Como realizar um planejamento estratégico de sucesso

Por Miriam Barros

O ato de planejar estrategicamente a realização de diversas tarefas na nossa vida é essencial, pois através de um planejamento é possível traçar as melhores estratégias e medidas a serem tomadas.

Uma gestão de planejamento é fundamental para o sucesso em alcançar metas, seja dentro do âmbito escolar ou na vida e no ramo empresarial não seria diferente. 

É durante o planejamento que uma empresa consegue mensurar a necessidade de adquirir os serviços de locação de gerador de energia para diminuir o consumo elétrico e evitar multas por excesso de consumo, por exemplo. 

Tendo em vista que um planejamento estratégico é fundamental, trouxemos o passo a passo de como realizá-lo e ter muito sucesso na sua empresa. Vamos lá?

Experimente Confere PRO

Análise diagnóstica

Para começar um planejamento estratégico de sucesso é preciso primeiramente analisar o mercado, é preciso mensurar e entender as vertentes do setor como um todo.

Esse passo é essencial para começar a planejar, saiba identificar como sua empresa será impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente interno e externo agora e futuramente.

Em outras palavras, realize um diagnóstico para saber quais as vantagens e desvantagens, os prós e contras que as vertentes do seu empreendimento deverá alcançar.

Se for necessário um maior auxílio, utilize planilhas e ferramentas de gestão em planejamento para conseguir analisar e registrar as informações de forma mais clara e assertiva. 

Comparação

A partir da análise é possível efetuar a comparação, agora que você já tem todas as informações do mercado e do seu empreendimento, é hora de buscar entender o que os seus principais concorrentes têm feito e quais das suas estratégias têm sido efetivas.

Busque saber, por exemplo, se eles utilizam um relógio de ponto digital, para automatizar os registros de dados de entrada e saída dos funcionários. Essa estratégia permite que você se inspire e adapte sua empresa às melhores funcionalidades.

Planilhas

Ferramentas

O avanço tecnológico proporcionou o desenvolvimento de diversas ferramentas de gestão, escolha aqui as que mais combinam com o seu modelo de negócio.

Através delas, é possível planejar custos, canais de venda e até pontos primordiais para o seu negócio, muitas são encontradas, inclusive na internet e entre as melhores podemos ressaltar ferramentas, como:

  • Ciclo PDCA
  • Plano de Negócios
  • Mapas Mentais Gerenciais
  • Análise SWOT
  • KPIs
  • 5W2H
  • OBZ
  • 4Ps da Inovação
  • CRM

Essas ferramentas têm sido cada vez mais úteis para desafogar o acúmulo de trabalho dos gerentes de projeto. Algumas são extremamente essenciais para definir alguns passos, tornando o planejamento mais eficiente e dinâmico.

Estipule as estratégias

A partir desse momento é necessário iniciar a traçagem de estratégias, definir quais se adequam ao perfil da sua empresa e qual as melhores atitudes a serem tomadas para impulsionar seus resultados.

Caso possua uma fábrica de lavadoras de alta pressão profissional, por exemplo. Com as informações adquiridas anteriormente é possível mensurar quais serão os melhores canais de venda para buscar profissionais que utilizem o equipamento que você fabrica.

Monitore os resultados

Após seguir todos os passos principais é o momento de monitorar os resultados e colher os frutos do seu planejamento estratégico, lembre-se que o mercado está em constante alteração e o planejamento deve ser efetuado mensurando as probabilidades futuras.

E jamais deixar de planejar cada processo e implementação, o monitoramento permite identificar quais estratégias estão fazendo efeito e a hora de alterá-las novamente.

Agora que você já sabe como realizar um planejamento de sucesso, o que acha de colocar em prática no seu negócio?

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.