se aproveitar de toda essa visibilidade pode transformar sua loja em uma das maiores do seu segmento e em queridinha dos clientes, de tal sorte, que tudo começa com o entendimento acerca de como divulgar sua loja no Instagram.

Conheça os recursos da rede social

O Instagram é recheado de funcionalidades diferentes, algumas pensadas exclusivamente para perfis profissionais. Assim, você pode aproveitá-las para tornar sua loja mais interessante para o público e trazer novos seguidores (que são grandes potenciais clientes!).

É um ótimo laboratório para que a empresa teste suas formas de divulgação e pergunte, diretamente ao cliente, o que ele espera de um atendimento, ajudando que você se adapte a seu público e sinta como está sendo seu resultado.

Para começar então, conheça a fundo os recursos do Instagram!

 

Stories

Com duração de 24 horas e vários recursos que vão além de fotos e vídeos, ele é ótimo para testar novas abordagens. 

Com vários filtros e atividades, dentre elas, a caixa de perguntas, auxiliam a aproximar a loja do cliente e mostrar curiosidades sobre seus produtos e serviços, criando uma familiaridade.

Outra coisa interessante deste recurso é que chama a atenção do público, assim sendo, invista em um visual, com cores e temas, que faça as pessoas pararem para ver sua postagem e que as estimule a ir atrás de mais detalhes, seja no seu feed, no seu direct ou propriamente na sua loja virtual.

 

Reels

Relativamente novo na plataforma, este recurso convida o usuário a criar vídeos divertidos e curtos para compartilhar com os seus amigos ou qualquer pessoa no Instagram. 

É ótimo para inovar, com um conteúdo divertido e que chegue mais fácil a qualquer um.

Com ele, você entra na onda das modas do Instagram e pode aumentar – e muito – suas chances de sucesso. 

Fique atento àquilo que o público mais compartilha e gosta, se inserindo naquilo que movimenta a rede social e gira de forma rápida, pois, assim, você estará antenado, ao mesmo tempo que capta clientes.

 

IGTV

Ao contrário do Reels, o IGTV é focado em vídeos mais longos e explicativos, de modo que é ótimo para que você divulgue as aplicações dos seus produtos, depoimentos de quem já utilizou, o passo-a-passo do processo até chegar no cliente, campanhas que a loja apoia, etc.

Enfim, todo um universo de conteúdo personalizado que faz o usuário conhecer o making-off da sua empresa e se informar sobre seu negócio.

 

Feed

O feed, recurso que sempre esteve presente no Instagram, é onde ficará registrado suas postagens.

Deste modo, é um ótimo recurso para apresentar os produtos, fazer promoções, colocar a sacolinha do Instagram, etc. Lá, estará todos os seus conteúdos postados, assim como comentários dos seguidores, que são uma fonte importante de engajamento.

Mesmo o Instagram dando mais destaque para outros formatos mais recentes, de forma alguma sua loja pode ignorar o feed. Por isso, é essencial fazê-lo de uma forma esteticamente agradável, já que é a vitrine da sua loja na rede.

 

Instagram Shopping

Instagram Shopping é o recurso mais específico para as contas comerciais, pois permite que elas criem suas lojas dentro da rede social, inserindo produtos, marcações e direcionando clientes à compra do item. 

É um ótimo investimento e que ajuda a deixar em alta o perfil, atribuindo um caráter mais profissional a sua conta.

Ele também estimula a competitividade, assim, esteja atento também a seus concorrentes, de forma a estar um passo à frente e sempre com as melhores promoções, condições de pagamentos, produtos diferenciados e focado nas necessidades dos clientes.

Gravamos um vídeo para te ensinar a integrar o catálogo da sua loja online com o Instagram Shopping. O processo é simples, então vem fazer junto com a gente:

Como divulgar sua loja no Instagram?

Além dos recursos que mostramos anteriormente, também separamos algumas dicas para tornar seu conteúdo ainda mais interessante e para que você capture a atenção de seus clientes, estimulando-os a comprar na sua loja virtual e para que acompanhem as novidades.

Tudo começa com ser original e atento às febres, que no Instagram, tomam enormes proporções. 

Seja profissional, mas também mergulhe no mundo dos filtros e efeitos, utilizando o humor como meio de enlaçar o público no seu perfil e em todas as suas contas digitais.

Seguindo essa dica e as que estão abaixo, já é um grande passo para tornar sua loja um sucesso no Instagram.

 

Inclua hashtags nos posts

As hashtags ajudam a levantar os seus posts.

