Como fazer uma promoção? Dicas para aumentar suas vendas!

Por Miriam Barros

Como fazer uma promoção? Você realmente sabe como fazer isso? 

Sabemos que, hoje, o ambiente de negócios está mais competitivo e o cliente tem mais informações, por isso, é preciso saber chamar a atenção dele para suas ofertas.

Essas ações são essenciais para movimentar sua loja, impulsionar as vendas e fazer girar o estoque que possa estar acumulado.

Embora para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores e saber como realizar as ações de promoção da forma mais eficiente.

Então, confira nossas dicas para aumentar suas vendas por meio das promoções!

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Por que fazer promoções?

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o segmento de bens duráveis é um dos que têm sido mais afetados pelos estoques em excesso, como veículos, eletrodomésticos etc.

Frente a esse contexto, é interessante e estratégico que as empresas e lojistas realizem promoções. 

Através de diferentes ações promocionais, sua loja pode aumentar o giro de estoques, oferecer vantagens ao cliente e ainda conquistar mais clientes e elevar o faturamento.

Para isso, é preciso planejar as promoções de sua loja, escolhendo, inclusive, os tipos de promoções realizar.

Como fazer uma promoção? Confira nossas dicas!

Você que é lojista deve levar em consideração que as promoções são estratégias e demandam investimentos, por isso, é preciso entender o que fazer ou oferecer sem comprometer seu orçamento.

Resumidamente, sua loja vai buscar por meio das promoções, conferir mais vantagens para o público-alvo, mas sem comprometer o fluxo de caixa.

Confira nossas dicas para fazer uma promoção!

 

Faça um planejamento inicial

Desde já, deixe um tempo para planejamento de suas promoções. 

Não ter estratégias bem pensadas, pode colocar a lucratividade do seu negócio em risco e gerar reflexos negativos; e isso o lojista não quer!

Defina os produtos que estarão na promoção, como aqueles que estão no estoque há mais tempo, ou que têm excesso no estoque.

Evite colocar os itens novos ou recém-lançados na promoção, pois se fizer isso, depois o cliente não vai querer pagar mais caro pelos mesmos produtos.

Veja ainda qual o percentual de descontos você vai oferecer. Sempre leve em consideração os custos dos produtos, da logística e impostos que estão envolvidos nos produtos. 

Assim, você planeja os descontos, mas sem afetar a vida financeira da sua loja.

 

Aproveite datas sazonais para promoções

Datas sazonais são muito boas para fazer as promoções. Aproveite a data do Dia dos Pais, Páscoa, Natal e outras para realizar promoções nessas épocas.

Use ainda o início de mês e época que o pessoal está com o décimo terceiro salário no bolso. Isso ajuda a impulsionar as vendas, pois é quando as pessoas têm dinheiro no bolso.

Então, planeje promoções nessas datas e que seja chamativa. Essa é então uma importante dica para aumentar as vendas.

Por exemplo, a Black Friday já virou uma tradição no Brasil e as pessoas já ficam aguardando pelas ofertas, então, aproveite também essa data sazonal.

 

Defina um tempo para a duração

Se sua promoção não tiver tempo para acabar, ela pode perder o senso de urgência, um gatilho essencial que impulsiona as decisões de compra.

Assim, defina seus descontos e outras ações por algumas horas, dias, semanas ou enquanto durar o estoque.

O mais importante é estipular um prazo e cumprir o mesmo. Embora, se as promoções estiverem surtindo um bom resultado, você pode prolongar o período e avisar as pessoas de forma antecipada.

Não fazendo isso, avisar, pode ser que alguns clientes se sintam prejudicados.

 

Crie diferentes tipos de descontos

Uma boa promoção deve ter bons descontos que atraia as pessoas, mas sem afetar a vida financeira de sua loja.

Ao pensar nos tipos de descontos, não precisa ser o tradicional 50%, mas você pode divulgar outros tipos de descontos.

Por exemplo, em vez de colocar 50% de desconto nos produtos tais, você pode colocar assim: compre um e leve outro de graça.

Outras ações que podem cativar as pessoas para comprar, são:

  • A montagem de kits de produtos: o cliente ao comprar certo conjunto de itens, ganha certo desconto na compra.
  • Faça descontos progressivos: quanto mais o cliente fizer aquisições, mais descontos ele leva. Mas determine um limite, de modo que sua loja não fique prejudicada.
  • Oferte brindes: sua loja pode oferecer alguns mimos para os clientes para determinado valor de compras. Isso pode até elevar o ticket médio de seu empreendimento.

 

Faça anúncios com descontos

Se você vai criar promoções, seu público-alvo precisa ficar conhecendo essas oportunidades. Sendo assim, um passo interessante para que os clientes saibam das promoções é fazendo anúncios com descontos.

No seu anúncio, capriche em alguns elementos, tais como títulos atraentes, descrições completas dos produtos com suas vantagens, imagem bonita e chamativa.

Então, use de sua criatividade para atrair e encantar as pessoas, mostrando como sua promoção é atrativa.

Seus anúncios podem ser feitos por ferramentas como Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.

 

Crie ofertas para seus clientes atuais

Pense nos tipos de clientes de sua loja e crie ofertas para eles. 

Escolha os tipos de produtos que seus clientes gostariam de adquirir e não façam porque acha caro ou não ver vantagens.

