Como realizar o seu planejamento financeiro

Por Miriam Barros

Que o planejamento é fundamental para as organizações obterem melhor desempenho, não restam dúvidas. Principalmente quando o assunto é finanças, não é mesmo?

Por isso, é imprescindível para qualquer gestor realizar um bom planejamento financeiro a fim de evitar problemas futuros no próprio negócio.

Embora pareça um assunto complicado e difícil de colocar em prática, é possível traçar e seguir estratégias eficientes para alcançar um bom desempenho. 

Qualquer tipo de empresa, sendo comércios de roupas, vidros para ônibus, entre outras, precisam fazer a gestão financeira da organização para permitir ser competitiva no mercado.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com quatro dicas para você realizar o planejamento financeiro do seu negócio e conquistar excelentes resultados. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

Experimente Confere PRO

1. Analise o cenário 

Antes de tudo, é importante fazer a análise do cenário atual em qual a sua empresa se encontra.

Por exemplo, um gestor de uma organização de instalação elétrica industrial deve fazer a identificação da saúde financeira do negócio.

Logo, ao coletar as informações sobre previsão do fluxo de caixa, como entrada e saída de valores, será possível entender quais passos serão realizados e tomar decisões assertivas.

2. Crie estratégias para melhorar o setor financeiro

Após analisar o cenário atual da organização, é imprescindível traçar estratégias e objetivos para começar um planejamento financeiro eficaz.

Afinal, não é atoa que você vai analisar a saúde financeira da sua empresa não é mesmo? Aos interessados no sucesso, é indispensável definir os objetivos e estratégias.

Ao cumprir essa etapa, sem dúvida, possibilita obter um fluxo de caixa controlado e evitando problemas futuros que possam agregar em dívidas empresariais.

Uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, também é fundamental colocar isso em prática e realizar um planejamento financeiro de sucesso.

Experimente Confere PRO

3. Defina estratégias para diferentes cenários 

Muito provavelmente você tenha percebido que a pandemia do novo coronavírus (Covid19) chegou de modo inesperado e impactou nos negócios.

Esse é um dos motivos pelo qual você deve ter um planejamento financeiro eficiente a partir de hoje!

Até mesmo porque no mundo dos negócios podem ocorrer imprevistos, se a sua organização não estiver preparada financeiramente, vai afetar toda a organização e poderá resultar em dívidas.

E nenhum gestor visa isso para sua empresa, certo?

Pois bem! Dito isto, busque realizar uma gestão financeira com qualidade e definir estratégias para diferentes cenários. É muito importante estar preparado para possíveis imprevistos futuros, principalmente em um mercado competitivo que pode ocorrer situações mais críticas, como a crise econômica.

Planilhas

4. Meça os resultados

Quer saber se o seu planejamento financeiro e estratégias foram realizados de modo assertivo? Meça os resultados!

Aliás, ao fazer todos esses procedimentos é praticamente obrigatório analisar o desempenho, pois, se algo não estiver saindo como o planejado, é possível mudar as estratégias e se prevenir ainda mais em relação aos diferentes cenários da organização.

Para isso, realize um bom controle do fluxo de caixa, saiba o que está e o que sai em determinados períodos.

Além disso, faça uma previsão de orçamento em todos os cenários da organização para permitir o melhor controle dos processos.

Então, coloque todas essas informações na prática, registre todas as movimentações financeiras e mensure os resultados e realize o planejamento financeiro de sucesso!

New call-to-action

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.