Como postar pelo Instagram Web? Guia com dicas e ferramentas úteis!

Por Miriam Barros

Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários ativos no Instagram? O que muitos não sabem é que, atualmente, já é possível acessar a rede não apenas pelo smartphone. Neste artigo, por exemplo, separamos tudo que você precisa saber sobre o Instagram Web!

Mas não é só isso: veja também dicas de como criar posts realmente interessantes para o Instagram e ferramentas essenciais para se destacar na rede.

Antes de tudo, quero te mostrar o vídeo que gravamos para ensinar pequenos lojistas a integrarem suas lojas com a sacolinha do Instagram! Quando eu falo de se destacar na rede, certamente esse é um dos principais recursos. Para entender melhor sobre ele, publicamos um super artigo que você pode ler aqui!

Agora sim, vamos lá?

Confere Shop loja online grátis

Afinal, é possível acessar o Instagram pelo PC?

Respondendo de modo bem objetivo: sim! 

Realmente, quando foi lançado, em 2010, o aplicativo do Instagram, era exclusivo para dispositivos iOS.

No entanto, com o tempo, a rede passou por diversas transformações e, já em 2016, liberou acesso para tablets e computadores com sistema operacional Windows. 

Hoje, além de ser possível acessar o Instagram pelo PC, notebook ou Mac por diferentes navegadores, os usuários contam com várias ferramentas valiosas para gerenciar suas contas fora dos dispositivos mobile.   

Siga na leitura deste artigo e confira uma seleção especial de plugins para navegar no Instagram direto do seu computador.  

Como funciona o Instagram Web?

Instagram Web é a versão disponibilizada oficialmente pelo Instagram para quem deseja acessar a rede por um navegador tradicional (Chrome, Firefox, Safari, Edge, dentre outros).

De modo semelhante ao acesso mobile, para navegar no Instagram Web, basta informar o login e a senha de um perfil pessoal ou empresarial.

Também é possível entrar na conta através do Facebook ou mesmo criar uma nova conta na rede preenchendo os seguintes passos:

  • Informe um número de celular ou e-mail;
  • Preencha seu nome completo;
  • Escolha um nome de usuário disponível;
  • Crie uma senha;
  • Clique no botão de cadastro.

Por meio do Instagram Web, você poderá checar, curtir e comentar as atualizações (fotos e stories) de quem você segue, pesquisar e seguir novos usuários, além de enviar mensagens no direct, sendo um canal bastante útil para explorar a rede social enquanto gerencia outras atividades no computador. 

Nova call to action

Como postar no Instagram pelo notebook, PC ou Mac?

- Mas como postar novas fotos? Você pode estar se perguntando. 

Diferente de outras redes sociais que replicam suas funcionalidades tanto na versão mobile quanto para a navegação em computadores, o Instagram Web, oficialmente, não conta com recursos para novas publicações via notebook, PC ou Mac.

No entanto, com alguns macetes, será possível otimizar o uso da rede para fazer atualizações em seu perfil pessoal ou empresarial, direto do computador. 

Mas atenção - para aproveitar essas dicas, é necessário utilizar o Google Chrome. Confira os passos:

 

1. Faça login no Instagram

Conforme citamos no início, basta informar seu login (nome de usuário, telefone ou e-mail) e senha para acessar o Instagram Web. 

 

2. Acesse o código da página 

Para publicar fotos no Instagram, você precisará acessar o código da página pelo Chrome. 

E isso é simples: aperte F12 ou clique no botão direito do mouse e, em seguida, no campo inspecionar.  

 

3. Altere o modelo de visualização do Instagram

Com o código do perfil aberto, basta clicar no ícone ao lado de elements. Você visualizará a página como se estivesse em seu smartphone. 

 

4. Recarregue a página

Pronto! Agora é só navegar normalmente, como se estivesse em seu smartphone e clicar no ícone + para publicar uma nova foto. 

Posso postar vídeos ou stories pelo PC?

Outra forma ainda mais simples de administrar todos os recursos de sua conta no Instagram pelo computador é via plugins – também exclusivos do Chrome. 

Com o Web For Instagram, por exemplo, você pode acessar a versão completa do Instagram para postar fotos, vídeos (inclusive IGTV) e stories pelo PC.

3 ferramentas indispensáveis para gerenciar o Instagram Web

O Web For Instagram é apenas uma das ferramentas úteis que pode você pode vincular ao Chrome para administrar sua conta no Instagram.

Confira uma lista com outros cinco plugins para impulsionar a usabilidade do Instagram no PC, notebook ou Mac:

 

INSSIST

Além de também disponibilizar funcionalidades para postagem de fotos e vídeos, o INSSIST tem como diferencial a possibilidade de agendamento e organização de postagens. 

Deste modo, a extensão do Chrome é uma excelente ferramenta de planejamento para quem prefere trabalhar com a gestão do Instagram direto do PC. 

Outra vantagem envolve o recurso para controlar diferentes perfis com poucos cliques e buscar hashtags que irão otimizar o posicionamento de seus posts na rede.  

Não por acaso, o INSSIST é uma das extensões para o Instagram Web mais bem avaliadas na Chrome Web Store. 

