Como fazer sorteio no Instagram: estratégias para sua loja online

Por Miriam Barros

Sorteio no Instagram. Você já pensou em aplicar essa estratégia para conquistar engajamento e seguidores para a página oficial de sua loja online? 

De fato, os sorteios nas redes sociais tem sido um caminho interessante no marketing digital e, se bem estruturado, pode fazer com que suas páginas atraiam um grande volume de seguidores a partir da oferta de um produto ou serviço.

Devido aos números expressivos, muitas marcas já estão investindo nesta ação no país. Isso vale, inclusive, para o reforço do posicionamento de empresas no e-commerce.    

Dito isso, apesar dos sorteios serem ferramentas eficientes para que uma empresa atinja a missão de multiplicar seguidores, os sorteios precisam ser implementados com inteligência. 

Pensando no Instagram, por exemplo, antes de pedir para seguirem sua página ou “marcar três amigos”, “divulgar nos stories”, etc. é preciso que você reflita sobre algumas questões: 

  • Qual o propósito desta ação? 
  • Como manter os novos seguidores? 
  • O investimento foi bem planejado para a geração de negócios?

Para ajudá-lo a responder estas e outras dúvidas, listamos etapas para você aplicar as melhores estratégias e garantir o sucesso do seu sorteio online.

Veja como fazer sorteio no Instagram e em outras redes, e confira as melhores ferramentas de apoio para que a estratégia lhe traga resultados relevantes! 

Acompanhe a leitura!

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Como funciona um sorteio no Instagram?

Para começar, é importante definirmos do que se tratam, exatamente, os sorteios no Instagram e na internet de modo geral.

De modo bem objetivo, o sorteio online é uma ação promocional, por um período de tempo limitado, no qual as empresas podem:

  • Reforçar o posicionamento de um novo produto;
  • Oferecer brindes para conquistar novos seguidores e curtidas;
  • Fazer uma ação de fidelização para sua base atual de seguidores. 

Qual o melhor momento para fazer um sorteio para minha loja online? 

Antes de abordarmos o momento certo para a realização de sorteios para sua loja online, vale a pena analisarmos o cenário atual do e-commerce brasileiro. 

Neste sentido, os últimos meses foram responsáveis por um boom do comércio virtual em todo o Brasil. 

Segundo dados da Ebit/Nielsen, o comércio online faturou cresceu 43% em 2020. 

E o ritmo segue positivo: no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce faturou R$ 35,2 bilhões (72% a mais que o mesmo período de 2020).

E as redes sociais são importantes vetores deste crescimento. Segundo estudo do CETIC.BR, 57% das empresas pesquisadas utilizam as redes para realizar vendas online

O Instagram se destaca nessa porcentagem, ao liderar o comércio nas redes sociais. 

Dentro deste contexto, as estratégias de marketing no Instagram, naturalmente, ganham relevância no mercado e valem também para quem possui uma loja online. 

E os sorteios virtuais entram no hall dessas estratégias. Mas qual o momento ideal para fazer um sorteio no Instagram? 

Primeiramente, é fundamental que os sorteios façam parte de seu planejamento estratégico para vender pela internet

Em outras palavras: é preciso lembrar que o sorteio sozinho, sem uma estratégia e plano de marketing digital como base, pode acabar atrapalhando seus negócios.

É importante pensar também no que os novos seguidores verão no seu perfil. 

Se você quer um crescimento expressivo, precisa “arrumar a casa” para receber esta nova rede de potenciais consumidores, do contrário, elas irão embora na mesma velocidade em que chegaram. 

Com este planejamento e organização iniciais realizadas, você já pode efetivar um sorteio online para a página de sua loja online no Instagram.

Veja 3 dicas para efetivar seu sorteio de modo eficiente.  

 

#1. Invista na identidade visual e de conteúdo da sua página

Os visitantes e novos seguidores de sua página precisam saber qual o propósito e o conceito de posicionamento que seu e-commerce oferece para o mercado.

Isso só é possível com uma identidade visual e linguagem clara, descrições objetivas de sua empresa e boas fotos, incluindo a de seu perfil. 

Invista em postagens que descrevam seus produtos, em relatos de bastidores e depoimentos capazes de gerar engajamento e trazer credibilidade para sua loja online. 

O fundamental é trabalhar com elementos que posso te diferenciar da concorrência, engajando potenciais consumidores desde o início de suas jornadas como clientes.

 

#2. Defina o período e as regras do sorteio

Quando for lançar um sorteio online, divulgue com clareza as regras da promoção logo no início. 

Assim, você evitará contratempos e eventuais desconfianças de seus atuais seguidores. No corpo de regras, opte pelo simples para facilitar o engajamento com o sorteio.

O período do sorteio também deve ser avaliado com atenção para o sucesso de seu sorteio no Instagram.

Ele não pode ser muito longo e nem muito curto, tendo como foco atingir o potencial máximo de atenção do maior número possível de visitantes. 

Neste sentido, o prazo é decidido de acordo com a estratégia e o tipo de negócio. 

A maioria das agências de consultoria indicam duas semanas como tempo médio, mas este tempo é relativo. 

O importante é manter a audiência engajada e ativa no período da promoção.

