Como fidelizar o cliente da sua loja virtual? Veja estratégias para conseguir!

Por Miriam Barros

Como fidelizar o cliente na loja virtual? Afinal, ter clientes fiéis é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo?

Além disso, os clientes fiéis irão propagar sua satisfação para seus amigos e familiares, fazendo um marketing orgânico muito importante para seu negócio.

Entre as principais estratégias de fidelização, é preciso antes de tudo, conhecer a fundo seu potencial e atual cliente. Mas como fazer isso?

Conheça agora as estratégias para conseguir fidelizar o cliente da sua loja virtual. Confira!

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O que é a fidelização de clientes?

Trata-se de criar uma relação de confiança e satisfação entre cliente e a loja ou o estabelecimento, o que tem muitas vantagens, como serão abordadas aqui.

Quando a gente compra de uma loja com atendimento humanizado e ágil, tem um cupom de desconto, a entrega é eficiente e o produto atende nossas expectativas, iremos querer comprar mais vezes nessa loja, certo?

Isso é um exemplo de como funciona a fidelização de clientes.

Atualmente, o ambiente de negócios está mais concorrido e o comportamento de compra do consumidor vem mudando muito.

Então, ter práticas que deixam o cliente satisfeito ou encantado com seu negócio vira laços que geram grandes benefícios para sua marca.

Porque a fidelização de clientes é tão importante?

O que você faz quando um cliente compra um produto em sua loja? Você mantém algum programa ou estratégia para fidelizar ele, como um desconto exclusivo, ou simplesmente o deixa ir embora?

Se você apenas o deixa ir embora, está perdendo grandes oportunidades de gerar mais vendas.

Ter estratégias de fidelização de clientes garantem mais vendas, além disso, não é necessário passar pela objeção em vendas mais uma vez, como de costume.

Então, com ações simples, sua loja pode garantir mais negócios e ter clientes mais fiéis e até dispostos a pagar mais pelos seus produtos.

Vamos ver por que a fidelização de clientes é tão importante?

 

O cliente poderá recomendar sua loja para amigos e conhecidos

Uma das maiores vantagens da fidelização, é que o cliente fiel vai indicar sua loja para outros.

Estudos da Nielsen Company mostram que 83% dos pesquisados dizem ter mais confiança na recomendação de amigos e familiares.

Se um cliente compra de sua loja com frequência, é porque confia na sua marca. Assim, as chances dele indicar sua loja para amigos e conhecidos são grandes.

Com isso, seu empreendimento vai conquistar mais clientes e fazer mais vendas.

Por isso, planeje e tenha sempre um atendimento de excelência ao cliente, pois isso favorece muito.

 

O cliente aceita pagar um preço premium

Quando sua loja mantém uma base de clientes fiéis, eles aceitam pagar um preço premium pelos produtos, o que favorece o lucro da loja.

Um preço premium é um produto de preço mais elevado em relação aos produtos concorrentes.

Então, quando sua loja tem clientes fiéis, e como eles estão satisfeitos com a abordagem e experiência oferecida, eles aceitam pagar um preço maior pelos produtos, pelo fato de gostar de fazer negócios com sua loja.

 

Produção de provas sociais para aumentar a confiança sobre sua loja

Provas sociais são depoimentos favoráveis de clientes de sua loja. O que é sinal que estão satisfeitos e, por isso, eles propagam isso.

E, ter provas sociais é uma grande oportunidade de divulgar sua loja e atrair mais clientes.

Hoje, como a concorrência aumentou muito, ter depoimentos reais e positivos de sua marca é muito melhor do que ter textos e vídeos tentando convencer um potencial cliente.

Então, sempre que puder, peça aos seus clientes alguns depoimentos e poste isso no seu site, redes sociais e outros canais.

 

Mantém os clientes engajados

Estratégias de fidelização de clientes bem elaboradas ajudam a manter o cliente engajado com sua marca.

Esse engajamento (interesse nas ações da empresa, de modo geral) faz ele se interessar por novos lançamentos, alguma promoção e ele ainda vai propagar suas estratégias ou conteúdos para outras pessoas, trazendo mais clientes para sua loja.

Então, ter clientes engajados com sua marca traz muitos benefícios para sua loja, como as economias com publicidade e anúncios.

Pois os próprios clientes, de forma natural, tratam de engajar outras pessoas, direcionando-as para conhecer sua loja e suas ofertas.

 

Manter clientes custa menos do que conquistar novos

Conquistar um novo cliente custa até 5 vezes mais do que manter um atual, segundo Philip Kotler, grande guru do marketing.

Sendo assim, é melhor investir e capacitar sua equipe e estruturar sua empresa para manter os clientes ativos no seu estabelecimento.

Pois conquistar novos clientes envolve maiores investimentos e estratégias mais dispendiosas.

Nessa linha, segundo a Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar um aumento de até 95% no faturamento de uma empresa.

Então, manter clientes custa menos do que conquistar novos, além disso, vale muito para otimizar os resultados da loja em termos de faturamento e outros indicadores, como otimização da marca, por exemplo.

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Como fidelizar o cliente da sua loja? Confira as estratégias abaixo!

Vamos ver como fidelizar o cliente da sua loja?

Existem várias estratégias, mas elas quando combinadas, irão possibilitar reflexos melhores nos resultados da sua loja.