 

Controls for Instagram

Precisa baixar o vídeo de uma campanha de sua empresa ou simplesmente busca uma experiência de navegação mais agradável com as postagens no Instagram Web?

O Controls For Instagram cumpre essas duas demandas, oferecendo recursos tanto para o download de vídeos do Instagram quanto botões para aumentar e baixar o volume, ampliar as telas de visualização e pausar vídeos.

Neste sentido, a extensão do Chrome que conta com mais de 10 mil usuários ativos, pode, dentre outros pontos: 

  • Facilitar a análise de posts audiovisuais;
  • Te apoiar no desenho de estratégias de vídeo para o Instagram;
  • Facilitar a criação de um backup para seu perfil profissional ou pessoal. 

 

Layoutify

Por mais que tenha avançado nos últimos anos, o Instagram Web ainda não oferece uma experiência de navegação comparável a versão mobile da rede social.

Para superar isso, o Layoutify, como o próprio nome indica, oferece modelos amigáveis de layout para a navegação no Instagram via PC, Mac ou Notebook.  

E não é só: com o aplicativo, você pode fazer o download de imagens sem perda de qualidade ou precisar prints da tela.

Esta funcionalidade pode te auxiliar no processo de organização de arquivos de uma página empresarial no Instagram ou mesmo na análise de posts da concorrência.

Confere Shop loja online grátis

+ 5 dicas sobre como criar posts interessantes para o Instagram

Agora que você já conhece os principais recursos para otimizar o Instagram Web, que tal conferir algumas dicas de como criar posts interessantes para o Instagram?

Afinal de contas, disponibilizar conteúdo atrativo é um passo indispensável para o sucesso nas redes sociais e vale tanto para um perfil pessoal quanto para uma marca que deseja impulsionar o marketing digital de sua página empresarial ou loja no Instagram.  

Veja então algumas etapas para criar posts de modo mais estratégico e com alto potencial de engajamento: 

 

1. Para posts de qualidade, fotos e vídeos de qualidade

Embora nascida como uma rede para postagem de fotos; com o crescimento, principalmente, dos stories, podemos afirmar que, hoje, o Instagram é uma mídia audiovisual.

Para termos uma ideia, mais de 400 milhões dos usuários da rede (cerca de 40% dos usuários em todo o mundo), postam stories diariamente. 

Dito isso, para ter sucesso no Instagram, é fundamental investir em fotos e vídeos de qualidade, compartilhando-as nas diferentes plataformas da rede:

  • Linha do Tempo;
  • Reels;
  • IGTV;
  • Stories.

Neste sentido, avalie questões como enquadramento, iluminação e aderência da imagem/vídeo ao post. Com isso, você criará uma identidade visual mais harmônica para sua página. 

Finalmente, visualize suas publicações em diferentes dispositivos, testando os posts, inclusive, em alguns dos recursos de navegação que apresentamos aqui para o Instagram Web.

 

2. Estude seus seguidores

Para engajar e converter seu público – seja por meio de vendas no Instagram ou da conquista de likes e comentários – você precisará conhecê-lo com profundidade. 

Essa é uma análise que leva tempo e que, aliás, é um dos pilares do marketing digital nas redes sociais. 

Você precisará avaliar, ao longo das primeiras semanas de sua conta, que posts foram mais atrativos, quais deles tiveram baixa repercussão, quais os elementos em comum entre os posts (texto, tipos de imagem, temáticas), de modo, novamente, a criar uma identidade visual e um estilo próprio para sua conta no Instagram.

 

3. Use hashtags de modo estratégico

As hashtags não devem ser utilizadas ao acaso em uma postagem: pelo contrário, elas são um caminho estratégico para que você conquiste seguidores de modo orgânico no Instagram.

Isso porque muitos usuários chegam a um post a partir da pesquisa de hashtags, disponível na versão mobile e em algumas extensões do Instagram Web.

 

4. Avalie os melhores horários de postagens

Estudar seus seguidores envolve também, entender seus hábitos de navegação e os horários que eles costumam acessar o Instagram.

Além de auxiliar na potencialização de seus índices de engajamento, avaliar estes números irá contribuir para um planejamento de postagens mais inteligente e organizado. 

Dentro deste contexto, vale a pena conferir as métricas fornecidas pelo Insights, ferramenta do próprio Instagram em que você poderá avaliar, por exemplo:

  • O alcance dos seus posts;
  • O engajamento das postagens;
  • O perfil geral de seus seguidores. 

Exclusivo para páginas empresariais, para acessar a funcionalidade, basta clicar no ícone de gráfico da conta de sua empresa. 

 

5. Crie uma linguagem própria

Para concluir, embora você possa se inspirar em perfis pessoais e empresariais de sucesso, busque construir sua própria linguagem de modo autêntico. 

Com isso, você gerará credibilidade para sua conta, aumentando a possibilidade de conquistar novos seguidores e reforçando seu posicionamento digital. 

Agora que você já conhece as principais extensões e características do Instagram Web, com direito a dicas especiais para aprimorar seu conteúdo em uma das redes sociais que mais cresce no Brasil, que tal compartilhar esse post com seus contatos? Siga também o blog da Confere para novas atualizações que irão apoiar você e sua empresa!   

New call-to-action

Este texto foi escrito por João Barros.