 

#3. Fique atento a conversão

O investimento em estratégias online tem como objetivo expandir a marca e converter as pessoas alcançadas em clientes. 

Com isso, o sorteio no Instagram não pode ser aplicado aleatoriamente, mas sim, como uma ferramenta estratégica focada em conversão para sua loja online. 

Para tanto, faça testes, analise os dados de suas primeiras campanhas e aprimore seus sorteios online para que o Instagram impulsione suas vendas.

Caso esteja pensando em parcerias para impulsionar o sorteio, leve em consideração se o influenciador ou empresa parceira fazem sentido para os seus negócios. 

E lembre-se: crie conteúdo capaz de engajar, fidelizar e, finalmente, converter os novos seguidores de sua página no Instagram. 

Perfis com muitos seguidores e poucas curtidas passam uma imagem ruim e criam um ciclo de baixo engajamento.

Vale reforçar que o algoritmo do Instagram se baseia nas porcentagens de interações que as postagens mais recentes tiveram. 

Ou seja: conforme o número se reduz, menor será o alcance de suas publicações.

A taxa de engajamento no Instagram pode ser calculada pela quantidade de reações somadas a compartilhamentos, comentários e cliques divididos pelo alcance. 

E a discrepância do resultado pode impactar em futuras parcerias, além de gerar desconfiança no público em relação a qualidade e confiança do produto/serviço oferecido.

Cuidado para não cair na métrica de vaidade! Para a saúde financeira do seu negócio online, as curtidas precisam se converter em clientes. 

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Ferramentas para realizar o sorteio no Instagram

Existem diversas plataformas que podem melhorar a experiência de seu sorteio no Instagram e em outras redes sociais. 

Para manter a transparência e engajar o público, uma dica é que o sorteio seja conduzido em uma live, para provar que tudo foi feito de acordo com as regras definidas na divulgação da promoção.

Veja algumas ferramentas que podem ser úteis para o seu sorteio:

 

Sorteiogram

Uma das ferramentas mais populares e simples para sorteios, é preciso somente colocar o link da publicação da promoção, adicionar seu perfil e um e-mail para que seja apontado o vencedor da campanha.

 

Wishpond

Apesar de ser paga, a plataforma oferece recursos adicionais para sorteios com fotos, textos, vídeos e até a criação de Landing Pages para a divulgação das campanhas.

Uma dica, é considerar a solução quando seu posicionamento de marketing digital estiver mais consolidado. 

 

Sorteador

Quer fazer sorteios em outras redes sociais ou mesmo direcionados para o seu de loja virtual? O sorteador é uma ótima alternativa.

Basta inserir um intervalo com o número de participantes do sorteio e então clicar em “sortear agora”.

O processo é mais simples, porém mais rústico e manual, não sendo recomendado para contas que já contam com muitos seguidores e engajamento. 

Não faça sorteios sem registros

Um ponto importante: o Governo Federal regula os sorteios online por meio da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (SEFEL). 

Para solicitar o registro, entre no site, solicite a autorização, e pague a taxa cobrada de acordo com o prêmio. Após realizar a promoção, é necessário prestar contas.

Caso a ação não esteja em conformidade com a lei, punições como multas e encerramento do perfil no Instagram podem ser aplicadas. 

Além disso, a própria plataforma possui suas diretrizes para realização de sorteios.

Vantagens e desvantagens dos sorteios nas redes sociais

Agora que você já sabe o essencial para a realização de sorteios online, veja um resumo dos benefícios e possíveis desvantagens desta técnica. 

 

Vantagens

  • Potencial de aumento expressivo de seguidores;
  • Engajamento da base de seguidores ativa;
  • Possibilidade de conversão de novos clientes;
  • Fortalecimento do posicionamento de marketing digital de sua loja online;
  • Divulgação em escala de novos produtos.

  

Desvantagens

Como reforçamos no início, os sorteios virtuais são uma ótima alternativa para o marketing de seu e-commerce, mas eles devem ser implementados de modo estratégico. 

Do contrário, você poderá ter o efeito reverso, com impactos negativos que podem incluir:

  • Baixa taxa de engajamento (relação entre curtidas, comentários e número de seguidores);
  • Perda rápida de seguidores e baixa fidelização;
  • Perda de alcance de suas postagens;
  • Investimentos com baixo retorno financeiro;
  • Perda de credibilidade e de força de marca no ambiente digital.

Conclusão: coletando resultados para o crescimento de sua loja online

Neste sentido, para colher frutos positivos com sua promoção no Instagram, desenhe ações alinhadas com seu plano de marketing, objetivos, público-alvo, e capacidade de investimento.

Verifique o custo-benefício, as etapas de um sorteio e os resultados da ação para, continuamente, implementar melhorias nos sorteios e aumentar suas vendas online

Com esta análise, você fará escolhas baseadas em evidências. Assim, cada sorteio tende a trazer resultados mais efetivos para a sua loja online.

Faça testes, mas não exagere no número de campanhas: pedir que o usuário faça muitas ações ou repetir promoções em curtos espaços de tempo irão gerar uma imagem negativa para a sua página. 

Tendo estes parâmetros, cada sorteio no Instagram será uma etapa para o crescimento financeiro e posicionamento de marketing de sua loja online!

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Este texto foi escrito por João Barros.