Como tirar fotos de roupas para vender na internet

Por Miriam Barros

Se você sonha em investir no mercado de moda e vestuário, a internet é um excelente caminho para dar start em um negócio, sem gastar muito. Mas, para ter resultados, dentre outras questões, é essencial tirar fotos impecáveis das roupas e demais peças que irá vender em seu e-commerce. 

Afinal de contas, o comércio virtual é um mercado extremamente competitivo e ser bem-sucedido no setor exige planejamento e a conquista de diferenciais competitivos. 

Apenas como perspectiva, entre julho de 2020 e julho de 2021, tivemos o surgimento de mais de 288 mil novas lojas no país.

Neste sentido, além de tornar a navegabilidade de seu e-commerce mais agradável, tirar boas fotos te auxiliará a vender mais e a atrair novos consumidores. 

Pensando nisso, neste post, separamos 7 dicas certeiras para você tirar e melhorar a qualidade do portfólio de fotos de sua loja de roupas online.

Confira as dicas e se prepare para aumentar suas chances de conquistar o sucesso no mercado digital!

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O mercado de vestuário no e-commerce

Mas antes, vale a pena trazermos um panorama do mercado de moda e vestuário dentro da realidade do comércio virtual brasileiro. 

De acordo com dados divulgados este ano, o mercado de roupas foi um dos que mais cresceu dentro do boom do e-commerce dos últimos meses. 

Segundo o relatório e-commerce Brasil, por exemplo, até o começo de 2021, as lojas online de moda, acessórios e vestuário tiveram os seguintes resultados:

  • 1,51 bilhão de novos acessos nas lojas virtuais do segmento;
  • Crescimento de 52% no mercado online de moda;
  • Expectativa de nova expansão de 36,6% até 2021. 

Se, por um lado, esses números reforçam a oportunidade mercadológica de se investir em uma loja online de roupas, também aponta a necessidade de visão estratégica, uma vez que estamos falando de um setor que atrai mais e mais novos empreendedores.

Com isso, o marketing digital surge como uma ferramenta para o sucesso dos negócios virtuais.

A seguir, falaremos da importância do marketing e de como tirar fotos excelentes são etapas decisivas para se vender mais em um e-commerce de roupas.

Como vender roupas e ganhar dinheiro na internet?

Antes mesmo de tirar fotos das peças, para vender roupas na internet de modo assertivo e aumentar suas chances de ganhar dinheiro online, é importante seguir alguns passos, incluindo:

 

#1. Escolha o modelo de negócio

O primeiro passo para vender roupas na internet consiste em escolher seu modelo de negócio. Para tanto, será necessário responder a algumas questões, como:

  • Vou trabalhar com revenda de roupas ou uma linha de produção própria?
  • Farei minhas vendas nas redes sociais, em um marketplace, loja online, site ou vou investir em uma estratégia multicanal? 
  • Qual o meu capital inicial para investimento?

Para responder a essas questões, trabalhe com um plano de negócio bem estruturado, iniciando assim, a sua jornada no e-commerce de modo mais estratégico.

 

#2. Escolha uma plataforma de loja online

O interessante de se investir no e-commerce é que você pode unir várias estratégias com foco no aumento de suas vendas. 

Nesse sentido, poderá tanto ter uma loja online própria, quanto vender via redes sociais ou mesmo unir o faturamento do e-commerce com os ganhos de uma loja física

E a boa notícia para quem deseja ter uma loja virtual é que hoje já é possível contar com plataformas robustas de e-commerce que são inteiramente gratuitas.

Na Confere Shop, por exemplo, você poderá criar sua loja virtual de graça e em apenas 3 minutos!

Ela pode ser integrada ao Instagram e outras redes, como Facebook e Google Shopping, para você investir tanto em mídia paga quanto estratégias em orgânicas de marketing. 

A Confere conta ainda com diversos recursos para aumentar suas vendas online e potencializar a gestão de sua loja de roupas. Saiba mais aqui!

 

#3. Defina os fornecedores e sua linha de produção

Seja em um modelo de revenda ou a partir de uma linha de produção própria de roupas, sua loja precisará contar com ótimos fornecedores.

E isso porque, com um fornecimento de produtos e matéria-prima dentro dos prazos, seu estoque permanecerá sempre equilibrado às demandas de seus clientes.

Deste modo, você terá uma logística eficiente, que atende aos anseios de seus clientes em cada passo de suas jornadas de compra. 

 

#4. Cadastre seus produtos e faça uma boa gestão de estoque

Para tanto, vale a pena investir em ferramentas para gestão de estoque e gestão financeira que tragam um padrão ágil para a organização de sua loja.

Além disso, a etapa de cadastro de produtos é fundamental. 

Dê detalhes sobre seus itens e já comece a se planejar para tirar fotos impecáveis das roupas de seu  e-commerce e poder vender mais!  

 

#5. Invista em marketing digital

As fotos das peças e acessórios de seu e-commerce também serão importantes em sua estratégia de marketing digital.

Com elas, você poderá criar campanhas pagas de marketing mais assertivas e aumentar seu potencial de atração de clientes, bem como, deixar suas redes organizadas para ações orgânicas de posicionamento.  

