Como funciona o mercado financeiro

Por Miriam Barros

Está pensando em investir após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mas não sabe como funciona o mercado financeiro, então chegou ao lugar certo!

Antes de tudo é importante saber o que é o mercado financeiro mesmo que você tenha uma empresa de montagem de tubulação e já investe no mercado.

Esse conceito embora pareça muito comum, algumas pessoas não sabem como funciona e acabam investindo sem ter conhecimentos necessários para isso.

E se esse for o seu caso, saiba que é fundamental saber como funciona o mercado no mundo das finanças.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar o que é e como funciona o mercado financeiro. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Loja online Confere SHOP

Afinal, o que é mercado financeiro?

Não podemos deixar de explicar o conceito de mercado financeiro antes de mostrar como ele funciona!

O mercado financeiro é caracterizado por um ambiente onde possibilita comprar e vender produtos financeiros. Essa prática pode ser realizada por pessoas físicas ou até mesmo empresas de diferentes segmentos como uma empresa de amplificador de som profissional.

Basicamente, são ativos financeiros como, títulos, ações, mercadorias, entre diversos outros produtos financeiros negociados.

É importante ressaltar que existem dois tipos de mercado. São eles: 

  • Mercado primário: as negociações são realizadas entre vendedores e compradores;
  • Mercado secundário: relacionado por todas as negociações que realiza apenas a troca de titularidade, basicamente acontece ao vender as ações na Bolsa de Valores. 

Nova call to action

Como funciona o mercado financeiro?

Agora que você já conhece o conceito de mercado financeiro, chegou o momento de saber como ele funciona.

Para quem deseja investir é necessário entender que o mercado é dividido em quatro. São eles:

  • Mercado de Capitais: engloba ações, títulos, Bolsa de Valores, entre outras instituições financeiras;
  • Mercado de Crédito: negociações de recursos em curto, médio e longo prazo para pessoas físicas e jurídicas que precisam de dinheiro para capital de giro. Ideal para empresas de purgador de vapor, por exemplo, que recebem o empréstimo de instituições financeiras;
  • Mercado de Câmbio: relacionado com a troca de moeda por alguma outra nação (real, dólar ou euro). Dessa maneira, ao trocar por reais por dólares, está atuando no mercado de câmbio;
  • Mercado Monetário: caracterizado por ambiente de empréstimos em curto prazo, com vencimento de no até um ano.

O mercado financeiro funciona basicamente com a intermediação entre investidores e emissores.

Ou seja, instituições financeiras como o BACEN (Banco Central do Brasil), por exemplo, permitem negociações entre os investidores e emissores de modo mais seguro sem a necessidade de se encontrarem, uma vez que a instituição é o intermediador.

Dessa maneira, o mercado financeiro possui intermediações e os investidores necessitam buscar agentes no mercado para concluir os processos.

Portanto, o mercado financeiro é onde ocorrem as negociações de ativos e intermediadas por instituições, sendo possível tanto pessoas física ou jurídica em fazer os investimentos de acordo com as necessidades!

Agora que você já sabe o que é e como funciona o mercado financeiro, o que está esperando para investir?

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.