Com elas, também se torna mais fácil a localização de determinado assunto. Além, é claro, de você poder criar hashtags exclusivas da sua loja. Portanto, estude um pouco sobre elas, uma vez que, funcionam como palavras-chave.

Use coisas simples e que atraiam os clientes que estão procurando determinado produto, dessa maneira, eles acharão sua loja mais fácil e isso aumenta o dinamismo de sua página.

Mas, cuidado para não encher a legenda com elas, pois, podem deixar os posts entediantes.

 

Capriche no visual

Se apresentar mais profissionalmente auxilia a alavancar o seu perfil. 

Por isso, capriche nos efeitos, mas não perca de vista que se trata de uma conta comercial, devendo sempre ter o tom responsável e sério, principalmente, quanto às promoções e produtos que estão à disposição dos clientes.

Criar uma personalidade para sua loja é válido, pois, te aproxima do cliente e faz com que eles fiquem esperando as respostas, as próximas postagens e novidades. 

Grandes empresas têm investido nisso, inclusive em avatares que representam a loja, como, por exemplo, já fez o Magazine Luiza e as Casas Bahia.

 

Faça promoções exclusivas

Promoções exclusivas para quem acompanha o perfil da loja no Instagram são sempre uma boa ideia. 

Além de ampliar a divulgação, privilegiam aqueles que são fiéis nas postagens e que sempre acompanham as novidades. Brindes também podem ser usados para atrair o público.

Outra coisa interessante são os sorteios. Pense em algo direcionado a quem compra via instagram e estabeleça as regras. 

Eles são atrativos ao público e também a você que fará sua marca circular na rede social, aumentando os seguidores e o alcance de suas postagens.

 

Use e abuse dos Stories

Os stories podem ser usados para fazer uma vitrine temporária das suas novidades. Use-os quando tiver novos produtos, para afixar seus anúncios, para dar dicas para os clientes e para compartilhar campanhas e princípios que a loja compactua.

De acordo com dados de especialistas em redes sociais, o ideal é sempre postar entre 10 a 30 stories por dia, de preferência estimulando a interação (enquetes, perguntas, etc.).

 

Aposte legendas que geram interações

Interagir com os clientes é primordial para quem tem um negócio virtual. Dessa forma, use suas legendas para criar interações, questionando o que os clientes acharam, quais novidades esperam, se eles têm o problema que seu produto/serviço busca resolver, ou seja, sempre trazendo o cliente para a ação.

Clientes que se sentem importantes, ficam mais compelidos a comprar na sua loja virtual, vez que se sentem valorizados. 

Assim, tente responder às interações deles, um a um, sempre se preocupando em ser o mais agradável possível e de modo a atender a necessidade deles ou ainda em dar dicas de como eles podem fazê-lo.

 

Aproveite o Reels

Use o Reels para sua autenticidade. 

Por apresentar vídeos curtos, com ele, você pode criar conteúdo rápido e compartilhável, deste modo, utilize-o para fisgar a atenção do público e que o estimulem a acessar o seu site, bem como, comprar seus produtos.

 

Faça lives

Lives ajudam os clientes a entenderem tópicos importantes. Também são uma ótima oportunidade de chamar ao diálogo, temas importantes e que dizem respeito a seus produtos, prestando um serviço à comunidade. 

Se atente aos tópicos que mais suscitam dúvidas e trabalhe neles.

Chamar influencers é outra boa ideia, vez que, a opinião deles conta muito para os mais jovens e eles são capazes de movimentar a internet para o evento, fazendo com que mais pessoas acessem sua loja e conheçam seus produtos e serviços.

 

Crie sua loja no Instagram Shopping 

Invista nessa plataforma do Instagram para se tornar maior na plataforma. Com ela, você tem um ambiente próprio para sua conta comercial e repleta de recursos que ajudam a mostrar seus produtos, fazendo uma verdadeira vitrine para todos os públicos.

Se este recurso ainda é uma grande novidade para você, leia nosso artigo sobre como criar sua loja no Instagram Shopping e ativar a sacolinha no seu perfil!

No decorrer deste texto mostramos como divulgar loja virtual no Instagram, apresentando as principais estratégias de marketing e recursos que você pode aplicar. 

Fizemos sugestões acerca do que pode ser feito para atrair mais clientes, utilizando de dicas fáceis. Desta maneira, demonstramos haver diversas funcionalidades que podem te auxiliar a maximizar suas vendas nesse ambiente virtual.

Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar o blog da Confere para receber mais dicas para divulgar sua loja na internet!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.