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7 dicas de como tirar boas fotos de roupas para vender na internet

Você já deve ter percebido que tirar boas fotos das roupas de seu e-commerce te ajudam não só a vender mais, mas também, a posicionar sua marca, otimizar o cadastro de produtos e melhorar a experiência de navegação (UX) de sua loja. 

Por isso, veja agora 7 dicas para arrasar na produção de suas fotos!

 

#01. Invista em uma boa iluminação 

Para uma boa fotografia, iluminação é tudo. 

Na medida em que sua loja virtual for crescendo, inclusive, vale a pena considerar o investimento em refletores ou no uso de estúdios profissionais. 

Com isso, além de um ambiente controlado, você poderá contratar modelos para suas peças e trabalhar diferentes estratégias para criar fotos atrativas.

No início, uma dica é usar bem a luz natural para tirar fotos que ajudarão você a vender mais em sua loja de roupas. 

 

#02. Estude ferramentas de edição

Outro ponto consiste em estudar ferramentas de edição de imagens. Elas te ajudarão a fazer retoques nas fotos, criar fundos interessantes e unir visual + legenda. 

No mercado, há diversas opções pagas. 

A mais completa e utilizada é o Photoshop, mas ela exige um mínimo de conhecimento técnico, por isso, caso queira investir, vale a pena estudar tutoriais na internet ou mesmo fazer um curso online.

Se optar por uma ferramenta profissional de edição, analise qual atende melhor às necessidades de sua loja e dedique um tempo para dominar seus recursos.

 

#03. Pesquise soluções gratuitas

No início de sua loja online de roupas, você poderá também pesquisar ferramentas gratuitas que te ajudarão a tirar e editar fotos para vender mais. 

Veja uma lista com cinco opções interessantes:

 

Photoshop Express

Versão gratuita do Photoshop, o Express é uma excelente opção para quem está começando a se aventurar no universo da edição de fotos. 

O aplicativo conta com mais de 45 efeitos visuais para enriquecer sua produção fotográfica, fazer recortes e pequenas correções. 

 

Pixlr

O Pixlr é uma ferramenta bem popular de edição de fotos online. 

Ela conta com uma versão mais completa e outra com recursos básicos que facilitam a vida dos fotógrafos amadores.

 

Canva

Já o Canva é perfeito para quem já tem uma boa foto, mas quer trabalhar com fundos e camadas para enriquecer suas criações com recursos de edição gráfica.

 

Photoscape

Ferramenta bastante tradicional de edição fotográfica, o Photoscape é reconhecido pela sua facilidade de uso e múltiplos recursos.

 

Befunky 

Por fim, o Befunky é um aplicativo que tem crescido em popularidade na web, graças a suas diversas features e ótima navegabilidade. 

 

#04. Trabalhe com bons equipamentos

Mas uma edição dificilmente salvará uma foto ruim. Para não ter dor de cabeça, o ideal é contar com bons equipamentos e principalmente com uma ótima câmera.

No entanto, se você está iniciando sua trajetória no e-commerce e não tem muitos recursos para investir em produção fotográfica, seu smartphone poderá ser um grande aliado.

Com a evolução dos dispositivos mobile, já é possível contar com câmeras potentes a partir do celular e, inclusive, editar suas fotos com aplicativos próprios do aparelho.

 

#05. Crie um planejamento para a estrutura visual da sua loja online

Do ponto de vista do marketing estratégico, o planejamento das fotos e da estrutura visual de sua loja é tão importante quanto sua gestão financeira.

Sendo assim, crie cronogramas cada vez que precisar renovar sua coleção de roupas e pense, inclusive, na temática para tirar fotos de qualidade que te ajudarão a vender, ter mais resultados e fortalecer o branding de sua marca. 

 

#06. Entenda seu público-alvo

Dentro desta etapa de planejamento, faça estudos contínuos do seu público alvo, analisando, por exemplo:

  • As fotos de sua loja que mais geraram repercussão no Instagram e outras redes;
  • Comentários e compartilhamentos;
  • Trocas de fotos e sua influência nas vendas.

Com isso, você poderá criar métricas e ter uma visão mais inteligente de seu planejamento visual, com base em dados.

 

#07. Seja criativo nas legendas 

Finalmente, uma boa foto nas redes sociais e em um e-commerce consiste na união entre visual + legendas criativas.

Para te ajudar nesse processo, vale a pena analisar a concorrência e, novamente, o tipo de comunicação que mais atraiu seu público.

Recapitulando: a importância de tirar boas fotos para vender mais

Em outras palavras: além de importante, uma boa fotografia envolve técnica, estudo e muito planejamento para acertar a mão na estrutura visual de sua loja online.

Tenha em mente que, da iluminação aos equipamentos utilizados, tudo será decisivo e poderá impactar no posicionamento de uma marca no e-commerce.

Dito isso, com criatividade, você poderá driblar, inclusive, um orçamento mais curto, desafios financeiros e tirar fotos excelentes que te ajudarão a vender mais para crescer no competitivo mercado de moda, roupas e acessórios!

Nova call to action

Este texto foi escrito por João Barros.