Um exemplo são os combos de produtos, você pode criá-los e ofertar aos seus clientes. Geralmente, eles veem mais vantagens em ofertas assim.

 

Dê vale presentes com desconto

Presentar as pessoas nem sempre é fácil, por isso você pode oferecer vale presentes com desconto. 

Funciona assim, o cliente paga certo valor e, em seguida, a pessoa que foi presenteada vai escolher o produto que desejar na sua loja.

Por exemplo, o cliente não sabe o que dar para seu pai no Dia dos Pais, mas ele pode acessar o site da loja virtual e comprar um vale presente de tal valor e dar para seu pai.

Assim, este escolhe o que adquirir com o vale presente.

 

Ofereça brindes

Quem não gosta de ganhar algo? Todos, né? Use os brindes para atrair mais pessoas para sua loja. Ofereça um brinde sempre que alguém comprar algo acima de certo valor ou comprar certos produtos.

Por exemplo, uma loja de lingerie pode oferecer de brinde uma sacola de praia sempre que um cliente comprar um biquíni. Isso ajuda a impulsionar as vendas.

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Tipos de promoções para sua loja fazer!

Em um cenário mais competitivo, você deve pensar em alguns tipos de promoções para sua loja fazer e se destacar no seu ramo de atuação.

Uma dúvida dos lojistas é sobre os tipos de promoções. E isso muda conforme o tipo de empreendimento.

Vamos conferir alguns tipos de promoções?

 

1. Frete grátis acima de X reais

Esse tipo de promoção de frete grátis acima de X reais é uma forma de incentivar o cliente a adquirir mais itens. 

Sua loja pode oferecer frete grátis acima de R$ 150,00 em compras, por exemplo.

 

2. Desconto progressivo

O desconto progressivo ajuda a aumentar as vendas. Para elevar a quantidade de compra de cada cliente, você pode usar o desconto progressivo.

Assim, para cada quantidade X de produtos, o desconto se eleva: 3 itens: descontos de 8%; 5 itens: 10% de desconto; 10 itens: 15% de desconto.

 

3. Desconto na primeira compra

Para clientes que estão comprando pela primeira vez, você pode oferecer descontos também para incentivar eles a voltarem.

 

4. Desconto de carrinho abandonado

Há clientes que começam a navegar por um site, por alguma dificuldade ou outro motivo, abandonam o carrinho.

Desse modo, sua loja precisa identificar isso e fazer uma abordagem ao cliente para reverter a situação e fazer vendas.

Isso pode ser feito por e-mail marketing ou por WhatsApp, por exemplo. Ao abordar o cliente, ofereça a ele um desconto de 5% ou 10% por cento, por exemplo.

Dentre os tipos de promoções para sua loja fazer, este é essencial.

 

5. Desconto de aniversário do cliente

O aniversário do cliente é uma data muito especial para ele. Você pode aproveitar isso para oferecer um desconto e incentivar ele a realizar compras na sua loja.

Sabendo disso, como você deve ter um sistema de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), você sabe da data de aniversário de seus clientes.

Então, use essas datas para entrar em contato com o cliente e oferecer a ele um desconto especial. Faça isso por meio de ferramentas, como o email marketing ou WhatsApp, por exemplo.

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Não esqueça as métricas!

Você precisa medir seus resultados com as promoções da sua loja. Realmente, quem não mede não gerencia.

Sabendo disso, o gestor das promoções precisa investir tempo para acompanhar o desempenho de suas estratégias promocionais.

Então, algumas métricas irão te mostrar o comportamento de suas ações.

É possível fazer isso de duas formas:

  • Análise em tempo real: buscando entender como cada item está se comportando quanto ao seu giro. Implemente ações de correção, se necessário.
  • Com relatórios: os relatórios podem ser retirados ao final de cada promoção. Esse relatório traz um complemento para você que pode te auxiliar para as próximas promoções.

Claro que cada loja tem uma realidade diferente, mas o importante é monitorar os resultados e implementar ações mais estratégicas e corretivas, de modo que sua loja tenha ótimos resultados com as promoções.

Dica bônus: ideias de frases para suas promoções

Vamos ver algumas ideias para inspirar você na hora de criar suas promoções?

Sabemos que, às vezes, falta criatividade, e, por isso, queremos ajudar você. Veja:

  • Compre um e leve outro;
  • Desconto progressivo: a cada compra de 2 itens, ganhe 6% de desconto;
  • Queima de estoque: últimos itens no estoque;
  • Queima de estoque: faltam apenas 10 horas para a promoção acabar;
  • Promoção imbatível: descontos de até 70%;
  • Combos de produtos: compre o combo e ganhe X% de descontos.
  • Últimas horas: não perca sua grande chance de levar sua TV!

Ou seja, existem muitas outras ideias para serem usadas nas suas mensagens, essas são apenas algumas sugestões.

Utilize o e-mail marketing na sua estratégia

Neste artigo, você conferiu como fazer uma promoção. E ainda, viu dicas para aumentar suas vendas!

Entenda que o consumidor sempre deseja economizar, e as promoções são excelentes formas de conceder essa vantagem e ainda impulsionar as vendas de sua loja.

Aproveite para saber como o e-mail marketing pode impulsionar seu e-commerce!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.