 

1. Garanta um atendimento de qualidade

Não tem como fidelizar um cliente sem ter um atendimento de qualidade. Por isso, oriente toda sua equipe para caprichar no atendimento ao cliente.

Sempre que o cliente entrar em contato com sua loja é uma oportunidade de cativar ele. 

Geralmente, ele tem um problema a resolver, por isso, é importante entender o problema ou a dificuldade enfrentada e oferecer a solução possível.

Por isso, capacitar sua equipe de atendimento é fundamental. Uma equipe preparada sabe ouvir o cliente e oferecer a ele os serviços e produtos conforme suas expectativas e necessidades.

Então, um atendimento de qualidade passa também pelo treinamento apropriado de sua equipe de vendas e suporte ao cliente.

 

2. Conheça seu público a fundo

Para ter sucesso nos negócios é preciso entender quem é o público para saber o que ele espera de seus produtos ou serviços.

Para isso, é preciso construir uma persona, que é a representação fictícia de seu cliente ideal. 

A partir disso, você consegue identificar seu perfil comportamental e, assim, desenvolver as melhores estratégias, inclusive, de fidelização.

Dentre as características que você precisa identificar no seu público, estão:

  • Estilo de vida;
  • Valores;
  • Desafios enfrentados;
  • Faixa de renda;
  • Faixa etária;
  • Profissão;
  • Dentre outros fatores.

Isso pode ser feito a partir de uma pesquisa com seu público-alvo.

As pesquisas podem ser feitas a partir de enquetes nas redes sociais ou até mesmo usando ferramentas como o Google Forms, uma ferramenta prática para levantar informações de seu público.

Para ter uma loja sustentável ao longo do tempo, certamente que sempre você tem que ficar atento ao perfil comportamental de sua persona.

 

3. Mantenha produtos de qualidade no catálogo

Tenha produtos de qualidade para oferecer ao seu cliente. Afinal, você pode ter uma equipe bem treinada, um bom atendimento, mas se os produtos não tiverem qualidade, de nada adianta.

Por isso, vale a pena investir no desenvolvimento de um produto com design, funcionalidades e recursos únicos e modernos, pois são atributos que atraem o cliente.

Além disso, ter um produto de qualidade e diferenciado, aumenta a competitividade de sua marca no mercado.

Então, antes de pensar nas estratégias de marketing e divulgação, faça de tudo para ter um produto funcional e de qualidade diferenciada.

 

4. Faça campanhas e pesquisas para entender a satisfação

É interessante sua loja fazer pesquisas para entender a satisfação de seu cliente. Para isso, você pode utilizar ferramentas como estas:

  • Google Forms;
  • SurveyMonkey.

São ferramentas práticas e que dão todo um suporte na hora de elaborar um questionário ou uma pesquisa de satisfação com seus clientes.

Desse modo, com a pesquisa apurada, você consegue saber os pontos de melhoria de sua loja ou alguma dificuldade que o cliente venha enfrentando, de modo que você possa reverter tal situação.

Ou é possível lançar uma campanha simples para que seu cliente expresse suas opiniões sobre seu estabelecimento.

Com isso, você tem informações diretas e atuais sobre o que implementar para ter clientes satisfeitos e fiéis ao seu negócio.

 

5. Aposte em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são excelentes estratégias de fidelização. 

Quando um cliente fica em dúvida entre duas ou mais empresas, aquela que oferece melhores programas de fidelidade, será a preferida dele.

Você pode, dependendo da realidade de sua loja, oferecer ao cliente um cashback, sistema de pontos para trocar por produtos, entrega de conteúdos exclusivos, descontos a cada total de compras na loja, parcerias com empresas para oferecer benefícios complementares, dentre outros.

Assim, o cliente permanece mais tempo vinculado à sua empresa.

 

6. Ofereça uma experiência única

Seu cliente deve perceber seu empreendimento como único, pois um cliente não deseja apenas comprar um produto ou serviço, mas adquirir valor.

Esse valor você agrega ao cliente durante o atendimento como um todo, como na pré-venda, venda e pós-venda.

Com base no estilo de seu público, ofereça uma experiência agradável e, assim, conquiste a satisfação de seu público.

Veja conforme a realidade de seu negócio você pode preparar ele para passar uma excelente experiência de compra.

 

7. Faça campanhas de e-mail específicas para clientes

Há campanhas feitas por meio de e-mails que você consegue cativar seu cliente ainda mais.

Aposte na segmentação de clientes, separando-os por grupo, conforme suas preferências, localização, dados demográficos, histórico de compras etc.

Assim, você pode enviar mensagens relevantes e personalizadas para cada grupo de clientes.

Você pode, inclusive, usar ferramentas como MailChimp e LeadLovers para gerenciar e enviar seus e-mails.

Com essas ferramentas sua estratégia de e-mail marketing fica muito mais eficiente e você garante um melhor resultado para sua loja.

Melhore seu atendimento ao cliente

Por fim, neste artigo você viu como fidelizar o cliente da sua loja virtual? Viu estratégias para conseguir isso!

Agora, você sabe o que pode ser aplicado ao seu negócio para atrair mais clientes e fidelizar os atuais, gerando mais oportunidades de vendas e novos negócios.

Aproveite ainda para acessar este artigo e aprimorar o atendimento ao cliente da sua loja virtual!

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Este texto foi escrito por Luiza Cristina Sousa.